Lançado o Manjaro 20 “Lysia”: confira todas as novidades!

novo manjaro 20

Após dois meses de trabalho árduo, no último domingo (26/04/2020) a equipe de desenvolvimento orgulhosamente anunciou o lançamento do Manjaro 20 “Lysia”.

A nova versão do sistema operacional rolling release¹ baseado no Arch Linux está trazendo três opções oficiais de interface gráfica, sendo elas XFCE, KDE Plasma e GNOME Shell. Além do “Manjaro Architect” que a exemplo do Ubuntu agora suporta o sistema de arquivos ZFS.

¹Rolling Release é um modelo de lançamento de software onde existe apenas uma versão do sistema que é atualizada constantemente.

Novidades na versão XFCE do Manjaro 20 “Lysia”

Segundo a própria equipe de desenvolvimento do Manjaro em seu post de lançamento oficial, poucas distribuições Linux podem se orgulhar de entregar uma experiência com XFCE tão polida e otimizada quanto o Manjaro.

Esta que continua sendo a versão principal do Manjaro está trazendo o XFCE 4.14, e um novo tema chamado “Matcha” que se tornou o padrão do sistema. Para a versão 20 do Manjaro XFCE os desenvolvedores acharam melhor não investir tanto tempo no desenvolvimento de novas funcionalidades, e sim, concentrarem a maior parte de seus esforços na correção de bugs e no polimento da usabilidade.

Não concentrar toda a atenção em novas funcionalidades não significa que o Manjaro 20 XFCE não esteja trazendo nada de novo. Agora, os usuários poderão contar com o “Display Profiles”, recurso que é capaz de salvar um ou mais padrões de configuração de monitores, sendo que, um desses padrões poderá ser selecionado para ser aplicado automaticamente toda vez que um novo monitor for conectado.

O que há de novo na edição com KDE Plasma?

Não ser a versão principal não significa que a edição com KDE Plasma tenha recebido menos atenção do que merece!

A equipe de desenvolvimento focou em fazer do Manjaro 20 KDE Plasma uma experiência única, com características que podem ser encontradas apenas no Manjaro. Esta edição traz um “look-and-feel” que foi completamente redesenhado no início deste ano (2020) com mudanças nas variações clara e escura do tema “Breath2”, na animação de inicialização do sistema, perfis personalizados do emulador de terminal “Konsole”, entre outros.

O menu “Plasma Simplemenu” agora vem pré-instalado, sendo oferecido como uma alternativa ao “Kickoff” que é o menu padrão do Manjaro 20 KDE.

Quanto às aplicações instaladas no sistema, o Manjaro 20 está trazendo o KDE Apps na versão 20.04. Segundo os desenvolvedores, o objetivo do Manjaro KDE é ser um sistema versátil e elegante, preparado para as necessidades diárias dos usuários.

Manjaro 20 com GNOME Shell

Esta edição do Manjaro traz a versão 3.36 do GNOME Shell, com várias novidades como por exemplo:

  • Novo design unificado das caixas de diálogo;
  • Melhorias nos controles por gestos através do touchpad;
  • Opção de visualizar a senha que está sendo digitada;
  • Nvidia Offloading, que permite iniciar um aplicativo com a GPU Nvidia enquanto o restante do sistema roda sob o vídeo integrado da Intel em notebooks híbridos;
  • Nova tela de login.

Entre outras novidades que você pode conferir neste artigo.

As extensões do GNOME agora podem ser gerenciadas por uma nova aplicação chamada Gnome Extensions (ou Extensões caso o seu sistema esteja em português), pela qual elas podem ser atualizadas, configuradas, ativadas/desativadas ou removidas.

Falando sobre personalização, o wallpaper padrão altera a sua cor dependendo da hora, ficando mais claro durante o dia e mais escuro a noite. Uma funcionalidade que pode ser de grande ajuda para que seus “olhinhos de noite serena” não sejam prejudicados pela alta luminosidade da tela. 😄

Por fim, o ZSH é o novo interpretador de comandos padrão do Manjaro 20 com GNOME Shell.

Outras novidades

Conforme relatamos neste artigo, o Pamac agora suporta a instalação de aplicações nos formatos Snap e Flatpak, e na versão 20 traz essa funcionalidade ativada por padrão. Além do fato que o Pamac é capaz de trabalhar com pacotes com e sem ícones dos repositórios principais, e também o AUR.

A GNOME Software, padrão do projeto GNOME está disponível nos repositórios do sistema e pode ser instalada em qualquer uma das edições, traz uma funcionalidade semelhante, oferecendo suporte a snaps e flatpaks além das aplicações dos repositórios principais.

Se você gosta de ter em seu computador os softwares nas últimas versões disponíveis, ficará feliz em saber que o Manjaro 20 está trazendo o Kernel Linux na versão 5.6, e todos os drivers nas últimas versões disponíveis.

Está curioso para testar esta nova versão do Manjaro? Ou já é usuário do sistema e está tirando proveito de todas as novidades presentes na nova versão? Conte-nos mais sobre as suas experiências com o Manjaro nos comentários abaixo! 😁

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Isso é tudo pessoal! 😉

Talvez Você Também Goste