A Steam está ganhando uma nova funcionalidade chamada “sincronização dinâmica”, a novidade é mais uma parte do grande investimento que a Valve está fazendo para o lançamento do Steam Deck.
Mais um investimento da Valve para o Steam Deck
Os investimentos que a Valve está fazendo para o lançamento do seu novo console portátil estão rendendo muito mais frutos para os usuários do que, apenas, o console em si.
Nos últimos meses, devido ao Steam Deck, foram divulgadas um grande número de novidades no que diz respeito a jogos no Linux. Essas novidades estão vindo tanto da Valve quanto de diversos desenvolvedores de jogos, que estão preparando os seus títulos para o lançamento do console.
Graças a isso, as distros Linux têm crescido, cada vez mais, nas estatísticas de uso da plataforma.

Todo esse crescimento se deve ao fato de que o novo console da Valve estará rodando o SteamOS. A mais recente dessas novidades é a “sincronização dinâmica”, que irá afetar usuários da loja de jogos em todos os sistemas operacionais.
Conheça a nova funcionalidade da Steam!
Por ser um console portátil, muitas vezes os usuários irão parar de jogar e deixar o Steam Deck em um estado de espera, com o jogo ainda aberto.
Sem a sincronização dinâmica, ao fazer isso, a jogatina poderia continuar apenas a partir do próprio console, até que o jogo seja encerrado e, finalmente, acessado de outro dispositivo.
Com a sincronização dinâmica, o usuário poderá pausar o jogo, deixar o console em estado de espera e continuar a jogatina através de qualquer outro dispositivo que esteja logado com a sua conta Steam.
Por fim, a sincronização dinâmica não será uma funcionalidade fixa, já que poderá ser ativada ou desativada pelo usuário, nas configurações da loja.
Quais jogos contarão com a novidade?
Apesar de ser uma excelente novidade, a Valve revelou que a sincronização dinâmica não poderá ser utilizada com qualquer jogo.
Para que a sincronização dinâmica funcione, cada desenvolvedor terá que implementar a funcionalidade no seu jogo e então, lançar uma atualização para disponibilizar a funcionalidade para os usuários.
Isso é tudo pessoal! 😉