recapp-gravar-a-tela-de-forma-simples
Aplicativos

RecAPP: captura de tela sem complicações

Cada dia cresce mais o número de pessoas que querem criar conteúdo em vídeo, seja para o YouTube, cursos pagos ou gratuitos em plataformas fechadas, entre outros. Softwares de captura de tela em vídeo são essenciais para a realização deste tipo de tarefa, porém, muitas pessoas ainda não sabem quais são os softwares disponíveis para realizar este tipo de tarefa no sistema do Pinguim.

Felizmente, opções não nos faltam. Pois, temos à nossa disposição softwares de captura de tela gratuitos para todos os tipos de usuários, desde o mais básico até o mais avançado.

Capture sua tela de forma simples e direto ao ponto

Algumas pessoas preferem ter total controle sobre o trabalho que estão fazendo, e, para este perfil de usuário, o mais indicado seria um software como o OBS Studio, que oferece um grande número de configurações e personalizações.

Um software de captura de tela mais simples e oferecer menos opções não é necessariamente um ponto negativo, afinal, cada produto sempre tem o seu público alvo. Existem aquelas pessoas que não tem tempo, disposição ou necessidade para utilizar um software mais completo e complexo como o OBS, e preferem produzir o conteúdo da forma mais simples e direta possível.

Essas pessoas tem a sua disposição vários softwares que possuem essa filosofia mais simplista, como por exemplo o Simple Screen Recorder, o GNOME Screencast e é claro aquele que é o foco deste artigo, o RecAPP.

O RecAPP é um software de captura de tela bastante novo, tendo a sua primeira versão estável lançada no dia 04 de Maio deste ano (2020). O programa já está disponível nos repositórios oficiais do Fedora Workstation 32, e nas outras distros pode ser instalado através da sua versão empacotada em Flatpak, ou compilando à partir do código fonte disponível no Github.

Como utilizar o RecAPP

Ao abrir o RecAPP, você verá logo de cara todas as opções que o software tem a oferecer. Sem vários submenus e opções “escondidas”, que “apenas” confundem a sua mente e te fazem perder tempo precioso.

No canto superior esquerdo da janela do RecAPP temos o botão “Gravar”. É isso mesmo, ao iniciar o programa pela primeira vez você pode imediatamente começar a gravar a sua tela com apenas um clique. Simples, não é?

O ícone ao lado do botão gravar permite que você possa selecionar e gravar apenas uma área específica da tela.

captura-de-tela-com-recapp

Mesmo sendo um software com uma filosofia mais minimalista, o RecAPP também nos traz algumas opções de configurações que podem ser bastante úteis.

  • Na opção “Frames per second” você pode selecionar qual será a taxa de FPS que você deseja para o seu vídeo, podendo escolher entre “15”, “30” e “60” quadros por segundo;
  • Em “Delay” é possível escolher quantos segundos após ter clicado em “Gravar” você quer que a captura de tela inicie;
  • Quando o botão “High quality” estiver ativado, conforme o próprio nome da opção já diz, o resultado final da gravação terá uma qualidade superior; Deixar essa opção ativada pode não ser recomendado caso você utilize uma máquina com um poder de processamento muito baixo;
  • Ao ligar a opção “Record audio from apps” todo o áudio interno do seu sistema será capturado;
  • Você pode escolher entre gravar ou não o cursor do mouse em “Record mouse cursor”;
  • Em “Folder for saving the file” você pode determinar em qual pasta será salvo o arquivo final da sua captura de tela, sendo que o diretório padrão é a pasta “Vídeos”.

Como instalar o RecAPP

O RecAPP pode ser instalado no Fedora 32 diretamente através da GNOME Software, na qual pode ser encontrado na sua versão do repositório e também em Flatpak. Caso prefira, você também pode instalá-lo no Fedora 32 utilizando o comando abaixo:

sudo dnf install recapp

Para outras distros, o software pode ser instalado através da sua versão em Flatpak, acessando a página do mesmo no Flathub. Ou copie e cole o comando abaixo no seu terminal.

flatpak install flathub com.github.amikha1lov.RecApp

Lembrando que para instalar aplicações em Flatpak no seu sistema pode ser necessário ativar o suporte a este tipo de software, além de adicionar o repositório Flathub. Todas as instruções para realizar tais procedimentos podem ser encontrados neste artigo.

O importante é que o trabalho seja feito!

No final das contas, o que mais importa não é quais softwares você utilizou, ou o quão famosos e poderosos eram os programas que você escolheu para produzir o seu conteúdo.

Aplicações diferentes atendem a usuários diferentes de maneiras diferentes.

Não existe nenhuma vantagem em utilizar um software com “um zilhão” de opções quando você na verdade não as aproveita. O RecAPP é um software que  “acabou de nascer”, e certamente já é bom o suficiente para ajudar muitas pessoas a fazerem o seu trabalho com excelência.

Você já conhecia o RecAPP? Qual software de captura de tela você costuma utilizar para produzir os seus conteúdos, e por quê? Conte mais nos comentários abaixo.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!