Navegando pela internet você certamente já ouviu falar de VPN, talvez em alguma propaganda do seu YouTuber favorito, ou quem sabe em algum material patrocinado. VPN, ou virtual private network, rede privada virtual em tradução livre, pode soar como um termo complicado em um primeiro momento, ainda mais para usuários comuns.

As primeiras versões disponíveis de VPNs conseguiam proteger apenas as informações enviadas e trabalhavam principalmente com conexões discadas, redes ATM e redes baseadas no protocolo ISDN. Atualmente, as conexões com VPN são geralmente baseadas em redes IP e MPLS (Multi-Protocol Label Switching), com velocidades de recepção e transmissão de compatíveis com as redes de alta velocidade atuais, incluindo redes com fibra óptica.

A conexão VPN é bastante comum no ambiente empresarial, permitindo que equipes trabalhem remotamente e acessem as redes das empresas de forma segura. Atualmente, cada vez mais pessoas estão utilizando serviços como este para ter mais controle sobre sua privacidade online ou até mesmo, para acessar conteúdos restrito em seus regiões.

esquema de conexao vpn
Esquema básico de conexão com a internet em uma VPN

Ao longo deste texto focaremos em 5 diferentes formas pelas quais você, usuário doméstico, pode se beneficiar destes produtos. Como, por exemplo, acessar o catálogo de outros países dentro de um serviço de streaming como a Netflix.

Consuma conteúdo em streaming livremente, sem restrições regionais

Atrás de um título específico que não consegue acessar em seu serviço de streaming favorito, mesmo sabendo que ele já está disponível em outros territórios? VPNs estão aí para ajudar você e são compatíveis com todas as grandes plataformas. Com isso, você terá acesso a catálogos muito mais vastos, o único problema vai ser escolher o que quer assistir.

Atenção ao utilizar esta dica, muitos serviços de streaming procuram bloquear estes acessos para manter controles sobre os assinantes. Geralmente é seguro, mas fique atento.

Seus dados ficam mais seguros

Se você utiliza a internet há algum tempo, tem noção de que sites e aplicativos rastreiam sua atividade online constantemente, coletando e analisando seus dados para criar anúncios direcionados, por exemplo. Com uma VPN, você pode manter sua atividade online a salvo destas ferramentas, assegurando o anonimato de todas as informações enviadas e recebidas através da sua conexão. A maioria dos serviços de VPN oferece criptografia, alguns até mesmo de nível militar, garantindo a privacidade de suas informações.

Sem limite de banda

Alguns provedores de internet limitam a banda de seus usuários com base no seu perfil de uso. Se você costuma fazer downloads de arquivos com grandes volumes, tais como jogos ou qualquer outro tipo de conteúdo que demande muito espaço, pode notar uma queda na velocidade de sua internet. O uso de VPN previne isso, já que “oculta” sua atividade online de seu provedor de serviço.

Economize na sua próxima viagem

Lembra do que falamos a respeito de sites e aplicativos monitorarem seus dados? Hotéis e companhias aéreas fazem isso constantemente, e podem mostrar a você determinado preço por passagens ou serviços com base nas informações de sua atividade online. Ao utilizar um VPN, estes dados são mascarados e não há como sua presença na internet afetar os preços que lhe serão exibidos, muito possivelmente mais próximos da realidade.

Wifi público mais seguro

Praticamente qualquer lugar que vamos hoje em dia conta com uma rede de internet sem fio para os clientes – sejam bares, cafés, aeroportos, hotéis, fato é que se assim desejarmos, podemos estar conectados a qualquer momento.

Claro que este acesso é bastante útil, possibilitando trabalhar de qualquer lugar com uma conexão, por exemplo, mas o tráfego desta rede pode ser acessado facilmente, junto de suas informações e é aí que entra a VPN – diferente da segurança de casa, cuja rede wifi é geralmente protegida por senha, muitos locais optam por deixar o wifi livre, para acesso de todos, muitas vezes nem mesmo exigindo uma senha.

Uma camada de proteção adicional como o protocolo VPN, que mascara seus dados ao acessar sites, certamente não te fará mal.

Cuidados com VPNs gratuitas

Agora, com as informações que você acabou de aprender, você sabe melhor o que é uma rede VPN e como elas podem te ajudar de diversas formas.

Além disso, é importante ficarmos citarmos que nem toda VPN será 100% segura, o que pode até parecer irônico, já que o propósito principal desses softwares é justamente oferecer mais segurança e privacidade para sua conexão. Fique atento com serviços de VPN gratuitos que prometem recursos fantásticos com custo zero.

Sempre consulte quantos servidores o serviço ou provedor de VPN que você escolheu disponibiliza, como ele lida com seu endereço IP, quais tipos de VPN ele disponibiliza e se ela é fácil de usar, procure sempre por empresas confiáveis.

Agora que você já tem noção destes benefícios, que tal experimentar?


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste