Tecnologia

Resumão da Semana #11

Nesta semana agitada no mundo da Tecnologia, chegamos ao nosso décimo primeiro “Resumão da Semana”, sempre trazendo os melhores assuntos do mundo da tecnologia, jogos, hardware, open source e Linux, com credibilidade e confiança que vocês sempre gostam.

Se por acaso  você perdeu a décima edição, pode conferir aqui. Esse Resumão da Semana cobre o período do dia 19 de setembro até o dia 25 de setembro.

Como comentado anteriormente nos outros “Resumões”, pode ser que algumas das notícias aqui apresentadas você já tenha visto “em algum lugar”, talvez tenham aparecido em alguma live (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Bom, bora para as notícias da semana😀.

Mundo Linux, Distros e derivados

Essa semana não tivemos aquela movimentação das distros principais, com relação a lançamentos, patches de segurança ou de novidades. Digamos essa semana foi de “folga” para elas 😅.

Mundo projetos Open Source

Já no no mundo Open Source, alguns projetos ganharam alguns updates e melhorias que chamaram a atenção, e vamos dar aquela “rápida pincelada” aqui.

Começamos com o GNOME, que agora vai agrupar as suas notificações para tornar assim a interface mais fácil e amigável para quem estiver chegando nela. Detalhamos melhor nessa postagem.

Depois tivemos o update do cliente de e-mail Geary, que chega agora na versão 3.38 (igualmente do GNOME), trazendo muitas melhorias e novidades. Como o suporte para plugins e uma melhora na compatibilidade com os servidores de e-mail existentes. Você pode conferir a matéria sobre aqui e também ver como baixa-lo.

E por último, tivemos o lançamento do Mozilla Firefox 81, que traz como grande novidade a possibilidade de controlar a reprodução de áudio e vídeo através das teclas multimídia de um teclado, fone de ouvido ou uma interface de controle de mídia.

Mundo dos Games

No mundo dos Games  tivemos uma semana agitada, vamos assim dizer.

Tivemos mais uma rodada dos jogos “de graça” pela Epic Games, que estarão disponíveis por um tempo ou que ficaram free to play. O jogo grátis por tempo limitado na loja da Epic é de uma franquia famosa, RollerCoaster Tycoon. A versão disponível será a RollerCoaster Tycoon 3 Complete Edition e estará free até o dia 01/10/2020 às 12:00, melhor correr né. 

Como a Epic anuncia quase sempre dois jogos grátis por semana, o outro game é o Rocket League, que agora além de ser exclusivo da Epic Games, será Free to Play. Vale lembrar que até pouco tempo atrás, o game estava na Steam e era multiplataforma, rodando em Linux, Windows e macOS, agora somente no Windows pelo launcher da empresa.

Tivemos também duas notícias bombásticas que deram o que falar nesta semana.

A primeira foi a compra da Bethesda  pela Microsoft, pela “bagatela” de US$7,5 Bilhões. Agora franquias como The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, DOOM, Dishonored, Prey, Quake e Starfield, entre outras, estarão debaixo do “guarda-chuva” da Microsoft Gaming.

Depois, tivemos o anúncio da entrada da Amazon no mercado de games por streaming, através do seu serviço chamado Luna, que entra para concorrer diretamente com Google Stadia, Microsoft xCloud e o NVIDIA GeForce NOW.

Mundo do Hardware

A comunidade Linux teve uma grata notícia essa semana, em relação a “distribuição” do sistema em PCs já prontos. A Lenovo deu mais um passo para isso, e aumentou a sua gama de produtos com Linux já pré-instalados, que agora já conta com 30 modelos que virão com Ubuntu LTS ou Fedora de fábrica.

Mundo Microsoft

Essa foi uma notícia que realmente mexeu com os noticiários de tecnologia. O Microsoft Edge, o navegador da Microsoft baseado no Chromium, virá de forma nativa para Linux ainda em outubro de 2020, aumentando a gama de produtos oferecida no sistema do pinguim pela empresa. Algo que parecia “impossível” está se tornando realidade. Quem sabe um OneDrive e um Office também não apareçam né 😁.

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades bem interessantes! E você aproveita  aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • Todoist traz uma nova forma de você organizar as suas tarefas no Kanban deles, através de cards ao estilo do Trello, novidade bem legal por sinal;
  •  Flameshot, app muito utilizado para captura de telas por quem faz tutoriais e guias de instalação no Linux, ganhou uma nova versão com vários updates e novas funcionalidades, você pode conferir aqui;
  • Se você está procurando um cliente para gerenciar e baixar os seus arquivos torrents, o pessoal do GNOME traz o Fragments para fazer esse “trabalho”. Ele prima em ser simples, mas de fácil manuseio e entendimento do usuário, vale a pena conferir ele;
  • As aplicações para notas e de tarefas vem se tornando cada vez mais populares, e com isso mais programas vêm surgindo para suprir essa demanda. E o Joplin quer ter esse “lugarzinho ao sol”, falamos dele nesta postagem.

Com isso chegamos ao fim de mais um  “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que teve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos”  posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Tecnologia

    Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

    TecnologiaVídeo

    EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil

    Tecnologia

    Domine o CSS Grid Layout com o Penpot