Editorial

5 dicas para se manter seguro em jogos online

A tecnologia nos proporciona experiências incríveis, que vão desde a facilidade para assistir aquele filme que amamos, agilizar nosso trabalho através de alguns softwares e é claro, ter momentos de lazer com uma infinidade de jogos online.

Atualmente, existe uma ampla gama de jogos que irão agradar a todos e embora títulos como Counter Strike e League of Legends sejam bastante famosos, os jogos mobile tem ficado em alta nos últimos tempos.

Independente de qual seja sua plataforma de jogos favorita, PC, console ou dispositivos móveis, você sempre está em certo “risco” quando o assunto são jogos online já que utilizar um acesso via VPN pode impor algumas limitações em termos de ping. Para permitir que você sempre tenha uma boa experiência, separamos 5 dicas para te manter seguro em jogos online.

Cuidado com seu nick

Nickname (ou nick para os mais íntimos) é o apelido utilizado nos jogos online. Através dele novos usuários irão te conhecer e se comunicar com você seja através de um chat de texto ou de voz.

Eu sou uma pessoa que gosta bastante de jogos FPS (como Valorant e Fortnite) e embora eu ache que o chat é uma ferramenta primordial para esses tipos de jogos, é inegável que vários usuários não estão prontos para essas ferramentas, geralmente sendo “tóxicos”.

Evitar utilizar seu nome real nestes jogos é fundamental para garantir sua segurança online, evitando que os outros jogadores saibam seu nome, te livrando de possíveis stalkers.

Uma coisa é procurar alguém que se chama Carlos Augusto na internet, outra é procurar um tal de “CarlãoOBrabo”.

Mantenha o controle de suas redes sociais

Acabamos de falar acima que possíveis stalkers podem ser um perigo, mas não é o único quando se trata de segurança em jogos online. Vários títulos possuem integração com redes sociais, seja ela uma conta Google, Facebook, Apple, ou outros serviços.

Embora essas conexões possam te garantir alguns bônus, como moedas extras, mais vidas ou até mesmo uma skin, podem te dar eventuais dor de cabeça em um vazamento de dados.

Pessoas mal intencionadas podem explorar certas vulnerabilidades no aplicativo e obter acesso total a sua conta, tendo acesso à suas informações pessoais, dados confidenciais e cartões de crédito, podendo conduzir uma série de crimes online.

Para evitar esses problemas, sempre revise e altere suas senhas após um período de tempo e mantenha suas redes sociais privadas, aceitando somente o convite de pessoas que você conhece.

Aumentando a segurança do acesso

Quase todos os jogos online, independentemente da plataforma, possuem um sistema de perfil para facilitar o monitoramento de seu progresso em partidas competitivas e igualar a sua experiência de jogo com a de pessoas com habilidades iguais às suas.

É importante proteger seu perfil online de possíveis hackers, que podem roubar sua conta e vendê-la para outros jogadores. Para isso, sempre crie senhas fortes e difíceis de adivinhar, garantindo que apenas você tenha acesso a sua conta.

Dificultar o acesso ao seu dispositivo também é uma precaução importante, e sempre que possível utilize combinações de caracteres impossíveis de adivinhar. Se tiver possibilidade, utilizar a digital ou desbloqueio facial é uma ótima pedida.

Utilizar uma VPN também pode ser algo interessante. Temos um vídeo no canal explicando o que é essa tecnologia. Aplicativos VPN estão disponíveis para vários sistemas operacionais, e você pode encontrar pela internet até mesmo um guia rápido de instalação sobre como baixar uma VPN para iOS.

Atualize seu dispositivo

Embora encontremos algumas dicas na internet para que os usuários mantenham seus aplicativos em versões defasadas, uma dica de segurança que nós sempre damos aqui no blog é a de manter seu sistema, jogos e aplicativos de segurança do smartphone sempre atualizados.

Certifique-se que o seu dispositivo esteja com o software antivírus e os patches de segurança mais recentes e que eles possam oferecer proteções contra cavalos de tróia, backdoors e outros softwares maliciosos feitos sob medida para invadir o sistema operacional.

Instale apenas aplicativos oficiais

Continuando o tópico acima, uma das formas mais simples de que softwares maliciosos possam acessar seu dispositivo é a partir da instalação de softwares de terceiros e aplicativos não disponíveis em lojas oficiais.

A instalação de softwares piratas e “hacks” também deve ser evitada, uma vez que se tratam de softwares ilegais, podendo fazer com que seu dispositivo e suas contas sejam banidas dos servidores do jogo.

Vale dizer que você também pode enfrentar uma ação legal por violar as leis de direitos autorais ao executar um software pirata em seu sistema.

Considerações finais

Embora jogar online seja bastante divertido e emocionante, manter seus dados pessoais protegidos de hackers é essencial. Ao seguir essas 5 dicas, você poderá jogar com segurança e sem se preocupar com sua segurança online.

Lembre-se de sempre fazer uma pequena pesquisa antes de testar um jogo novo, para saber que a plataforma que terá acesso aos seus dados é confiável.

Compartilhe esse artigo com algum amigo que goste de jogar online para ajudá-lo a se proteger e nos vemos no próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoEditorial

    Entenda a decadência do Mozilla Firefox na última década

    VídeoEditorial

    Linux é grátis, mas só se você não valoriza o seu tempo?

    Editorial

    Diocast está voltando! 5 episódios imperdíveis do seu podcast sobre Linux e tecnologia