A maneira mais comum de lidarmos com janelas em nossos sistemas operacionais, é tê-las empilhadas por padrão, ou seja, são dispostas uma sobre a outra para que o usuário tenha uma experiência parecida com uma área de trabalho real num escritório, onde teríamos uma grande mesa (área de trabalho) e sobre ela vários papéis empilhados um sobre o outro. Mas, convenhamos, isso é coisa do passado. Atualmente, nossa área de trabalho é virtual e as possibilidades são muitas.

empilhamento

O conceito de Tiling Window Manager

Uma dessas possibilidades, é um conceito de gerenciamento de janelas conhecido como tiling window manager, onde é deixado de lado o empilhamento e as janelas passam a ser dispostas em forma de ladrilho, uma ao lado da outra sem nunca se sobreporem (a não ser que você queira). O principal objetivo, é fazer com que o usuário possa fazer tudo pelo teclado e, com isso, ser mais produtivo.

Existem diversos gerenciadores de janela “lado a lado” e agora conheceremos alguns deles. Vale lembrar que há diversas opções de tiling window manager disponíveis e, obviamente, apenas algumas poucas serão mencionadas aqui, pois o intuito do artigo é introduzi-los ao conceito e não apresentá-los todas as opções. Sendo assim, não fiquem irritados se uma ou outra opção não for mencionada.

Gratuito, de código aberto, totalmente personalizável e com um layout bastante flexível, o i3-wm é voltado a usuários avançados de Linux e BSD.

Seus vastos recursos que incluem configurações em texto simples, atalhos de teclado personalizáveis e configuração sem a necessidade de reiniciar o sistema, fazem do i3-wm um dos mais populares tiling window manager.

i3wm

Ainda falando do i3, ele possui um fork muito interessante chamado i3-gaps que é mantido atualizado com o upstream, adicionando alguns recursos ao i3-wm, como lacunas entre as janelas.

i3gaps

O eficiente bspwm

O bspwm, é um gerenciador de janelas “lado a lado” gratuito, de código aberto e leve, cuja filosofia se concentra em fazer apenas uma coisa, mas fazê-la corretamente. Lida com a ligação de teclas utilizando um utilitário separado chamado sxhkd, que permite um desempenho mais suave e suporte para outros dispositivos de entrada.

Os recursos do bspwm incluem suporte para várias janelas, suporte parcial para EWMH, possui um “modo automático” para definir automaticamente a posição dos blocos de aplicativos sendo configurado e controlado através de mensagens, entre outros recursos.

bspwm

O veloz awesome

Desenvolvido para ser rápido e extensível, o awesome é um tiling window manager gratuito e de código aberto que possui recursos como código-fonte e API bem documentados, suporte real multi-head, suporte para D-Bus, suporte para extensões Lua (linguagem de programação) etc.

awesome

O dinâmico e leve dwm

Sendo um gerenciador de janelas “lado a lado” leve e dinâmico para sistemas baseados em X Window, o dwm guiou o desenvolvimento de vários outros gerenciadores de janela X, incluindo o xmonad.

O dwm controla as janelas em layouts “lado a lado”, monóculo e flutuantes e todos esses layouts podem ser adicionados dinamicamente, aprimorando o ambiente para o aplicativo em uso e a tarefa executada.

dwm

Fluxbox, o fácil de ser manuseado

Leve em recursos e de fácil manuseio, o Fluxbox é um tiling window manager cheio de recursos para tornar a experiência de desktop fácil e extremamente rápida.

Windows e macOS não ficam de fora do mundo dos tiling

Se você utiliza Windows ou macOS e quer experimentar um tiling window manager, existem projetos que tornam isso possível.

Windawesome, um gerenciador de janelas “lado a lado” para o Windows

O Windawesome é um gerenciador de janelas “lado a lado” dinâmico e altamente personalizável para Windows, que funciona em cima do Explorer e NÃO como um substituto do shell.

windawesome

Yabai, um tiling feito para o macOS

O Yabai é um utilitário de gerenciamento de janelas “lado a lado” projetado para funcionar como uma extensão do gerenciador de janelas integrado do macOS. O Yabai permite que você controle suas janelas, espaços e telas livremente usando uma interface de linha de comando intuitiva.

yabai

Isso é tudo, pessoal. Espero que vocês tenham entendido como funciona um tiling window manager.

Já conhece o conceito e utiliza algum gerenciador de janela “lado a lado”? Qual é o seu preferido? Deixe aqui nos comentários.

Um abraço e até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste