Pop!_OS 21.10 sofre com bugs no lançamento
Pop!_OS

Pop!_OS 21.10 sofre com bugs no lançamento

O Pop!_OS da System76 é um sistema operacional Linux bastante conhecido por vários usuários como “um Ubuntu melhorado”, entregando a mesma estabilidade que o sistema da Canonical, porém, existe uma preocupação maior com o usuário final.

Com pouco menos de um mês desde o lançamento de sua versão 21.10, que trouxe diversas tecnologias como o GNOME 40, uma nova grade de aplicativos e suporte a hardwares mais recentes, mas parece que ganhamos alguns problemas com o sistema.

Vários problemas no Pop!_OS 21.10

Assim como o Ubuntu, o ciclo de desenvolvimento do Pop!_OS é composto de uma versão LTS (atualmente a 20.04) e 3 point releases utilizadas pela equipe para testar funcionalidades que eles desejam implementar em uma futura LTS.

Por mais que sejam efetuados diversos testes de qualidade antes do lançamento de uma point release, é bastante comum que existam alguns bugs e problemas que são geralmente corrigidos alguns dias após o seu lançamento.

Com tantas mudanças que ocorreram nesta versão, diversos usuários relataram bugs que encontraram no sistema, que para algumas pessoas o deixaram “inutilizável”.

Atualizando (e quebrando) o Pop!_OS 21.10

Diversos usuários relataram no Reddit do Pop!_OS que durante o processo de atualização do sistema (da versão 21.04 para a versão 21.10), o APT foi quebrado devido a um problema de dependência.

A pré-instalação da atualização estava tentando instalar os pacotes “pop-upgrade” e “libpop-upgrade-gtk” dependiam de um pacote que estava com problemas para ser instalado e quebrava o apt, impedindo a instalação de outros pacotes no sistema.

Uma alternativa que poderia ser utilizada para atualizar o sistema era realizar uma instalação limpa, mas, parece que o problema no atualizador foi corrigido pela equipe da System76, tornando o processo bem mais fácil.

Uma interface repleta de bugs

Diversos usuários do sistema também citaram alguns bugs relacionados a interface COSMIC do Pop!_OS 21.10 que apresentou instabilidades durante os primeiros dias da atualização.

Alguns usuários presenciaram bugs em menus de seleção de aplicativos como a Steam e o Spotify, onde as opções de uma lista ficavam ilegíveis.

image 9

Além disso, no Diolinux Plus, houve relatos de que as extensões instaladas na versão 21.04 do sistema através do GNOME Extensions foram removidas após a atualização para o Pop!_OS 21.10. Já extensão Desktop Icons NG teve sua funcionalidade reduzida.

Estes problemas citados acima já foram solucionados pela equipe da System76 e outros problemas conhecidos pelos usuários foram relatados a companhia como issues no GitHub do projeto e gradualmente estão sendo solucionados.

Você utiliza o Pop!_OS 21.10? Sofreu com algum bug nesta versão? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoPop!_OS

    Estamos ansiosos para o novo Pop!_OS 24.04?

    Pop!_OS

    Como configurar a ZRAM no Pop!_OS

    Pop!_OS

    Kernelstub: gerencie o kernel padrão e opções de boot no Pop!_OS