7 jogos que rodam no Linux para presentear de Natal

7-jogos-para-o-natal

Com a chegada dos feriados de fim de ano, é bastante comum querermos agraciar as pessoas que gostamos com presentes. O quê é um bom presente é certamente uma infinita variável: enquanto algumas pessoas preferem itens de vestuário, culinária ou lembranças artesanais, outras podem preferir produtos digitais, dispositivos eletrônicos ou até dinheiro.

Apesar da infinidade de possibilidades que é esse assunto, sempre existem aqueles presentes que agradam uma gama maior de pessoas, e, na “era digital” que vivemos hoje, os jogos são com certeza uma excelente opção de um presente bom e acessível a praticamente todas as condições financeiras.

As grandes promoções de jogos

É comum que durante as semanas próximas aos feriados de fim de ano, a Steam faça uma grande promoção que cobre a maioria dos títulos da loja. Tirando proveito desse fato, criamos uma lista com sete franquias e jogos que rodam no Linux e podem ser excelentes alternativas para um presente acessível e de qualidade.

Todos os jogos da nossa lista rodam muito bem no Linux, e para garantir isso fiz questão de selecionar exclusivamente títulos que são nativos, ou rodam através de camada de compatibilidade e já foram testados pela nossa equipe.

Roda na máquina e cabe no bolso?

Quando estamos falando de “jogos” existem algumas variáveis importantes que devem ser levadas em consideração, como por exemplo: preço, plataforma e requisitos de hardware. Por isso, focamos em criar uma lista o mais abrangente possível, selecionando sete franquias e jogos com preços e requisitos capazes de atender a praticamente qualquer pessoa.

01. Franquia Tomb Raider

Para começarmos a nossa lista em alto nível, nada melhor do que a famosa franquia da “poderosa” Lara Croft. 💪

jogos-tomb-raider
Rise of the Tomb Raider

Todos os três mais recentes jogos do último reboot da saga Tomb Raider possuem versão nativa para Linux. Ou seja, tudo o que você precisa fazer é comprar, clicar em “Instalar” e então em “Jogar”. 😁

Apenas os três últimos jogos da saga Tomb Raider possuem versão nativa para Linux, porém, vários dos games mais antigos rodam muito bem através do Proton, sem a necessidade de qualquer tweak. 

Confira a seguir uma lista com todos os jogos da franquia Tomb Raider que foram testados por mim e como cada um deles roda no Linux:

  • Tomb Raider: Anniversary – Roda via Proton sem a necessidade de tweaks;
  • Tomb Raider: Legend – Assim como o anterior, também roda via Proton de forma “out of the box”;
  • Tomb Raider: Underworld – Apesar de não ser nativo, é só instalar e jogar;
  • Tomb Raider (2013) – Possui versão nativa para Linux;
  • Rise of the Tomb Raider – Nativo;
  • Shadow of the Tomb Raider – Nativo.

02. O imersivo e emocionante mundo de Life is Strange

Prepare-se para sentir as suas emoções “à flor da pele” ao jogar essa que, para mim, é uma das melhores franquias de jogos dos últimos tempos.

life-is-strange
Life is Strange

Atualmente a franquia possui três títulos lançados, sendo eles: Life is Strange, Life is Strange: Before the Storm e Life is Strange 2. Todos os três jogos possuem versão nativa para o sistema do pinguim, melhor impossível!

Caso você goste de jogos guiados pela história, assim como eu, com certeza nem verá passar várias horas enquanto joga este que entraria facilmente em um TOP 5 de melhores jogos/franquias da minha vida.

03. Desafie a sua inteligência resolvendo os puzzles de Portal e Portal 2

Os jogos da franquia Portal são certamente um “must have” para qualquer pessoa que goste de jogos eletrônicos. Além dos puzzles desafiadores e extremamente satisfatórios uma vez que resolvidos, o carisma da fantástica personagem “GLaDOS” certamente farão você, ou a pessoa presenteada sorrir, passar raiva e quem sabe até chorar, amando-a e odiando-a.

portal-2
Portal 2

Ambos os jogos, desenvolvidos pela Valve, são bastante leves e podem rodar até mesmo em máquinas bastante modestas. Além disso, Portal e Portal 2 possuem versões nativas para Linux, sendo que tudo o que você precisa fazer é instalar e jogar.

Além de serem excelentes jogos e bastante modestos quanto a exigência de recursos de hardware, ambos os games também são extremamente baratos.

No momento em que este artigo está sendo escrito, a Steam ainda não deu início a sua típica “sale” de final de ano, mas que os valores promocionais anteriores se repitam, ambos os jogos poderão ser adquiridos juntos por cerca de 5 reais.

Mais barato que um salgado e um refri. 😀

04. O bom e “velho” GTA V

Um jogo que dispensa apresentações. Apenas um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, que apesar de não possuir uma versão nativa roda muito bem no Linux, e, certamente não poderia ficar de fora dessa lista.

jogos-gtav
Grand Theft Auto V

Embora já possua vários anos de vida, o GTA V ainda é o último título da franquia Grand Theft Auto, e continua sendo jogado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Como um bônus, saiba que você ainda pode jogar perfeitamente bem, o tão bom quanto, ou melhor, e, ainda mais antigo “GTA San Andreas”. Além de rodar como se fosse nativo, você também pode instalar a coletânea de mods “Enhanced Edition”, que corrige bugs e otimiza o desempenho do jogo.

05. Corra, Forrest, corra! Corra no Linux com DiRT e GRID

Até agora falei sobre jogos de ação, exploração, puzzles e “story driven”, mas e quanto aos games de corrida?

grid-autosport
GRID Autosport

Se você é fã de jogos de automobilismo certamente já jogou, ou ao menos ouviu falar das franquias GRID e DiRT. Embora nem todos os jogos destas franquias possuam versão para Linux, posso garantir que vários dos seus lançamentos funcionam nativamente na plataforma do pinguim.

jogos-dirt
Dirt Rally

Da franquia GRID: “GRID 2” e “GRID Autosport” rodam de forma nativa no Linux, enquanto na série DiRT temos “DiRT Rally” e “DiRT 4”, que foram portados e também são nativos.

06. A perfeita união entre jogos e músicas: A Lenda do Herói

Mas, se você ou a pessoa a quem você quer presentear não possui uma máquina muito potente, isso não significa que irão ficar de fora da diversão!

a-lenda-do-heroi
A Lenda do Herói

A Lenda do Herói é uma produção da desenvolvedora brasileira Dumativa, e, um jogo incrível que une com perfeição música e gameplay com requisitos mínimos extremamente baixos.

Além de possuir um preço bem em conta, mesmo fora de promoção (R$ 29,99) A Lenda do Herói precisa de apenas um processador “Intel Pentium 4” com 2GB de memória RAM para ser perfeitamente jogável. Melhor impossível, não é?

07. Mais de 50 em um: Sega Mega Drive and Genesis Classics

Com mais de 50 jogos em um apenas um pacote, o Sega Mega Drive and Genesis Classics é 100% nativo no Linux. Trazendo mais de 50 dos jogos mais clássicos da SEGA para serem jogados no seu computador de forma extremamente simples.

jogos-sonic
Sonic: The Hedgehog

Além de serem jogos extremamente leves, possuem também um preço bastante acessível. Apesar de o pacote possuir mais de 50 títulos, cada um deles podem ser adquiridos individualmente, assim você é capaz de “ajustar” o preço do produto a um valor que caiba no seu bolso.

No meu caso, por exemplo, comprei apenas o jogo “Sonic: The Hedgehog”, que em promoção custou cerca de 3 reais. Após isso, os jogos restantes podem ser adquiridos tanto individualmente quanto de uma vez só. 🙂

Quais jogos você indicaria?

Hoje em dia, o número de bons jogos disponíveis para Linux é simplesmente gigante. É claro que seria impossível cobrir todos eles em uma lista com apenas sete. Por isso, para fazer esta lista levei em consideração os meus próprios testes e gostos pessoais.

Para que este artigo fique ainda mais completo e possa ajudar a um número muito maior de pessoas, diga você também nos comentários quais jogos que rodam no Linux você indica como um bom presente de natal para uma pessoa querida.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste