O Linux Mint é um sistema operacional bastante conhecido por ser um tanto quanto “conservador” quando o assunto é trazer novidades, porém, ele continua surpreendendo seus usuários com cada vez mais recursos no sistema operacional.
O mês de maio foi um dos únicos meses em que a equipe não apresentou apenas correções de bugs, mas também, novos recursos que serão implementados no sistema nos próximos meses.
Curioso para saber o que irá chegar no projeto? Então, prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Linux Mint.
Melhorias no Warpinator
O aplicativo de transferência de arquivos Warpinator é um verdadeiro sucesso entre os usuários de Linux, principalmente após ganhar versões em flatpak e Android.
A equipe do Linux Mint continua trabalhando na aplicação e para a próxima versão, será possível escolher a interface de rede a ser utilizada pelo aplicativo, função essa que irá ajudar a usuários de notebooks ou computadores que possuem rede cabeada e Wi-Fi.
Além disso, também haverá uma nova configuração de compressão que caso esteja habilitada nas máquinas a serem utilizadas, poderá tornar as transferências até três vezes mais rápidas.
Bulky, o mais novo aplicativo
A equipe do Linux Mint está focando bastante em novas aplicações para o sistema nesses últimos meses. Conheça o Bulky, um renomeador de arquivos em massa que virá instalado por padrão nas próximas versões do sistema que utilizam a interface Cinnamon e MATE.
A edição XFCE do sistema não trará esse aplicativo por padrão, pois o gerenciador de arquivos Thunar já conta com um renomeador em massa integrado.
Pesquisa de conteúdo no Nemo
O gerenciador de arquivos Nemo é um dos mais belos e completos disponíveis no mundo Linux, e agora, está prestes a ganhar mais um recurso.
Embora a ferramenta de pesquisa de arquivos do aplicativo seja muito boa, algumas vezes nos esquecemos do nome do arquivo e para resolver esse pequeno impasse, a versão 5 do Nemo trará também o recurso de pesquisar no conteúdo dos arquivos.
Essa função irá buscar a palavra que você procurar dentro dos arquivos, e não apenas no título como a pesquisa comum e com certeza irá te ajudar a encontrar aquele arquivo “perdido”.
Suporte a placas AMD no NVIDIA Prime
O applet NVIDIA Prime é indispensável caso você possua placas híbridas em seu notebook ou desktop e recebeu uma atualização recentemente que trouxe um recurso muito interessante.
Em sua versão 1.2.7, o applet adiciona suporte a computadores híbridos que possuem placas integradas da AMD e placas dedicadas da NVIDIA, melhorando a compatibilidade com esse tipo de hardware.
Codinome da próxima versão do Linux Mint liberado
Já estamos no mês de junho e muito em breve a equipe do Linux Mint irá lançar a próxima point release do sistema. A versão 20.2, que possui o codinome “Uma”, irá trazer todos os recursos descritos acima e eventuais correções de bugs.
O planejamento oficial é de que haja uma imagem beta desta versão até meados do mês de agosto.
Você utiliza o Linux Mint? Qual dessas novidades mais chamou sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!