Confira 5 novidades anunciadas para a próxima versão do Linux Mint

Confira 5 novidades anunciadas para a próxima versão do Linux Mint

O Linux Mint é um sistema operacional bastante conhecido por ser um tanto quanto “conservador” quando o assunto é trazer novidades, porém, ele continua surpreendendo seus usuários com cada vez mais recursos no sistema operacional.

O mês de maio foi um dos únicos meses em que a equipe não apresentou apenas correções de bugs, mas também, novos recursos que serão implementados no sistema nos próximos meses.

Curioso para saber o que irá chegar no projeto? Então, prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Linux Mint.

Melhorias no Warpinator

O aplicativo de transferência de arquivos Warpinator é um verdadeiro sucesso entre os usuários de Linux, principalmente após ganhar versões em flatpak e Android.

A equipe do Linux Mint continua trabalhando na aplicação e para a próxima versão, será possível escolher a interface de rede a ser utilizada pelo aplicativo, função essa que irá ajudar a usuários de notebooks ou computadores que possuem rede cabeada e Wi-Fi.

Além disso, também haverá uma nova configuração de compressão que caso esteja habilitada nas máquinas a serem utilizadas, poderá tornar as transferências até três vezes mais rápidas.

Bulky, o mais novo aplicativo

A equipe do Linux Mint está focando bastante em novas aplicações para o sistema nesses últimos meses. Conheça o Bulky, um renomeador de arquivos em massa que virá instalado por padrão nas próximas versões do sistema que utilizam a interface Cinnamon e MATE.

image 1

A edição XFCE do sistema não trará esse aplicativo por padrão, pois o gerenciador de arquivos Thunar já conta com um renomeador em massa integrado.

Pesquisa de conteúdo no Nemo

O gerenciador de arquivos Nemo é um dos mais belos e completos disponíveis no mundo Linux, e agora, está prestes a ganhar mais um recurso. 

Embora a ferramenta de pesquisa de arquivos do aplicativo seja muito boa, algumas vezes nos esquecemos do nome do arquivo e para resolver esse pequeno impasse, a versão 5 do Nemo trará também o recurso de pesquisar no conteúdo dos arquivos.

image 2

Essa função irá buscar a palavra que você procurar dentro dos arquivos, e não apenas no título como a pesquisa comum e com certeza irá te ajudar a encontrar aquele arquivo “perdido”.

Suporte a placas AMD no NVIDIA Prime

O applet NVIDIA Prime é indispensável caso você possua placas híbridas em seu notebook ou desktop e recebeu uma atualização recentemente que trouxe um recurso muito interessante.

Em sua versão 1.2.7, o applet  adiciona suporte a computadores híbridos que possuem placas integradas da AMD e placas dedicadas da NVIDIA, melhorando a compatibilidade com esse tipo de hardware.

Codinome da próxima versão do Linux Mint liberado

Já estamos no mês de junho e muito em breve a equipe do Linux Mint irá lançar a próxima point release do sistema. A versão 20.2, que possui o codinome “Uma”, irá trazer todos os recursos descritos acima e eventuais correções de bugs.

O planejamento oficial é de que haja uma imagem beta desta versão até meados do mês de agosto.

Você utiliza o Linux Mint? Qual dessas novidades mais chamou sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo! 


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Jogos e os anti-cheats no Linux
Continue lendo

Jogos e os anti-cheats no Linux

Há 6 anos a Valve lançou seu cliente Steam para Linux, desde então a plataforma veio ganhando notoriedade no quesito games, e aos poucos várias distribuidoras começaram a portar ou lançar jogos nativos para o sistema do pinguim, porém é visível a diferença de títulos disponíveis no Linux, comparado ao Windows, que tem anos e anos no mercado de jogos. E a ausência de outras plataformas de games como a Origin da EA Games, alvo de críticas de diversos players, quando o assunto é “Linux + Games”.