O streaming de games realmente compensa?
Editorial

O streaming de games realmente compensa?

Dez anos atrás, falar que Linux rodaria grandes títulos de jogos de forma nativa seria um tanto improvável, porém, com o passar dos anos isso se tornou um mito, já que hoje em dia a plataforma Linux roda mais jogos que o próprio Mac OS.

Projetos como o Wine, Proton, Lutris e DXVK tem o seu valor na comunidade gamer e são totalmente indispensáveis. E agora, temos mais um reforço quando o assunto é “jogar no Linux”, estou falando das plataformas de streaming.

Quer saber um pouco mais sobre os avanços destas plataformas no Linux? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o streaming de games no Linux.

Streaming, o novo normal

As plataformas de streaming de conteúdo estão conquistando cada vez mais espaço na casa dos usuários, seja para ouvir música, assistir a um filme ou série, ler livros e, porque não, jogar?

Após tecnologias bem sucedidas como o Spotify, Netflix e Amazon prime, as empresas de jogos estão trabalhando em soluções para que usuários domésticos possam jogar grandes títulos sem possuir um hardware poderoso.

Atualmente temos três plataformas conhecidas que são focadas em streaming de games, o Xcloud da Microsoft, GeForce Now da NVIDIA e o Stadia do Google.

GeForce Now, o queridinho do mundo da tecnologia

Desenvolvido pela NVIDIA, o GeForce Now éuma das plataformas de streaming mais citadas em blogs e sites de tecnologia, principalmente por ser um dos pioneiros no segmento e estar disponível em vários lugares do mundo.

Para utilizar o serviço, o usuário deve pagar uma assinatura mensal e ele apenas funcionará com títulos adquiridos previamente em lojas como Origin, Steam e GOG.

Ele funciona através de um serviço web e possui aplicativos para Android, iPhone, NVIDIA Shield e Linux, este último disponível através da Snap Store.

Disponível também no Brasil?

O serviço está disponível em vários países ao redor do mundo e a NVIDIA anunciou recentemente que em parceria com a empresa Abya, seu serviço de streaming chegará em terras tupiniquins ainda este ano 

Essa parceria garantirá ao usuário uma menor latência com os servidores durante a jogatina, além de preços de assinatura em moedas regionais (até porque pagar em dólares é triste).

Xcloud, a nova jogada da Microsoft

Bastante conhecida pelo Windows e seu famoso console XBOX, a Microsoft decidiu entrar de cabeça no mundo do streaming de games. Ela já possui vários serviços focados em jogos, como o XBOX game pass e XBOX live.

Inicialmente, ela trabalhou seu serviço para dispositivos Android e agora está começando a disponibilizá-lo para outras plataformas através de um navegador de internet.

Diferente do GeForce Now, o Xcloud possui mais de 100 jogos disponíveis em sua assinatura, dentre eles temos Hellblade: Senua’s Sacrifice, Shadow of Tomb Raider, Forza Horizon 4 e Minecraft Dungeons.

O serviço atualmente está em beta privado com jogadores dos 22 países suportados e a intenção da Microsoft é liberá-lo para os assinantes do game pass.

Google Stadia, vai rolar ou não?

A plataforma de streaming do Google vem gerando controvérsia e os usuários ainda não possuem a certeza de que ela está 100% pronta para os jogadores.

O serviço que vem sendo prometido há anos, sofre com problemas de estabilidade durante a jogatina e ainda não cumpre as especificações que prometeu em seu anúncio, mesmo os usuários possuindo uma internet boa.

Ela está disponível em alguns países e assim como o Xcloud possui alguns títulos incluídos em sua assinatura. Ele pode ser acessado através de dispositivos móveis, navegadores de internet e a partir de um Chromecast em sua televisão.

Streaming de jogos no Linux

Embora já existam várias opções para jogar no Linux atualmente, vários usuários não possuem um hardware de ponta que atenda aos requisitos mínimos, tornando o streaming viável para se divertir algumas horinhas por dia.

Vale dizer que o usuário precisa de uma internet de alta velocidade e qualidade, além de um computador ou dispositivo que aguente transmitir conteúdo a uma resolução full-hd sem engasgos, para que você tenha uma boa experiência.

Você já testou alguma forma de streaming de jogos? O que acha dessa tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    EditorialVídeo

    Vale a pena mudar de uma distro LTS para Rolling Release?

    VídeoEditorial

    Por que a Geração Z tem dificuldades com computadores?

    VídeoEditorial

    Usar Linux é difícil?