Design

O futuro do Krita depende de você

O mundo open source é repleto de softwares que vão desde uma simples edição de texto até grandes produções artísticas. Exemplos como o GIMP, Audacity, Blender e o Krita, um aplicativo de desenho digital utilizado por vários artistas ao redor do mundo.

O programa que está embaixo do guarda-chuva do projeto KDE, é multi-plataforma e possui inúmeras funções, sendo utilizado tanto em projetos amadores, quanto em artes conceituais, em ilustrações profissionais e até na criação de histórias em quadrinhos.

Para se tornar um software ainda melhor e mais completo, a equipe resolveu abrir um fundo de desenvolvimento. Curioso para saber como ele vai funcionar? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Krita!

Criado pela comunidade para a comunidade

A notícia de que o projeto abriu um fundo de desenvolvimento pode assustar alguns usuários, uma vez que ele sempre foi um software livre e de código aberto. Embora centenas de pessoas contribuam com o software, a fundação Krita não pode depender apenas de doações.

Mesmo com receita obtida com as vendas do software em lojas de aplicativos como a Microsoft Store e a Epic Games Store auxiliando no financiamento do Krita, esse fundo de desenvolvimento pode ajudar o projeto com seus objetivos de longo prazo.

image

Apoiando a longo prazo

O projeto Krita já teve fundos de assinatura recorrentes ao longo dos anos, em plataformas como Paypal, Mollie e Kickstarter.

Esse novo fundo será voltado ao desenvolvimento principal do Krita, dentre outros objetivos, temos:

  • Apoiar desenvolvedores para trabalhar na base de código principal da Krita;
  • Trabalhar em projetos especiais;
  • Suporte com triagem e fixação de erros, revisão de patches, documentação.

Como funciona o fundo de desenvolvimento?

Baseado no modelo do fundo de desenvolvimento do Blender, o Krita também traz níveis de apoio mensais, cada qual com recompensas e recursos, além de oferecer ao usuário a opção de realizar uma doação única, caso ele não possa contribuir mensalmente.

Os valores variam de US $5.80 (cinco dólares americanos e oitenta centavos) até US $290 (duzentos e noventa dólares americanos), além de possuir um plano corporativo, que possui um valor à parte.

Atualmente, existem cerca de 200 assinaturas no fundo de desenvolvimento do projeto e são suficientes para “pagar” um desenvolvedor e um escritor de documentação trabalhando em meio período.

Krita 5 a caminho

Outra notícia sobre o projeto que vale ser mencionada é que a equipe já está trabalhando no Krita 5 (atualmente o software está em sua versão 4.4.3). Planejado para ser lançado em agosto, a equipe diz que este será um grande lançamento.

Você utiliza o Krita? Já pensou em ajudar no desenvolvimento do projeto? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Design

    Flex Layout Penpot: uma ferramenta poderosa para criar layouts flexíveis 

    Design

    Inkscape 1.3 beta traz recurso de criação de formas e editor de padrões

    Design

    Curso de Gimp: aprenda a criar imagens incríveis