Saiba onde encontrar bons temas gratuitos para WordPress

Um tema para chamar de seu

A internet está lotada de temas gratuitos de WordPress. Basta pesquisar por “free wordpress themes” no Google que você irá se deparar com páginas e mais páginas de temas gratuitos. 

Mas, além de vários deles serem repetidos, muitos são de má qualidade. Seja por um visual antiquado, código mal otimizado ou em alguns casos, podem até um tema pirateado.

Neste post, vou te apresentar alguns lugares onde é possível encontrar temas gratuitos e de qualidade profissional.

WordPress

A própria equipe do WordPress libera um tema por ano de maneira gratuita, que são entregues juntamente com o WordPress em cada nova instalação. 

Por conta disso, eles são absurdamente populares. O Twenty Twenty, último tema lançado, está sendo utilizado em mais de um milhão de instalações.

Se você precisa que seu site tenha uma interface diferente do que já foi visto, talvez não seja a melhor opção. Mas, apesar disso, caso tenha conhecimento em programação, é possível customizar o código, que é muito bem desenvolvido e comentado. 

Twenty Twenty, um dos temas distribuídos pelo WordPress
Twenty Twenty, um dos temas distribuídos pelo WordPress

Anders Norén

Definitivamente o meu desenvolvedor favorito (sim, eu tenho um desenvolvedor favorito), o Anders Norén disponibiliza temas de maneira gratuita desde 2013.

Com uma grande variedade de temas disponíveis para as mais diversas finalidades, é possível encontrar desde blogs, e-commerces, portfolio e portais de notícias. Inclusive, o meu blog pessoal utiliza o último tema lançado por ele, o Chaplin.

Chaplin, o último tema lançado por Anders Norén
Chaplin, o último tema lançado por Anders Norén

O Twenty Twenty, o último tema liberado pelo WordPress, contou com o próprio Anders Norén como líder de design, e foi baseado em seu próprio tema Chaplin.

Seus temas são muito bem programados, e atualizados de maneira frequente. Com eles, é possível deixar o seu site extremamente leve e otimizado.

Themeforest

O Themeforest é a maior loja de temas para WordPress do mercado. Além do conteúdo extra para WordPress, é possível encontrar plugins e templates para outras plataformas, além de diversos outros produtos.

Mas por que uma loja de temas pagos está nesta lista? É simples: o Themeforest  disponibiliza todo mês alguns temas do seu catálogo de forma gratuita. 

O ponto negativo é que o tema escolhido não receberá atualizações nem suporte. Para isso, será necessário comprar uma licença, que pode variar de U$1 à até mais de U$1000, dependendo do produto e da licença escolhida.

Recomendo checar a página de temas gratuitos todos os meses, já que as opções estão sempre mudando.

Dicas para escolher um tema

Aqui vão algumas dicas, para considerar quando for escolher um tema para o seu site:

  • Faça uma lista de todas as funcionalidades que você irá precisar no seu site;
  • Evite temas com muitas funcionalidades que você não irá utilizar, porque isso poderá sobrecarregar seu site com códigos inutilizados, prejudicando o desempenho;
  • Preste atenção se o tema é responsivo. A maioria dos usuários atualmente acessam a internet através de dispositivos móveis, e o próprio Google pode prejudicar seu ranqueamento caso o site não esteja adaptado para isso;
  • Não escolha um tema porque você simplesmente gostou ou achou bonitinho: leve em consideração a experiência do usuário, a facilidade para encontrar as informações, se as fontes são legíveis e se o tema é otimizado;

Tem algum tema gratuito que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários, quem sabe não é útil para alguém procurando um novo tema? 

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste