Notícias

Microsoft e IBM declaram apoio a Google na polêmica disputa contra a Oracle

O Google ganhou novos aliados na batalha de longa data que está tendo contra a Oracle, que em 2010 processou a gigante das pesquisas por ter utilizado no Android, sem a devida autorização, linhas de código relacionadas ao Java.  

Conforme relatamos neste artigo, a disputa entre Oracle e Google que já vem se arrastando desde 2010 deve chegar ao seu fim ainda neste ano (2020). Recentemente as gigantes Microsoft e IBM (que no ano passado comprou a Red Hat por alguns bilhões de dólares) declararam total apoio à Google.  

Segundo experts, uma vitória da Oracle poderia prejudicar toda a indústria de desenvolvimento de softwares, permitindo que empresas proprietárias de várias ferramentas básicas para desenvolvimento protejam as mesmas com copyright. Por esse e outros motivos é que a Microsoft e a IBM emitiram documentos de 40 e 51 páginas respectivamente, declarando-se oficialmente a favor do Google nesta causa.  

Conforme relatamos no artigo anterior que publicamos sobre o assunto, a Oracle tem solicitado a corte que rejeite os “contínuos esforços do Google em evitar a responsabilidade por ter copiado as suas inovações”. A Oracle tem ganhado cada vez menos apoio de outras grandes companhias do mundo da tecnologia, embora no ano passado tenha ganhado o apoio oficial do General Noel Francisco, um membro da procuradoria do presidente dos E.U.A., Donald Trump.  

O processo que já vem se arrastando a quase dez anos, por várias vezes já deu ganho de causa para ambas as partes, mas agora que a causa chegou à Suprema Corte, é a última chance que as empresas terão para provar o seu lado. Por fim, a decisão que será tomada pela corte neste fim de processo não se tratará apenas deste caso em particular, mas a pergunta que será realmente respondida é se softwares como a API da Oracle realmente pode ser protegidos por copyright.

Se a disputa terminar favorável ao Google, o processo estará efetivamente encerrado. Mas se a decisão for tomada em favor da Oracle, o próximo passo será decidir o quanto o Google deverá pagar para suprir os danos causados à Oracle.  

Agora chegou a vez de você, caro leitor, deixar a sua opinião sobre essa polêmica questão. Quem você acredita estar certo nessa disputa? E por quê? Deixe o seu ponto de vista nos comentários abaixo! 😁  

Amanhã publicaremos um artigo falando sobre como tal requisição por parte da Oracle pode ter influenciado em algumas decisões de Linus Torvalds em relação ao Kernel Linux. Então, fique ligado!  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!