Microsoft Edge Linux
NotíciasSoftwares

Microsoft Edge é lançado oficialmente para Linux em 2020

Depois de uma espera de quase 2 anos para chegar neste ponto, finalmente o Microsoft Edge está lançado de forma oficial para Linux, ainda que na fase “Dev preview channel” (tipo um beta), ele está aí para ser testado e usado.

Quando noticiamos em 06/12/2018, que a Microsoft estava mudando a base do seu navegador e que agora usaria o Chromium, muitas teorias foram formuladas, muitos “torceram o nariz ou rangeram os dentes” (ainda o fazem), mas o Microsoft Edge finalmente poderia vir para Linux.

No final do ano passado (2019), fizemos uma matéria falando que finalmente o Microsoft Edge viria para Linux este ano (2020) em algum momento, mas sem uma data pré-definida pelo time de desenvolvimento do Browser, mas que era pra ficarmos de olho por que seria muito em breve, segundo eles.

Captura de tela de 2020 10 20 15 58 59 2
Site do Diolinux aberto no Microsoft Edge Dev

Bom, o tão aguardado dia chegou e o Microsoft Edge está no Linux. A chegada rendeu postagens nos perfis oficiais da empresa e uma postagem dedicada no blog também. No comunicado, eles destacam o seguinte:

O que esperar do preview
Com o lançamento do nosso preview release, o objetivo é fornecer uma experiência significativa para desenvolvedores que desejam construir e testar seus sites e aplicativos no Linux. Os recursos da plataforma para Web e das ferramentas do desenvolvedor, incluindo os principais procedimentos de core rendering, extensões, DevTools do navegador e recursos de automação para teste, geralmente devem se comportar de maneira consistente com em outras plataformas como macOS e Windows. Alguns recursos e serviços para o usuário final podem ainda não estar totalmente ativados. Em particular, nossa versão inicial oferece suporte apenas a contas locais e não oferece suporte de login no Microsoft Edge por meio de uma conta da Microsoft ou conta AAD, ou recursos que exigem o login (como a sincronização de suas configurações, favoritos, etc.). Esses recursos estarão disponíveis em uma preview futura.”

O que ficou de fora na versão Dev do Microsoft Edge

Podemos comentar primeiro sobre os recursos que ainda não foram implementados nesta versão Dev do Microsoft Edge e que consta nas outras versões (Windows e MacOS).

Começamos com a opção de Login, que te daria a possibilidade de sincronizar os seus favoritos, senhas, barra de favoritos entre outros. Por se tratar de uma versão em desenvolvimento, esse recurso ainda está sendo implementado, segundo o dev Sean Thomas Larkin, responsável pelo “porte” para Linux em resposta para um usuário do Fedora no tweet de anúncio na conta oficial do navegador no Twitter.

Outro recurso que ainda não está presente e que está na “Planilha para se implementada”, é a sincronização das contas, que por hora permite somente a conta local está habilitada.

Recursos disponíveis no Dev Preview

Agora podemos falar dos recursos presentes nesta versão, e que estão nas suas versões para Windows e MacOS.

Se você gosta de usar extensões para dar mais “vida” para o seu navegador, o Edge conta com duas possibilidades para isso. Primeiro utilizando a sua própria loja de extensões e assim usar aquelas pensadas exclusivamente para ele.

Captura de tela de 2020 10 22 17 46 20
Loja de Complementos do próprio Microsoft Edge

A outra forma é utilizando a loja de extensões do Google, visto que o Edge é baseado no Chromium, assim possibilitando a instalação. Vale mencionar que quando você entra na Chrome Web Store, o Edge mostra um pop-up para você perguntando se pretende adicionar extensões fora da loja dele.

Captura de tela de 2020 10 22 17 45 56
Loja de extensões do Google

Você pode ter temas personalizados através da loja do próprio navegador e assim deixar ele com a sua cara. Ainda na parte de personalização, podemos habilitar o “Dark Mode” para todo o navegador, indo em Configurações > Aparência > Tema Padrão, assim mudando para o modo referido.

Captura de tela de 2020 10 22 19 14 14
Local em Configurações para colocar o “Dark Mode”

Para quem gosta de ler, o Microsoft Edge traz o modo de leitura avançada, tendo como opções : preferências de texto; ferramentas gramaticais e preferências de leitura.

Peek 22 10 2020 19 22

Para quem quiser utilizar a barra de títulos com o mesmo tema do sistema, é possível através do botão direito na barra.

Peek 22 10 2020 19 27

Nesta versão Dev do navegador, você pode ajudar o pessoal do Edge para melhorar mais ele. Através de um botão de fácil acesso, você consegue enviar o feedback rapidamente.

Peek 22 10 2020 19 28

Se você quiser ver todas essas novidades em ação, temos o vídeo abaixo mostrando todos os detalhes.

Instalando o Microsoft Edge Dev no Linux

Temos duas formas para fazer isso. Primeiro, podemos ir na forma mais fácil e prática, que é baixar o navegador nos formatos .deb ou .rpm através deste link e assim proceder na instalação da forma habitual. Ou você pode adicionar os repositórios de forma manual via terminal, que por hora está disponível para base Debian/Ubuntu, Fedora e openSUSE.

Instalando no Ubuntu/Debian

Primeiro vamos adicionar os repositórios no sistema, lembrando para usar um comando por vez.

curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | gpg --dearmor > microsoft.gpg
sudo install -o root -g root -m 644 microsoft.gpg /etc/apt/trusted.gpg.d/
sudo sh -c 'echo "deb [arch=amd64] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main" > /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list'
sudo rm microsoft.gpg

Depois basta instalar o Microsoft Edge com o seguinte comando:

sudo apt update && sudo apt install microsoft-edge-dev -y

Instalando no Fedora

Primeiro vamos adicionar os repositórios no sistema:

sudo rpm --import https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc
sudo dnf config-manager --add-repo https://packages.microsoft.com/yumrepos/edge
sudo mv /etc/yum.repos.d/packages.microsoft.com_yumrepos_edge.repo /etc/yum.repos.d/microsoft-edge-dev.repo

Depois instalando de fato:

sudo dnf install microsoft-edge-dev

Instalando no openSUSE

Primeiro vamos adicionar os repositórios no sistema:

sudo rpm --import https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc
sudo zypper ar https://packages.microsoft.com/yumrepos/edge microsoft-edge-dev

Depois vamos para a instalação de fato:

sudo zypper refresh
sudo zypper install microsoft-edge-dev

Depois de fazer esses procedimentos, basta acessar o menu da sua distro e procurar pelo Microsoft Edge Dev e começar a usufruir dele e dar os devidos reports para os devs.

Para maiores informações, você pode consultar o anúncio oficial aqui.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

    Notícias

    Sistema operacional de realidade virtual da Meta é aberto a outros fabricantes

    Notícias

    Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust