O mundo open source é repleto de softwares que vão desde uma simples edição de texto até grandes produções artísticas. Exemplos como o GIMP, Audacity, Blender e o Krita, um aplicativo de desenho digital utilizado por vários artistas ao redor do mundo.
O programa que está embaixo do guarda-chuva do projeto KDE, é multi-plataforma e possui inúmeras funções, sendo utilizado tanto em projetos amadores, quanto em artes conceituais, em ilustrações profissionais e até na criação de histórias em quadrinhos.
Para se tornar um software ainda melhor e mais completo, a equipe resolveu abrir um fundo de desenvolvimento. Curioso para saber como ele vai funcionar? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Krita!
Criado pela comunidade para a comunidade
A notícia de que o projeto abriu um fundo de desenvolvimento pode assustar alguns usuários, uma vez que ele sempre foi um software livre e de código aberto. Embora centenas de pessoas contribuam com o software, a fundação Krita não pode depender apenas de doações.
Mesmo com receita obtida com as vendas do software em lojas de aplicativos como a Microsoft Store e a Epic Games Store auxiliando no financiamento do Krita, esse fundo de desenvolvimento pode ajudar o projeto com seus objetivos de longo prazo.
Apoiando a longo prazo
O projeto Krita já teve fundos de assinatura recorrentes ao longo dos anos, em plataformas como Paypal, Mollie e Kickstarter.
Esse novo fundo será voltado ao desenvolvimento principal do Krita, dentre outros objetivos, temos:
- Apoiar desenvolvedores para trabalhar na base de código principal da Krita;
- Trabalhar em projetos especiais;
- Suporte com triagem e fixação de erros, revisão de patches, documentação.
Como funciona o fundo de desenvolvimento?
Baseado no modelo do fundo de desenvolvimento do Blender, o Krita também traz níveis de apoio mensais, cada qual com recompensas e recursos, além de oferecer ao usuário a opção de realizar uma doação única, caso ele não possa contribuir mensalmente.
Os valores variam de US $5.80 (cinco dólares americanos e oitenta centavos) até US $290 (duzentos e noventa dólares americanos), além de possuir um plano corporativo, que possui um valor à parte.
Atualmente, existem cerca de 200 assinaturas no fundo de desenvolvimento do projeto e são suficientes para “pagar” um desenvolvedor e um escritor de documentação trabalhando em meio período.
Krita 5 a caminho
Outra notícia sobre o projeto que vale ser mencionada é que a equipe já está trabalhando no Krita 5 (atualmente o software está em sua versão 4.4.3). Planejado para ser lançado em agosto, a equipe diz que este será um grande lançamento.
Você utiliza o Krita? Já pensou em ajudar no desenvolvimento do projeto? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!