Notícias

Godot recebe doação para ampliar suporte a XR e Vulkan

Godot é um motor gráfico de código aberto totalmente sem fins lucrativos, e todo o desenvolvimento acontece graças à dedicação de centenas de colaboradores.

Recentemente, a equipe do Godot Engine anunciou que a Meta (Facebook) lhes deu financiamento adicional para o trabalho de VR/AR (XR).

Parceiros desde 2020

Na mesma época em 2020, a equipe do Godot recebeu uma doação do Meta que auxiliou o desenvolvedor Bastiaan Olij a reformular muitas partes do suporte XR no Godot, incluindo uma versão móvel do renderizador Vulkan, suporte de renderização estereoscópica através de Multiview e uma reescrita do núcleo do sistema XR no próximo Godot 4.

61c3346840ff8863294393

Além disso, a doação recebida pela Godot Engine no ano passado, auxiliou no trabalho feito para trazer suporte OpenXR baseado em OpenGL completo para Godot 3 e mais.

Os planos da Godot Engine para 2022

O subsídio financiará melhorias empolgantes no projeto, com metade dos fundos para melhorias gerais, suportando mais dispositivos e muitos novos recursos. 

A outra metade, auxiliará no trabalho para trazer a experiência de edição Godot para o XR, o que parece ser bastante benéfico para os desenvolvedores de jogos terem uma noção adequada de suas experiências XR com menos alternância entre desktop e fones de ouvido.

“We designed an XR work package for 2022 which is funded thanks to this generous grant. Like all Godot donations and corporate sponsoring, this grant is administered by our legal and fiscal sponsor Software Freedom Conservancy, a not-for-profit charity that promotes software freedom.”

Equipe Godot Engine

Em uma tradução livre:

“Projetamos um pacote de trabalho XR para 2022, que é financiado graças a esta generosa doação. Como todas as doações e patrocínios corporativos da Godot , esta concessão é administrada por nosso patrocinador legal e fiscal Software Freedom Conservancy , uma instituição de caridade sem fins lucrativos que promove a liberdade do software.”

Equipe Godot Engine

O Godot está rapidamente se transformando em um dos motores gráficos gratuitos e de código aberto mais poderosos. Saber o que está por vir na nova versão do motor nos deixa cada vez mais ansiosos pelo lançamento do Godot 4.

E você aí, o que achou da novidade?
Um abraço, meus amigos. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

NotíciasVídeo

Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!

Notícias

É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts