No último dia 14 o projeto anunciou o lançamento do Tor 11.5 no programa, adicionando diversos recursos interessantes que iremos comentar agora.
Tor é um navegador que permite a você navegar na internet de forma anônima e segura, ele é totalmente gratuito e fácil de usar. Com o Tor, você pode visitar qualquer site da internet sem medo de ser rastreado ou monitorado graças aos recursos descentralizados da Rede Tor gerenciada por voluntários ao redor do mundo.
Detecção e evasão automática de censura
Um dos novos recursos implementados nesta versão é a ferramenta chamada “detecção e evasão automática de censura” que protege seu computador de qualquer tentativa de censura ou bloqueio da sua conexão. O recurso promete não apenas aumentar sua segurança online mas também a própria velocidade de conexão do navegador, quando comparado com versões anteriores.
Mudanças no visual e um assistente de conexão aprimorado
As mudanças na experiência de conexão com o Tor iniciadas com o Tor Browser 10.5, que incluíram a retirada do Tor Launcher e a integração do fluxo de conexão na janela do navegador ganharam novos refinamentos tornando todo o processo ainda mais simples, sem remover o controle dos usuários.
Ainda em sua versão 1.0, o Connection Assist é uma ferramenta introduzida no Tor 11.5 que pesquisa e baixa listas atualizadas de opções de conexão específicas de cada país, para tentar usar a melhor opção de acordo com sua localização, desde que o usuário autorize.
Essa lista pode ser baixada de forma segura mesmo antes do navegador se conectar à rede Tor primeiro, utilizando moat – a mesma ferramenta de domínio que o navegador Tor usa para solicitar uma ponte do torproject.org.
Tor 11.5: modo somente HTTPS é o padrão
A partir desta versão o modo somente HTTPS é habilitado por padrão para desktop e a extensão HTTPS-Everywhere não será mais empacotada com o Tor Browser.O acesso exclusivo usando conexões seguras com o protocolo HTTPS está sendo adotado por todos os principais navegadores. No Firefox, navegador que serve de base para o Tor Browser esse recurso também é chamado de “Modo Somente HTTPS”.

Melhorias no suporte a fontes
O suporte a fontes também é um dos pontos que está sendo aprimorado nesta versão do navegador Tor, a equipe está bastante preocupada em oferecer o melhor suporte possível para todos os idiomas.
Como parte deste processo, está incorporando novas variações na família Noto para atender da melhor forma possível os diferentes tipos de idioma e formas de escrita, enquanto procura manter o equilíbrio do tamanho do instalador.

Novidades também no Tor Browser para Android
O projeto aproveitou o anúncio do Tor 11.5 para desktops para informar os usuários sobre o atual estado do navegador para Android, que está bastante defasado em relação as outras versões.
Segundo a nota, diversos obstáculos estavam prejudicando o desenvolvimento do navegador Tor para Android, mas, que desde o início deste ano eles elegeram algumas prioridades para o Android:
- Liberar atualizações regulares para Android novamente;
- Corrigir bugs e falhas reportadas pelos usuários;
- Acompanhar os lançamentos do Fênix (Firefox para Android).
Ao que parece, essa estratégia rendeu frutos dado que o aplicativo para Android recebeu em média ao menos uma atualização por mês.
O Tor Browser está disponível no repositório das principais distribuições Linux e também conta com uma versão em flatpak, você também pode baixar versões para Windows e macOS diretamente na página de downloads do projeto.
A equipe encerrou a nota convidando todos os membros da comunidade e utilizadores do programa a colaborar reportando os bugs que encontrarem no navegador. Você pode conferir a nota de lançamento em inglês e todos os detalhes técnicos dos bugs corrigidos nesta versão acessando os links oficiais do projeto.
Você é um utilizador do navegador Tor? Já atualizou para a nova versão?