Notícias

Tor 11.5 traz modo somente HTTPS e novos recursos de conexão

No último dia 14 o projeto anunciou o lançamento do Tor 11.5 no programa, adicionando diversos recursos interessantes que iremos comentar agora.

Tor é um navegador que permite a você navegar na internet de forma anônima e segura, ele é totalmente gratuito e fácil de usar. Com o Tor, você pode visitar qualquer site da internet sem medo de ser rastreado ou monitorado graças aos recursos descentralizados da Rede Tor gerenciada por voluntários ao redor do mundo.

Detecção e evasão automática de censura

Um dos novos recursos implementados nesta versão é a ferramenta chamada “detecção e evasão automática de censura” que protege seu computador de qualquer tentativa de censura ou bloqueio da sua conexão. O recurso promete não apenas aumentar sua segurança online mas também a própria velocidade de conexão do navegador, quando comparado com versões anteriores.

Mudanças no visual e um assistente de conexão aprimorado

As mudanças  na experiência de conexão com o Tor iniciadas com o Tor Browser 10.5, que incluíram a retirada do Tor Launcher e a integração do fluxo de conexão na janela do navegador ganharam novos refinamentos tornando todo o processo ainda mais simples, sem remover o controle dos usuários.

Ainda em sua versão 1.0, o Connection Assist é uma ferramenta introduzida no Tor 11.5 que  pesquisa e baixa listas atualizadas de opções de conexão específicas de cada país, para tentar usar a melhor opção de acordo com sua localização, desde que o usuário autorize.

Essa lista pode ser baixada de forma segura mesmo antes do navegador se conectar à rede Tor primeiro, utilizando moat – a mesma ferramenta de domínio que o navegador Tor usa para solicitar uma ponte do torproject.org.

Tor 11.5: modo somente HTTPS é o padrão

A partir desta versão o modo somente HTTPS é habilitado por padrão para desktop e a extensão HTTPS-Everywhere não será mais empacotada com o Tor Browser.O acesso exclusivo usando conexões seguras com o protocolo HTTPS está sendo adotado por  todos os principais navegadores. No Firefox, navegador que serve de base para o Tor Browser esse recurso também é chamado de “Modo Somente HTTPS”.

tor 11.5 - https-only

Melhorias no suporte a fontes

O suporte a fontes também é um dos pontos que está sendo aprimorado nesta versão do navegador Tor, a equipe está bastante preocupada em oferecer o melhor suporte possível para todos os idiomas.

Como parte deste processo, está incorporando novas variações na família Noto para atender da melhor forma possível os diferentes tipos de idioma e formas de escrita, enquanto procura manter o equilíbrio do tamanho do instalador.

Tor 11.5 - improved-fonts

Novidades também no Tor Browser para Android

O projeto aproveitou o anúncio do Tor 11.5 para desktops para informar os usuários sobre o atual estado do navegador para Android, que está bastante defasado em relação as outras versões.

Segundo a nota, diversos obstáculos estavam prejudicando o desenvolvimento do navegador Tor para Android, mas, que desde o início deste ano eles elegeram algumas prioridades para o Android:

  1. Liberar atualizações regulares para Android novamente;
  2. Corrigir bugs e falhas reportadas pelos usuários;
  3. Acompanhar os lançamentos do Fênix ​​(Firefox para Android).

Ao que parece, essa estratégia rendeu frutos dado que o aplicativo para Android recebeu em média ao menos uma atualização por mês.

O Tor Browser está disponível no repositório das principais distribuições Linux e também conta com uma versão em flatpak, você também pode baixar versões para Windows e macOS diretamente na página de downloads do projeto.

A equipe encerrou a nota convidando todos os membros da comunidade e utilizadores do programa a colaborar reportando os bugs que encontrarem no navegador. Você pode conferir a nota de lançamento em inglês e todos os detalhes técnicos dos bugs corrigidos nesta versão acessando os links oficiais do projeto.

Você é um utilizador do navegador Tor? Já atualizou para a nova versão?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
174 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos