manjaro catalogo
NotíciasArch Linux

Manjaro lança página de busca de softwares com design moderno e intuitivo

Todas as principais distribuições Linux, como Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, e várias outras, possuem páginas em seus sites oficiais dedicadas a consulta de pacotes. Estas páginas permitem que os usuários possam consultar nomes e versões de pacotes que estão disponíveis nos repositórios oficiais da distro, sem que seja necessário instalar o sistema.  

É uma funcionalidade que ajuda bastante, e poupa muito trabalho em várias situações, como por exemplo, quando estamos pesquisando sobre qual é a distro que poderá melhor nos atender. Todavia, muitas vezes esses sites não possuem um visual bem acabado e atrativo, especialmente a usuários leigos. São páginas criadas para serem funcionais, mas não necessariamente bonitas ou intuitivas.  

Podemos perceber que o Manjaro vem cada vez mais investindo em tornar-se um sistema mais viável para o maior número possível de usuários, dos mais variados níveis de conhecimento. A mais recente investida nesse quesito é justamente o Manjaro Application Discovery, que visa entregar aos usuários uma página com um visual moderno e simplificado para que estes possam consultar todos os softwares disponíveis para a distro.  

Discovery foi recém aberto ao público, ainda está sofrendo algumas modificações, e é provavelmente por este motivo que algumas funcionalidades importantes ainda estão faltando. No dia em que este artigo está sendo escrito (10/02/2020), ainda não há a possibilidade de encontrar pacotes que não possuam ícones, e também não estão disponíveis algumas informações como tamanho e versão dos softwares.  

Print 15 26 53 1

Até o momento em que este artigo está sendo escrito, o banco de dados do site não conta com os softwares disponíveis em Snap, Flatpak ou no AUR. Os pacotes são exibidos em um layout de grade, com uma breve descrição e o link para o site oficial de cada software.  

Já comentamos várias vezes aqui no blog, e até mesmo no nosso canal no YouTube, sobre o quão importante é o marketing para o sucesso de um produto. O novo site que está sendo lançado pelo Manjaro não é exatamente uma propaganda na sua forma mais tradicional, mas não deixa de ser uma forma de atrair a atenção dos usuários menos técnicos. Conforme já pudemos conferir com a adição do suporte a Snaps e Flatpaks no Pamac, o Manjaro sem dúvidas está dando passos importantes na direção de criar todo um ecossistema que facilite o uso, e seja atrativo aos usuários “comuns”.  

E você, o quê pensa sobre as novidades apresentadas pelo Manjaro nos últimos dias? Diga-nos a sua opinião nos comentários abaixo!  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!