Notícias

Veja como ficou o novo Manjaro Application Discovery

O Manjaro se tornou uma empresa e parece estar cada dia mais conseguindo chamar a atenção do público geral para o seu excelente trabalho. Agora chegou a vez de conferirmos como ficou o Manjaro Application Discovery após ter recebido as suas últimas melhorias.

Em fevereiro deste ano noticiamos o lançamento do Manjaro Application Discovery, que seguindo o exemplo de outras distros como o Ubuntu, Fedora e OpenSUSE acabara de criar um local no qual os usuários podem se informar sobre todos os softwares que estão disponíveis nos repositórios da distro mesmo sem ter acesso ao sistema em si.

No momento em que o noticiamos o Manjaro Application Discovery havia acabado de ser lançado, e contava com um banco de dados com informações apenas das aplicações disponíveis nos repositórios oficiais da distro. Ao revisitar o site recentemente pude perceber que a evolução que houve desde o seu lançamento foi enorme, e agora conta com um visual melhorado e muito mais informação.

Conheça o Manjaro Application Discovery

A página inicial do site mostra vários dos softwares mais populares que estão disponíveis para a distribuição, usando tanto banneres quanto ícones. Dentro de cada um desses banneres é exibido um print ou imagem promocional do aplicativo, bem como o nome e uma breve descrição dos mesmos. 

manjaro-application-discovery-home-page
Página inicial do Manjaro Application Discovery

No canto superior direito da página podemos encontrar quatro ícones, sendo eles: Aplicativos, Pacotes, Snaps e Flatpaks, cada um levando para a sua respectiva área dentro do site.

manjaro-application-discovery-applications-page
Página de aplicações.

A página “Aplicativos” mostra em um layout de grade todos os programas com interface gráfica que estão disponíveis para serem instalados através dos repositórios oficiais do sistema. Ao clicar sobre qualquer um desses ícones se abrirá uma nova guia contendo informações mais completas sobre o software, incluindo prints e/ou imagens promocionais, nome completo do software e do pacote, link para o site oficial, comandos para instalação e remoção do programa e um botão para instalar o software facilmente através do Pamac.

manjaro-application-discovery-individual-app-page
Página individual de um app – Firefox.

A página “Pacotes” mostra todos os softwares disponíveis nos repositórios oficiais que não possuem um ícone. Estes softwares em sua maioria são drivers, bibliotecas e softwares técnicos que geralmente não possuem uma interface gráfica.

Ao clicar sobre cada um desses pacotes, de forma similar ao que acontece na página “Aplicativos” em uma nova guia são exibidas imagens e informações complementares de cada software.

manjaro-application-discovery-packages-page
Página de pacotes sem ícones.

Semelhante às anteriores, a página “Snaps” mostra todos os softwares em Snap que estão disponíveis para o Manjaro e podem ser instalados diretamente através do Pamac.

Também é possível clicar sobre cada um desses softwares para conferir imagens e mais informações sobre os mesmos.

pagina-de-snaps
Página de softwares distribuídos em Snap.

Por fim chegamos à página “Flatpaks”, na qual são exibidos todos os softwares em Flatpak que também podem ser instalados diretamente pelo Pamac, o gerenciador de pacotes via interface gráfica do Manjaro.

manjaro-flatpaks-page
Página de softwares distribuidos em flatpak.

No que o novo site do Manjaro é melhor do que os outros?

O Manjaro Application Discovery é um site criado para atender usuários com todos os níveis de conhecimento. Mais do que apenas um banco de dados que faz muito bem o trabalho de tirar as dúvidas sobre os softwares que estão disponíveis para o sistema, este também é um site que claramente visa divulgar o que o mundo Open Source tem de melhor em nível de softwares.

O novo site de aplicações do Manjaro não necessariamente é melhor do que todos os outros, mas podemos dizer que é mais “caprichado” do que o Ubuntu Packages por exemplo, que apesar de funcionar muito bem parece ser um site mais voltado a usuários mais técnicos.

ubuntu-packages
Ubuntu packages.

E é claro que não podemos deixar de lado o fato de que há não muito tempo atrás o Manjaro se tornou uma empresa, e criar um site mais amigável que seja capaz de chamar a atenção e atender muito bem também as pessoas não técnicas é uma ótima forma de divulgar o produto oferecido.

Você já conhecia o Manjaro Application Discovery? O que você pensa sobre a forma com que o site e o próprio Manjaro vem evoluindo nos últimos tempos, especialmente após ter se tornado uma empresa? Mostre-nos o seu ponto de vista nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!