TutoriaisFedora

Como utilizar a Plank com zoom nos ícones no Fedora

Por padrão, a versão da dock “Plank” presente nos repositórios oficiais do Fedora não possui a funcionalidade de zoom nos ícones. Tal fato é bem justificado, esse efeito de zoom nos ícones foi desenvolvido e patenteado pela Apple, de forma que incluí-lo nos repositórios oficiais seria potencialmente um grande problema legal para o Fedora.  

Já faz algum tempo desde que estamos acompanhando a disputa judicial entre Oracle e Google, e isso nos mostra que realmente não é uma boa ideia brincar com coisas como direitos autorais, propriedade intelectual e patentes.  

Mesmo assim a comunidade encontrou uma forma de poder utilizar uma dock com tal funcionalidade no Fedora, utilizando os repositórios COPR. Esses repositórios são mantidos por membros da comunidade, basicamente por quem quiser, e não estão diretamente ligados à Red Hat ou ao Fedora, de forma que a empresa não é responsável pelo conteúdo contido nos mesmos.  

Como fazer?

Primeiramente vamos adicionar o COPR “gqman69/plank”, no qual está presente a Plank com a funcionalidade que estamos procurando. Para fazê-lo, simplesmente rode o comando abaixo no seu terminal:  

sudo dnf copr enable gqman69/plank

Caso você já tenha instalado a Plank do repositório oficial anteriormente, agora é a hora de removê-la, o quê pode ser feito via interface gráfica através do DNFDragora (como já ensinamos neste artigo), ou com o comando abaixo:  

sudo dnf remove plank

 Caso você precise instalar o DNFDragora, o comando é o seguinte:  

sudo dnf install dnfdragora

Se você já removeu, ou nem mesmo havia instalado a Plank anteriormente, vamos ao próximo passo que é instalar a versão do COPR que acabamos de adicionar. Mais uma vez o procedimento pode ser feito via interface gráfica através do DNFDragora.  

Para isso, abra o DNFDragora e pesquise por “plank”. Conforme mostrado na imagem abaixo, certifique-se de que você encontrou o pacote “plank” proveniente do repositório COPR. Uma vez encontrado, instale-o.

IMG01 2

Caso prefira, você também pode instalar a versão “correta” da Plank via terminal.

Segue o comando:  

sudo dnf install plank-0.11.4-99.fc31.x86_64

Feito isso, tudo o que precisamos fazer agora é adicionar o pacote “plank” à lista dos pacotes que são ignorados durante as atualizações do sistema. Caso isso não seja feito, toda vez ao atualizar o sistema o Plank será automaticamente atualizado para a versão do repositório oficial, que não possui o efeito de zoom nos ícones.   Já publicamos um artigo no qual ensinamos a executar tal procedimento, então basta seguir o tutorial adicionando o pacote “plank” aos que não serão atualizados.  

Obs.: Os repositórios copr assim como os PPAs são repositórios que podem ser criados e mantidos por qualquer pessoa que tenha o conhecimento necessário para fazê-lo. Tanto nós do Diolinux, quanto a equipe do próprio Fedora não podemos garantir a segurança ou o funcionamento de qualquer copr. Use por sua conta e risco!  

Gostaria de deixar agradecimentos especiais ao Leandro Ramos que contribuiu grandemente com a criação deste conteúdo. Isso é tudo pessoal! 😉

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!