Pat Gelsinger, o atual CEO da Intel, está fazendo de tudo para que a empresa volte ao topo do mercado de semicondutores e durante uma entrevista com o analista financeiro Pierre Ferragu, resolveu dar uma alfinetada na concorrência.
Após divulgar suas metas para que a Intel retorne à liderança desse mercado nos próximos anos, Gelsinger declarou que a empresa terá chips melhores que os da AMD e irá pressionar a NVIDIA no mercado de GPUs.
Um desafio grande
Já sabemos que a Intel quer voltar a ser tão competitiva e inovadora como outrora,e, essa mudança pode ser facilmente percebida após a companhia decidir fabricar chips para outras empresas.
Embora competir por espaço produzindo semicondutores para outras empresas como a Qualcomm e Amazon seja um grande desafio, o mercado quer saber o que a Intel está fazendo para tornar os seus produtos ainda mais competitivos.
Um pouco mais “zen”
Durante a entrevista, Ferragu perguntou para o CEO se a empresa terá um “momento zen”, fazendo referência a arquitetura que fez com que a AMD voltasse a ter destaque no mercado de semicondutores.
Em sua resposta, Gelsinger mostrou reação não apenas contra a AMD, mas também a Nvidia.
Temos muita coisa acontecendo aqui. (…) Estamos lançando uma arquitetura heterogênea que é parte do Alder Lake, na qual teremos grandes e pequenos núcleos e, você sabe, a AMD só tem um [tipo de núcleo].
Teremos desempenho maior e uma versão de núcleo com mais eficiência energética. (…) Nós temos a nossa própria arquitetura de GPU com a qual realmente começaremos a botar pressão sobre a Nvidia, pela primeira vez.
Pat Gelsinger, CEO da Intel
Alder Lake e Intel Arc, o futuro da computação?
A resposta de Gelsinger fala sobre duas linhas de produtos inclusos no plano de crescimento da Intel. A primeira é a linha Alder Lake que corresponde aos processadores de 12ª geração e devem ser anunciados ainda este ano.
Uma das principais mudanças desta linha é sua abordagem híbrida, que combinará núcleos de Efficient (focados em economia de energia) e Performance (focados em desempenho).
O Intel Arc, é a resposta da empresa para os chips gráficos da Nvidia. Essa é a linha de placas de vídeo dedicadas voltadas ao usuário final que a empresa pretende lançar no primeiro trimestre de 2022.
Essa linha em específico terá como base a microarquitetura XE-HPF e contará com recursos como DirectX 12 Ultimate e ray tracing.
Ainda há mais por vir
O CEO da Intel também demonstrou ter grandes expectativas sobre os processadores Xeon Sapphire Rapids e Diamond Rapids,para ele, esses e os produtos futuros da empresa trarão a Intel de volta à liderança em seu mercado nos próximos anos.
E, acredite em mim, nós temos algumas coisas no forno dos nossos laboratórios que estamos ansiosos para revelar para as pessoas e que devem dar um passo além e muito mais à frente de tudo o que já foi falado.
Pat Gelsinger, CEO da Intel
Não sei quanto a vocês, mas particularmente estou gostando do novo posicionamento da Intel e dos novos recursos apresentados. Esse pode ser o marco de uma nova era da informática e o início de uma bela disputa entre as empresas onde os beneficiados são os usuários.
O que você achou da declaração de Gelsinger? Você acredita que a empresa pode voltar à liderança? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!