HandBrake 1.5 atualiza versões mínimas suportadas em todos os sistemas operacionais.
Aplicativos

HandBrake 1.5 atualiza versões mínimas suportadas em todos os sistemas operacionais

Se você trabalha com edição de vídeos, provavelmente já chegou a se assustar com o tamanho final que alguns projetos podem chegar, não é mesmo?

Para resolver este pequeno problema, softwares de transcodificação permitem “comprimir” projetos podem ser uma verdadeira mão na roda, fazendo com que arquivos de 20 GB passem a ter até 700 MB de tamanho.

Uma solução de código aberto bastante conhecida é o HandBrake, que recentemente chegou a sua versão 1.5, trazendo uma série de melhorias e um suporte melhorado à tecnologia Flatpak.

Melhorando o suporte à Flatpak

Os aplicativos em Flatpak estão se tornando o futuro do desktop Linux, graças a sua facilidade de instalação e alta compatibilidade, quase todas as distribuições possuem suporte a esta tecnologia e podem utilizar o aplicativo instalado sempre em sua última versão, sem o risco de quebrar o sistema.

Tendo isso em mente, a equipe do HandBrake incluiu na versão 1.5 do software diversas melhorias para esse formato de empacotamento, atualizando as dependências da plataforma Freedesktop 21.08 e do GNOME 41.

Além disso, o plugin Intel QSV Flatpak foi atualizado para utilizar o Intel MediaSDK 21.3.5, corrigindo diversos problemas que alguns usuários tinham com a edição em Flatpak do HandBrake.

Isso significa que da próxima vez que você atualizar ou instalar o software utilizando este formato de empacotamento, será notável o aumento da estabilidade e compatibilidade com tecnologias Linux mais recentes.

Eliminando bugs e atualizando codecs

Esta versão trouxe a eliminação de diversos bugs que impediam os usuários de aproveitar todo o potencial do software, como, melhorar a faixa de escala do codificador de áudio FFmpeg AAC.

Também foi corrigido um problema nas configurações que levava a adição de filtros incorretos em alguns projetos, além de um bug que impedia que máquinas que utilizavam CPUs Intel mais antigas fossem inicializadas através da interface CLI.

Vale dizer que a equipe trabalhou em atualizar a versão de diversas bibliotecas que o HandBrake utiliza, sendo algumas delas:

  • FFmpeg 4.4.1 (decodificação e filtros);
  • FreeType 2.11.1 (legendas);
  • Fribidi 1.0.11 (legendas);
  • HarfBuzz 3.1.2 (legendas);
  • Jansson 2.14 (arquitetura JSON);
  • libass 0.15.2 (legendas);
  • libdav1d 0.9.2 (decodificação AV1);
  • libjpeg-turbo 2.1.2 (compressão de imagem de visualização);
  • libogg 1.3.5 (suporte a codecs Xiph);
  • libvpx 1.11.0 (codificação de vídeo VP8/VP9);
  • zimg 3.0.3 (conversão de cores).

Várias traduções de idiomas receberam atualizações, deixando o software ainda melhor para alguns usuários que não dominam inglês.

Utilizando o HandBrake 1.5 em seu sistema

Um detalhe importante do HandBrake 1.5, é que ele passou por uma atualização na lista de requisitos de versões suportadas dos sistemas operacionais, por isso, pode ser que você precise atualizar o seu sistema para utilizá-lo.

Para utilizar o HandBrake 1.5, você precisa de utilizar o macOS 10.13 (High Sierra) ou posterior e se o seu sistema operacional for o Windows, ele precisa de uma versão superior ao 10, além do Microsoft .NET Desktop Runtime 6.0.0 ou posterior.

Já no Linux, você pode optar por instalar a versão oficial do software em Flatpak que pode ser encontrada através do Flathub, o download do HandBrake 1.5 em outros formatos pode ser efetuado através de seu site oficial.

Você conhecia o HandBrake? O que achou desta nova versão? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos