AplicativosNotíciasSistemas operacionaisSoftwares

OBS Studio chega na versão 25 e traz muitas novidades, incluindo para Linux

Umas das mais importantes ferramentas de quem faz tutoriais para a internet ou lives (transmissões ao vivo) em sites como o YouTube, Twitch, Facebook ou qualquer outra plataforma de streaming, ganhou um grande update. Estamos falamos do OBS Studio.

Em muitos tutoriais e lives feitas pelo Diolinux ou por mim (CanalOCaraDoTI), utilizamos o OBS Studio para podermos gravar a tela ou para fazermos as nossas transmissões.

v5yP3fd3oQvy5f1NUl 6EOI OcrWWQ2mH 4EIBq24CRanur8zNRmGAF5tZFW18MUMWBuNx2ozc73B9JHOYzTlT8Maag3RfnNZJ3eTAr54LSyWGNhZTFiwlsG 6UTkmoMkMsS9 2U

NOVIDADES

Desde o lançamento da versão 25, houveram algumas correções adicionais, chegando até o presente momento na versão 25.0.3. Algumas delas, que merecem um destaque maior estão listadas abaixo. As restantes você pode conferir aqui.

  • Adicionada a capacidade de capturar jogos baseados no Vulkan com captura de jogos. (Recurso enviado pela Ubisoft Montreal e em primeiro momento só funcionando no Windows);
  • Corrigido um problema em que o NVENC não estava aparecendo para usuários no Linux (desculpas pedida pela dev Jim);
  • Corrigido lagging (atraso) na escolha da fonte de vídeo no Linux e também corrigidos crashs quando acessava o “Opções” e congelamentos;
  • Corrigidas duas falhas com o plugin Browser Source (Navegador);
  • Novo método para a função “captura de janelas”, que agora permite capturar navegadores, janelas baseadas em navegador e programas da Microsoft Store (UWP).
  • Na coluna “Cenas”, agora é possível mudar para a opção “Grades”, deixando com botões para gerenciar as Cenas criadas;
  • Adicionada a opção de arrastar e soltar URLs para todas as plataformas, assim facilitando a inserção de alertas de sites como o Streamlabs, StreamElements e afins.
CHXx4ET5f038a h5XbWDwFGy2P5uocnjUUFG5u PSc0f6r78UGoI8ZRaxNTqggfTjzkbudDwF9tR0vuOTZ6zjamczYCy9tkgHCJDZwcTUwuEUOkQDZ9wnVy6OsRvRV2CeH 9isWE
  • Foi adicionado a possibilidade de você “travar” o controle de volume no Mixer de Áudio, bastando clicar com o botão direito em cima da barra de controle de volume e selecionar a opção “Travar volume”.

INSTALANDO O OBS Studio

A forma de instalar o OBS Studio suportada pelos desenvolvedores, é via PPA e vamos mostrar como é simples de se fazer. Existem versões em Snap e Flatpak feitas pela comunidade, mas não tem suporte direto dos desenvolvedores, sendo a utilização por conta e risco dos usuários. Se a sua distro não tem suporte nativo ao Snap e ao Flatpak, temos esses dois tutoriais (aqui e aqui) para lhe ajudar. Se preferir, pode escolher o método de instalação que melhor for adequada para a sua distro, seguindo a Wiki do OBS Studio. Mas vamos lá, para a instalação do OBS Studio na base Ubuntu.

Abra o terminal e digite ou cole o seguinte comando:

sudo apt-get install ffmpeg -y && sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio -y && sudo apt-get update && sudo apt install obs-studio -y

Pronto, agora é só esperar o processo de instalação terminar e você vai poder usufruir o OBS Studio ✌😀✌ .

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!

    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts