Os desenvolvedores da popular, gratuita e poderosa suíte para escritórios LibreOffice, anunciaram o lançamento da versão 7.2.5.

Esta é a quinta de um total de sete atualizações de manutenção planejadas para a série LibreOffice 7.2, lançada originalmente em meados de agosto de 2021. A nova versão conta com mais de 90 correções de bugs, melhorias de compatibilidade com o Microsoft Office, suporte nativo para máquinas Apple M1 e vários aprimoramentos na interface.

A série 7.1 do LibreOffice atingiu o fim da vida útil em 30 de novembro de 2021 e a The Document Foundation recomenda que todos os usuários atualizem para a série LibreOffice 7.2, que terá suporte até 12 de junho de 2022.

Confira algumas das novidades e melhorias que encontramos no site oficial do LibreOffice e consideramos ser importantes e relevantes para o nosso uso diário da ferramenta:

Novidades do LibreOffice Writer

Tempo de abertura reduzido para alguns arquivos DOCX.

O Writer estava levando em média 45 segundos para abrir alguns arquivos no formato DOCX, sendo que o esperado era entre 18 a 30 segundos.

No início dos testes realizados com um arquivo 6MB o mesmo chegou a demorar mais de 1 minuto para ser aberto.

Após as correções pela equipe, o mesmo arquivo foi iniciado com apenas 14 segundos.

Os estilos de página agora podem ter uma postagem de blog com margem de medianiz.

“Motivation

Word has a gutter margin feature, and we saw that some UI-level workaround appeared to have something similar based on the LibreOffice technology. We thought it’s much better to implement this properly, so that the result is interoperable with Word, and also available both in Online and on the desktop.”

Miklos Vajna, Collabora

Em uma tradução livre:

“Motivação

O Word tem um recurso de margem de medianiz e vimos que alguma solução alternativa no nível da IU parecia ter algo semelhante com base na tecnologia LibreOffice. Achamos que é muito melhor implementar isso corretamente, para que o resultado seja interoperável com o Word e também disponível tanto online quanto no desktop.”

Miklos Vajna, Collabora

Leia o post na íntegra escrito sobre essa implementação. (em inglês)

O tipo de arquivo de imagem agora é exibido na caixa de diálogo Propriedades da imagem (Formato ▸ Imagem ▸ Propriedades … ▸ Imagem), não apenas na caixa de diálogo Compactar.

libreoffice 7.2 - propriedade de imagem JPG
libreoffice 7.2 - propriedade de imagem PNG

Novidades do LibreOffice Calc

Velocidade melhorada de abertura e rolagem de alguns arquivos XLSX. 

O Calc levava muito tempo, aproximadamente 1m25s, para abrir o arquivo e usar 100% de um núcleo da CPU. Após as correções, nos testes o mesmo arquivo passou a abrir em 34 segundos e utilizar cerca de 50% de CPU.

Velocidade aprimorada ao filtrar. 

O desempenho era lento no filtro automático se o registro contivesse muitos valores exclusivos. De 10 segundos, o filtro automático passou a  ser realizado em 5,4 segundos durante os testes após as correções pela equipe do LibreOffice.

 Novidades do LibreOffice Impress e Draw

O conjunto de modelos padrão foi atualizado pelo Indonesian LibreOffice team e por Heiko Tietze da TDF. Foram removidos os modelos que estavam em utilização desde a versão 4.4 que eram: Alizarin, Bright Blue, Classy Red, Impress, Lush Green, e adicionados os novos modelos: Candy, Freshes, Grey Elegant, Growing Liberty, Yellow Idea.

libreoffice impress1
Exemplo de um dos modelos adicionados ao LibreOffice Impress 7.5.2.

Novidades gerais da interface de usuário

Novo comando popup HUD (“Heads-up display”) para pesquisar e executar ações. Ele pode ser chamado com o menu Ajuda ▸ Comandos de pesquisa ou o atalho ⇧ Shift + Esc.

libreoffice interface1

Adicionada a opção “dark mode” que pode ser encontrada em: Ferramentas alternativas ▸ Opções ▸ LibreOffice ▸ Tema Cores do aplicativo adicionado ‘LibreOffice Dark’. 

libreoffice interface2

Compatibilidade com Windows

O LibreOffice agora pode verificar a associação de formato de arquivo padrão para formatos ODF na inicialização.

LibreOffice Windows tipoarquivo

Como baixar o novo LibreOffice 7.2

O LibreOffice 7.2 já está disponível para download no site oficial da The Document Foundation para Windows, Linux e Mac, esse último, tendo versões para chip Apple M1 e Intel.

libreoffice download

Em distribuições Linux com suporte ao Flathub ativo é possível baixar a versão mais recente diretamente em sua loja de aplicativos.

libreoffice atualizacao flathub

O LibreOffice 7.2 é distribuído em diversos formatos,  confira este tutorial para instalar o LibreOffice em qualquer distribuição.

libreoffice752 tela inicial

Experiência com utilização LibreOffice 7.2

Utilizo uma planilha que foi criada no MS Office diariamente e nunca consegui editá-la a não ser utilizando o Excel. Ao observar as melhorias de compatibilidade da nova versão do LibreOffice, utilizei o Calc para fazer alterações na planilha.

O arquivo abriu normalmente sem perder formatações, macros, fórmulas ou fontes.

Realizei as alterações no arquivo e salvei; após isso abri novamente no Excel para verificar as alterações e o arquivo estava perfeito.

Leia na íntegra todas as melhorias e correções realizadas nessa nova versão do LibreOffice.

E você? Vai atualizar ou passar a usar o LibreOffice 7.2 ? Teste e compartilhe conosco o que você achou após todas essas novas revisões feitas pela comunidade.

Um grande abraço e nos vemos na próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Guia de instalação do BigLinux
Continue lendo

Guia de instalação do BigLinux

Uma análise da instalação do BigLinux, a distribuição brasileira reúne talento, conhecimento técnico e simplicidade numa distribuição de alto desempenho.