Editorial

Inteligência Artificial: 9 projetos open source

A inteligência artificial é algo bastante diferente do que a maioria das pessoas pensa e percorreu um longo caminho nos últimos anos. Ela está sendo usada para muitas tarefas e aplicações diferentes, desde a condução automatizada de veículos, criação de conteúdo em texto, gerenciamento de plantações e até em análise de imagens médicas, é difícil encontrar um nicho que ainda não tenha um case de utilização de IA.

Além destas novas aplicações da tecnologia de IA, temos visto um grande aumento no investimento de empresas como Nvidia, Google, Meta e Amazon em pesquisa em diversos sub-campos do aprendizado de máquina.

IA não é o que a maioria das pessoas pensa que é

Inteligência artificial não é o que a maioria das pessoas pensa que é e ainda está muito distante de ser um substituto para a inteligência humana e provavelmente jamais será.

Grandes obras da cultura pop consagradas como Blade Runner, Exterminador do Futuro, Matrix, 2001: uma Odisseia no espaço e o outras mais recentes como Ex-machina – geralmente nos conduzem por uma realidade onde as capacidades das inteligências avançaram a tal ponto onde não é mais possível distingui-las de um ser humano médio.

inteligencia artificial - filme - exmachina
Imagem do filme Ex Machina (2014)

A liberdade criativa utilizada na maioria destas obras e as conversas informais em torno da Inteligência Artificial (IA) são raramente baseadas na forma como mundo real funciona e geram inúmeras dúvidas em nossa cabeça.

Muito provavelmente ainda permaneceremos por um longo tempo sem ver robôs realmente autônomos, capazes de atuar sem comandos humanos. E, por mais que a “cultura pop” tenha popularizado obras onde a humanidade é destruída por criações fora de controle, a chance hipotética de algo assim ocorrer é bastante baixa.

Aplicações realistas de IA

O que normalmente entendemos como “inteligência artificial” geralmente consiste (de forma simplificada) em grandes conjuntos de equações, organizadas em modelos capazes de analisar dados em uma estrutura que tenta imitar o comportamento dos neurônios humanos, com a grande vantagem que o volume de dados é ordens de grandeza maior do que uma pessoa conseguiria analisar com precisão.

Estes modelos de aprendizado podem nos ajudar a aumentar a capacidade humana de encontrar soluções para diversos problemas, com potencial para tornar nossas vidas melhores de maneiras que ainda não podemos sequer imaginar.

É por isso que é importante começar a pensar na IA a partir da perspectiva do que ela faz por nós, ao contrário do que fomos condicionados a acreditar sobre computadores: que eles são ferramentas projetadas exclusivamente com o propósito de nos substituir de todas as maneiras possíveis.

Aumentar a produtividade de colheitas e melhor uso de recursos na agricultura

A inteligência artificial pode ajudar os agricultores a obter mais da terra em simultâneo, em que utiliza recursos de maneira mais sustentável. Desde a detecção de pragas até a previsão de quais safras darão os melhores retornos e pode ajudar a humanidade a enfrentar um dos seus maiores desafios que é a crescente demanda por alimentos. Fonte Intel

Interações cada vez mais naturais e complexas em jogos

NPCs ou personagens não-jogadores atualmente são onde a inteligência artificial em jogos é mais usada. Utilizando estas tecnologias, esses personagens que agem de forma inteligente como se fossem controlados por jogadores humanos. O comportamento desses personagens é determinado por algoritmos e mecanismos comportamentais, alguns títulos que se destacam nessa área são Red Dead Redemption 2 e Middle Earth: Shadow Of Mordor. Fonte Engati

Como a inteligência artificial é usada na medicina?

Atualmente, as funções mais comuns da IA em ambientes médicos são o suporte à decisão clínica e a análise de imagens. As ferramentas de suporte à decisão clínica ajudam os provedores a tomar decisões sobre tratamentos, medicamentos, saúde mental e outras necessidades dos pacientes, fornecendo acesso rápido a informações ou pesquisas relevantes para seus pacientes. Fonte IBM

inteligencia artificial - medicina
Inteligência Artificial aplicada na análise de imagem

IA transformando a indústria da construção civil

Nos últimos anos, as empresas de construção começaram cada vez mais a usar a IA de várias maneiras para tornar a construção mais eficiente e inovadora. Da otimização dos horários de trabalho à melhoria da segurança no local de trabalho e à vigilância segura das instalações de construção, a IA no setor de construção já está provando seu valor. Fonte Forbes

Projetos open source relacionados com inteligência artificial

Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo estão apostando no poder do desenvolvimento colaborativo para aumentar acelerar o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com os diversos ramos da inteligência artificial.

Vamos conferir alguns dos projetos de código-fonte disponíveis online para que qualquer pessoa interessada possa colaborar ou criar soluções baseadas nas pesquisas de gigantes como Meta, Nvidia, Google e Amazon.

Nvidia

Inteligência Artificial EXPLICADA de maneira SIMPLES em APENAS 20 minutos

Uma das pioneiras em soluções de aprendizado profundo (deep learning) utilizando aceleração via GPU (placa de vídeo), tanto para treinamento quanto para inferência. A NVIDIA oferece aceleração de GPU em data centers, desktops, laptops e em alguns dos supercomputadores mais rápidos do mundo.

  • RAPIDS: O conjunto de bibliotecas de software RAPIDS, desenvolvido com CUDA-X AI, oferece a liberdade de executar pipelines de análise e ciência de dados de ponta a ponta inteiramente em GPUs.
  • DALI: biblioteca acelerada por GPU contendo blocos de construção altamente otimizados e um mecanismo de execução para processamento de dados para acelerar o treinamento de aprendizado profundo e aplicativos de inferência;
  • APEX: ferramentas para fácil precisão mista e treinamento distribuído em Pytorch.

Google

O Google apoia o desenvolvimento de diversos projetos de código livre, entre eles o kernel Linux e o projeto GNOME, segundo a empresa seu foco é “resolver problemas reais para todos”, oferecendo suporte à inovação, colaboração e sustentabilidade de código livre através de seus programas e serviços.

TensorFlow: é o principal projeto de IA de código aberto para aprendizado profundo (deep learning). Originalmente criado para aprendizado de máquina (machine learning) e pesquisa de redes neurais profundas pelo Google Brain Team, no grupo de pesquisa Machine Intelligence do Google.

DeepMind Lab: é uma plataforma de jogos 3D de código aberto criada para pesquisa e desenvolvimento nas áreas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, foi adquirida pelo Google em 2014.

Meta (Facebook)

O Facebook tem um grande repositório de projetos de código aberto e acredita principalmente em capacitar a comunidade usando tecnologia de código aberto. Então, vamos ver alguns dos projetos de código aberto mais famosos no Facebook:

PyTorch: construído pelo Facebook e lançado no GitHub em 2017, começou como um substituto baseado em Python para o framework Lua Torch, focando apenas em aplicações de pesquisa.

Detectron2: é um sistema de software de última geração da Facebook AI Research que usa algoritmos de identificação de objetos de ponta.

Prophet: É um procedimento de previsão de código aberto em Python e R, utilizado principalmente para cientistas de dados e analistas de dados, possibilitando que eles obtenham previsões rápidas e precisas.

IBM

A IBM tem projetos de código aberto em uma ampla gama de tecnologias. Estes são críticos para impulsionar a inovação e o crescimento da tecnologia no futuro. Os projetos de código aberto da IBM mais populares incluem

Watson Developer Cloud: permite que as empresas injetem Inteligência Artificial “IA” – em seus aplicativos para poderem fazer previsões mais precisas, automatizar as decisões e processos da empresa e obter soluções otimizadas.

Conclusão

Mesmo com todos os avanços recentes, ainda não estamos nem perto de alcançar todo o avanço potencial que o emprego de Inteligência artificial pode trazer para a humanidade.

A IA é um campo da tecnologia bastante excitante e potencialmente transformador, se você se interessou pelo assunto é possível encontrar oportunidades para as mais diversas carreiras, como Ciência da Computação, Engenharia Civil, Medicina, Bio Medicina, Farmácia, desenvolvimento de jogos e uma infinidade de áreas da ciência de dados, como o processamento de linguagem natural, por exemplo.

Essa tecnologia faz parte das nossas vidas e consegue nos ajudar com tarefas complexas como analisar dados de telescópios espaciais, e, até mesmo com tarefas mais triviais como tratar fotos ou redigir partes deste texto.

Compartilhe conosco quais são suas opiniões sobre IA e como ela pode impactar nosso futuro.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
174 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoEditorial

Por que a Geração Z tem dificuldades com computadores?

VídeoEditorial

Usar Linux é difícil?

VídeoEditorial

O que falta para o Wayland dominar o mundo Linux?