NotíciasResumo

Resumão da Semana #12 – Diolinux News

Essa semana foi bem calma no mundo da Tecnologia. Chegamos ao nosso décimo segundo “Resumão da Semana”, sempre trazendo os melhores assuntos do mundo da tecnologia, jogos, hardware, open source e Linux, com credibilidade e confiança que vocês sempre gostam. 

Se por acaso, você perdeu a décima primeira edição, pode conferir aqui. Esse Resumão da Semana cobre o período do dia 27 de setembro até o dia 02 de outubro.

Como comentado anteriormente nos outros “Resumões”, pode ser que algumas das notícias aqui apresentadas você já tenha visto “em algum lugar”, talvez tenham aparecido em alguma live (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Bom, bora para as notícias da semana😀.

Mundo Linux, Distros e derivados

Essa semana foi um “mar calmo” no mundo das distros. Tivemos como destaques somente a liberação da Beta do Fedora 33, que vai contar com o GNOME 3.38, Kernel na versão 5.8 e o sistema de arquivos BTRFS como opção padrão. A cobertura você pode conferir nesta postagem.Também foi anunciado o Android 11, e um dos atrativos é o gravador de tela nativo no sistema, e para saber a cobertura completa, você pode conferi-la aqui.

f33 beta 1

Por último, a empresa alemã SUSE (desenvolvedora do SUSE Linux Enterprise) anunciou um crescimento de 81% em seus valores anuais para contratos de serviços em nuvem. O post completo sobre o crescimento dela você confere aqui.

Mundo projetos Open Source

Já no no mundo open source, alguns projetos ganharam updates e melhorias que vieram bem a calhar, então vamos dar aquela “rápida pincelada” aqui.

GNOME40 1 1

Começamos novamente com o GNOME, que nesta semana anunciou uma mudança muito grande em relação ao versionamento que será utilizado no projeto, e começando agora na versão 40. Detalhamos melhor nessa postagem.

Depois tivemos o lançamento do Mesa Driver 20.2.0, trazendo como a grande novidade o compilador de shaders ACO da Valve,  que agora estará ativado por padrão para o driver RADV Vulkan. Para mais detalhes, veja este post aqui.

Por último, tivemos o lançamento da novíssima versão do OBS Studio, que chega na versão 26.0.0, contendo várias melhorias no código e adição de alguns recursos novos. A postagem completa você confere aqui.

Mundo dos Games

No mundo dos Games  tivemos uma semana nem tão agitada, vamos assim dizer.

Como de costume, tivemos mais uma rodada dos jogos “de graça” pela Epic Games, que estarão disponíveis por um tempo ou que ficaram free to play. Excepcionalmente, essa semana contou com apenas um jogo disponibilizado pela Epic, que é o Pikuniku (de empresa meia Londrina [Londres] e meia Parisiense [Paris]), um game de puzzle-exploration. Vale ressaltar, que no site da desenvolvedora, temos a versão nativa para Linux, como podemos ver no print abaixo. A versão para Linux, está disponível na Steam e na itch.io

2020 10 02 02 08

Mundo do Hardware

Como noticiamos no “Resumão da Semana”#11, as empresas vêm investindo cada vez mais no Linux pré-instalado nos seus PCs, mostrando que elas têm motivos de sobra para apostar no pinguim e assim elevando a participação dele no mercado. E agora mais duas notícias corroboram esse cenário.

Primeiro foi a Dell anunciando o seu belo upgrade na sua linha XPS 13 Developer Edition, com os processadores da 11ª geração da Intel (i3, i5 e i7), memórias LPDDR4x de 4267 MHz e serão os primeiros a colocarem o Linux juntamente com a arquitetura Tiger Lake da Intel, que terá os poderosos gráficos Xe suportados.

17808506031601316733gol1

Depois foi a Lenovo, anunciando que a sua linha premium ThinkPad X1 Nano vai começar a ir com Linux, mais precisamente as versões LTS do Ubuntu. E contarão com a 11ª geração dos processadores da Intel (i3, i5 e i7) e os poderosos gráficos Xe.

04 TP X1 Nano Hero 5G Connection 1

Mundo Apple

Pode parecer estranho a Apple aparecer aqui, mas é que ela fez um “golaço” no mundo open source. Ela tornou o Swift System um projeto open source e com suporte nativo para Linux, tornando a vida de quem precise programar na linguagem mais fácil e prática. Para mais detalhes, temos esse post aqui.

Apple mbp xcode 12 06222020 LP hero.jpg.og

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades bem interessantes! E você aproveita  aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • O programa Multi-Touch Gesture Recognizer Touchégg ganhou uma nova versão depois de 9 anos sem updates, e segundo o dev traz muitas melhorias e correções;
  • O Wine chegou na sua versão 5.18 contando com várias correções de bugs e melhorias no código “por debaixo do capô” e uma das novidades é que agora a compilação do Vulkan shader será usando a nova lib vkd3d-shader. Para mais detalhes confira o nosso post falando sobre.

Por último, tivemos um post bem interessante feito pelo Raul, falando das contribuições do Facebook para o open source, tá bem bacana e você pode conferi-lo aqui.

Com isso chegamos ao fim de mais um  “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que teve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos”  posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.
Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos