novidades do GNOME
Notícias

Novidades do GNOME: Core Apps, Bibliotecas e Configurações.

Com o lançamento do GNOME 42 cada vez mais próximo, o projeto GNOME recebeu algumas atualizações neste mês de janeiro detalhadas em um post em seu blog oficial.

Core Apps e bibliotecas

GNOME Shell

O GNOME Shell está recebendo uma grande atualização visual para o GNOME 42, além de uma atualização da paleta de cores, os elementos em todo o shell receberam uma aparência mais arredondada.

fe6994f7144b6452b385a0700d065ca9c5de95a7 1

Os menus do painel também receberam uma grande reformulação, com um novo estilo para os submenus.

O teclado virtual está recebendo grandes melhorias no feedback visual, nas sugestões de palavras e diversas outras pequenas correções.

bc152f2225915e72a42026af17fef566b4b6c57a

Configurações

O painel de “Contas Online“ foi portado para GTK4.

b65216c41aee0da8f555c3c6541544cd622ed594

Além disso, foram redesenhados o “Display” e os “Painéis de Aplicativos”, em Configurações.

596a42f50bc9726ef6f854dc51df901746bf78e5
ca45e394a1c2f74516dda10c29a13ebc92047e88

WebKit GTK

Mais uma das novidades do GNOME, é o lançamento do WebKitGTK 2.34.4, que inclui várias correções de segurança. Vale a pena mencionar que inclui um patch importante para a vulnerabilidade de vazamentos do Safari IndexedDB que foi divulgada recentemente.

Programas

A exibição de permissões necessárias para Flatseal no GNOME Software foi melhorada.

GJS

GJS ou GNOME JavaScript é um ambiente de programação comparável ao Node.js, que fornece binding para o ecossistema GNOME, permitindo que os usuários criem aplicativos nativos poderosos.

  • A GJS atualizou seu mecanismo JS subjacente para o SpiderMonkey 91, trazendo muitas conveniências modernas de JS;
  • A GJS também passou a ser compatível com os métodos setTimeout() e setInterval() padrões, que agora pode ser usado como em navegadores da Web, enquanto ainda se integra ao loop principal do GLib;
  • Foram adicionadas substituições para GObject.Object.new() e GObject.Object.new_with_properties() para fazê-los funcionar com propriedades;
  • Anteriormente, pressionar Ctrl+D no prompt do depurador imprimia uma mensagem de erro em vez de sair. Isso foi consertado;
  • Foram adicionados números de coluna às mensagens SyntaxError, para acompanhar o número da linha.

Circle Apps e bibliotecas

GTK-RS

O projeto GTK-RS fornece bindings seguras à linguagem Rust para bibliotecas fundamentais da pilha GNOME como GLib, Cairo, GTK3 e GTK4.

Um novo lançamento do GTK-RS chegou com suporte a várias novas APIs, como:

  • Suporte BuilderScope em GTK4-RS, significa que você pode finalmente definir nomes de funções no arquivo de interface do usuário e definir o retorno de chamada em seu código Rust;
  • Binding da API gdk3 wayland;
  • Um lançamento de quase todas as bindings Rust baseadas em gir em World/Rust;
  • Plugin GStreamer totalmente novo que permite que você “transmita” seu pipeline para um GdkPaintable.

Projetos de terceiros

UI Shooter

Trata-se de uma nova ferramenta para fazer capturas de tela de widgets GTK4 de um arquivo de interface do usuário.

Permite carregar CSS, recursos e traduções, definir escala e esquema de cores escuras e usar a folha de estilo da libadwaita. Ela se destina principalmente a ser usada em ambientes headless.

YuWNUmIyrsdjrvLhrYyBUzpY

GTK-KT

Foi anunciado o GTK-KT, trata-se de um binding Kotlin da API GTK. Permitindo que desenvolvedores familiarizados com Java/Kotlin escrevam facilmente um aplicativo GTK.

Também é uma maneira fácil e segura para novos programadores começarem a criar aplicativos GTK, precisando apenas de 10 linhas e 154 caracteres para criar uma única janela. Compare isso com C que leva 26 linhas e 602 caracteres, ou seja, 75% menos caracteres para fazer uma janela simples, imagine para projetos maiores com componentes mais complexos.

O GTK-KT está próximo de seus estágios de conclusão, com 97,49% das classes GTK envolvidas em Kotlin. Também está sendo planejado o suporte ao libadwaita e ao xdg-portal.

Relm4 0.4

Lançado recentemente trazendo diversas melhorias, os destaques do Relm4 incluem algumas melhorias de macro, ações de segurança de tipo, mais flexibilidade em tempo de execução e dependências atualizadas.

MhbZJvvNWrtORWPIGzuXBLJl

Phosh

Phosh é um shell wayland puro para dispositivos móveis que também recebeu algumas atualizações. Recentemente, o Phosh obteve uma configuração rápida de VPN que alterna a última conexão VPN usada. 

O compositor (phoc), foi atualizado para um wlroots mais recente que permite habilitar os protocolos xdg-foreign e viewporter wayland que ajudam os flatpaks a posicionar melhor os diálogos de arquivo e algumas cargas de trabalho de vídeo, respectivamente.

E você, o que achou das novidades que chegaram ao projeto GNOME neste mês de janeiro?

Um abraço, meus amigos.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Ubuntu 24.10 utilizará Wayland com placas NVIDIA

Notícias

NVIDIA no Linux usará módulos abertos por padrão

NotíciasVídeo

Microsoft quer loja de aplicativos para iPhone e Android