O Firefox é um navegador open source bastante conhecido e utilizado por usuários dos mais diversos sistemas operacionais, principalmente por sua compatibilidade com sites do governo e o fato de não ser baseado no navegador Chromium, como o Google Chrome ou Microsoft Edge.
Seu visual é clássico e intuitivo, tornando a navegação bastante simples para novos usuários, ele possui vários recursos como sincronização entre dispositivos e proteção de privacidade.

Embora seu design ainda esteja agradável (ao menos pra mim), sua última atualização de visual aconteceu no ano de 2017 (fóton) e a equipe decidiu que é hora de trabalhar em um novo design que é apelidado de Próton.
Um redesign completo
Esse redesign não irá trazer apenas algumas pequenas alterações na interface, como uma nova cor e uma nova posição da barra de pesquisa, mas sim alterações grandes que podem inclusive afetar várias partes da experiência do usuário.
O menu hambúrguer atual do Firefox é bastante útil e agradável, porém, a equipe decidiu que é hora de mudá-lo. No novo design, o menu hambúrguer é puramente baseado em texto e não traz nenhum ícone.

Nova página “nova guia”
A página “nova guia” é provavelmente uma das primeiras páginas que vemos ao acessar o navegador. Durante a atualização ela passará por algumas mudanças em seu layout e irá trazer mais opções de personalização.

E não para por aí
Também está sendo desenvolvido um novo design para a caixa de notificações, barra de endereços e a barra de ferramentas com menos ícones, garantindo uma nova cara para o navegador.
Como está o novo design?
O novo design ainda está em desenvolvimento e muita coisa pode (e deve) mudar até seu lançamento. As capturas de tela que serão mostradas ao longo do post não devem ser consideradas como o trabalho final.

Uma das mudanças mais perceptíveis pelo usuário é a barra de abas que parece que recebeu uma pequena inspiração no MacOS Big Sur, com abas que utilizam um design arredondado e flutuante.
Com essa mudança, é perceptível que a barra de abas teve um aumento significativo em seu tamanho, indicando que a interface do firefox pode estar sendo pensada para uso em dispositivos touchscreen.

Ainda há muito chão pela frente e a equipe do Firefox tem que trabalhar no novo design e polir sua interface. Segundo eles, o efeito de aba desconectada ficará melhor em sua versão 89 (onde é previsto o lançamento do novo design).
É possível testar o novo design?
Caso você seja um usuário que gosta de testar as novidades em primeira mão, saiba que é possível testar o novo design e receber as atualizações enquanto ele ainda não é oficialmente lançado.
Para isso, você precisa do navegador Firefox com uma versão superior a 85 ou caso queira, pode utilizar a versão Beta ou Nightly (que eu utilizei para tirar os prints). Caso você ainda não tenha o navegador Firefox em seu computador, basta realizar um download no seu site oficial.
Com o navegador instalado, realize os seguintes passos:
- Em uma nova aba, digite about:config
- Irá aparecer uma mensagem de aviso, clique em “aceitar o risco e continuar”

- Pesquise por browser.proton.enabled e clique no ícone para mudar o valor de “false” para “true”

- Reinicie o navegador
Certo, o navegador ainda não mudou muito não é mesmo? Isso porque o projeto ainda está no início. Para ativar as mudanças que o visual “Próton” oferece, teremos que adicionar alguns valores na página “about:config”
Com a página “about.config” aberta, digite na barra de pesquisa e clique no ícone de adição:
- browser.proton.tabs.enabled
- browser.proton.appmenu.enabled
- browser.proton.urlbar.enabled
- browser.proton.toolbar.enabled
- browser.proton.contextmenus.enabled

Por fim, basta alterar o valor deste último parâmetro de “false” para “true” para usufruir do novo design do Firefox (ou o que temos dele por enquanto).
- browser.newtabpage.activity-stream.newNewtabExperience.enabled

Agora basta reiniciar o Firefox e aproveitar o novo design!
Você utiliza o Firefox? O que você achou do novo design? Deixe para gente nos comentários e até o próximo artigo!