Editorial

O que as empresas procuram nos profissionais de tecnologia?

Com a taxa de desemprego aumentando sem parar, principalmente entre os jovens, está cada vez mais difícil conseguir um bom emprego. Mas, sabendo exatamente o que as empresas procuram, é possível desenvolver habilidades específicas para se destacar na hora de se aventurar na busca por uma alocação no mercado de trabalho.

A Trybe, escola de programação que utiliza um modelo de sucesso compartilhado, fez uma pesquisa com mais de 40 empresas, e os resultados podem te ajudar a moldar melhor o seu currículo e saber como ser encontrado de maneira mais fácil.

Canais de descoberta

O principal canal de descoberta de novos candidatos é o LinkedIn, sendo que mais de 90% das empresas pesquisadas afirmaram utilizar a rede. Um ponto que deve ser entendido pelos candidatos, é que o LinkedIn não é apenas um site para procura de empregos, mas sim uma rede social para fins profissionais.

A Trybe liberou um e-book gratuito com estratégias para construir um perfil atrativo no LinkedIn e dicas de como abordar as suas experiências de trabalho e educacionais, para se destacar na hora de conseguir uma nova oportunidade.

E-book grátis para construir um perfil de sucesso no LinkedIn
Um e-book totalmente grátis para criar um perfil de sucesso no LinkedIn

Desenvolver uma estratégia de produção de conteúdo para o LinkedIn pode trazer ótimos resultados, gerando engajamento e fazendo seu perfil ser visto por diversas empresas do mercado.

A realização de networking dentro da rede social também é uma tarefa essencial, já que diversas empresas contam com algum tipo de bonificação para indicação de profissionais.

Logo atrás do LinkedIn, vêm as plataformas de recrutamento, como o Vagas, Revelo e diversas outras. Mas como muitas delas utilizam o próprio LinkedIn para alimentar os dados dos candidatos, esta rede social se torna ainda mais relevante.

Escolaridade e competências

A maioria das empresas entrevistadas citaram que não exigem ensino superior, e como alternativa, realizam um teste de qualificação técnica em seu processo seletivo. Porém, este teste técnico é considerado o maior gargalo na hora da contratação de um novo profissional, pois muitos candidatos realizam o teste sem o preparo necessário.

Tenha a garantia de que possui pleno conhecimento de todas as qualidades que você informa em seu currículo. Entrevistadores experientes conseguem facilmente detectar quaisquer mentiras, e isso pode prejudicar o seu processo seletivo.

Uma das competências mais procuradas pelas empresas é o senso de time, já que são raros os casos em que o profissional irá trabalhar sozinho. Garantir que o ambiente de trabalho não seja tóxico e que os funcionários consigam ser produtivos em equipe é essencial.

Outras competências que se destacaram na pesquisa foram: liderança, comunicação e resolução de problemas. Um candidato com evidências de proatividade com certeza será mais cobiçado pelo mercado.

As empresas procuram profissionais de tecnologia que saibam trabalhar em equipe
As empresas procuram profissionais de tecnologia que saibam trabalhar em equipe

Gargalos na contratação

Mais da metade das empresas que foram entrevistadas pela Trybe, informaram que o principal gargalo na contratação de um novo profissional está no desafio técnico. Muitos candidatos acabam sendo reprovados na parte teórica, devido à falta de conhecimentos básicos como base de dados, sistemas operacionais e até como a internet funciona.

Outros problemas apontados são: autoconhecimento, falta de conhecimento sobre a empresa e até fit cultural.

Antes de se jogar na procura por uma nova oportunidade, tenha definido seus objetivos profissionais, e o que você irá realizar para alcançar este objetivo. Mas jamais seja prepotente, pois isso é extremamente mal visto.

Antes de qualquer entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa: saiba o posicionamento da mesma no mercado de trabalho, a visão, valores e seus objetivos.

O fit cultural também é muito importante na hora da contratação: muitas empresas preferem contratar um profissional com um nível de conhecimento técnico mais baixo, mas, que se encaixe na cultura da empresa. É muito mais fácil ensinar uma nova tecnologia do que ensinar a trabalhar em grupo.

A Trybe pode te ajudar

A Trybe é uma escola com uma proposta de sucesso compartilhado, onde a pessoa só paga quando estiver trabalhando.

Para estudar na Trybe, é necessário passar por uma série de processos seletivos, garantindo que apenas os alunos mais esforçados ingressem no curso. Mas não é necessário ter nenhum conhecimento prévio, já que a própria Trybe disponibiliza um curso introdutório gratuito para iniciar o processo.

Saiba mais sobre a Trybe no site oficial da empresa.

Fontes: Trybe, Agência Brasil

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoEditorial

Por que a Geração Z tem dificuldades com computadores?

VídeoEditorial

Usar Linux é difícil?

VídeoEditorial

O que falta para o Wayland dominar o mundo Linux?