diolinux recurso do wordpress 6.6
Wordpress

WordPress 6.6 chega repleto de refinamentos 

Finalmente o WordPress 6.6, apelidado de “Dorsey” chegou! Ele traz uma série de melhorias muito interessantes para profissionais que lidam com sites de todos os tamanhos, prometendo facilitar ainda mais a experiência de construção e gerenciamento de sites.  Vamos conferir juntos alguns dos principais recursos desta nova versão que está muito promissora. 

Principais recursos do WordPress 6.6 

A versão estável do WordPress 6.6 foi lançada em 16 de julho, contando com um total de 462 correções de bugs, além de diversas melhorias no código base e refinamentos em recursos já existentes. 

Alguns dos pontos que valem a pena serem destacados nesta versão são: 

  • Novas opções para temas de blocos: agora é possível criar conjuntos de cores ou fontes, multiplicando as combinações de design em um único tema. 
  • Melhores previsões rápidas de páginas: uma nova disposição lado a lado no Editor de Site permite visualizar facilmente todas as páginas e, uma prévia de uma página selecionada. 
  • Personalização de conteúdo em padrões sincronizados: agora podemos fazer alterações de conteúdo em cada instância de um padrão sincronizado, mantendo um estilo consistente e garantindo muito mais flexibilidade na criação de conteúdo. 
  • Melhorias de desempenho: incluem a remoção de chamadas WP_Theme_JSON redundantes, desativação de autoload para grandes opções e eliminação de dependências de polyfill desnecessárias. 
  • Melhorias de acessibilidade: esta versão traz mais de 58 correções e aprimoramentos de acessibilidade, focando em aspectos fundamentais da experiência WordPress. 

API Block Bindings e padrões sincronizados 

Este sem dúvida é um dos pontos altos dessa versão! Os Padrões Sincronizados, agora oferecem ainda mais flexibilidade na criação de designs personalizados, com novas opções de estilos e variações.  

Agora, times de edição e design podem explorar uma gama ainda mais ampla de visuais sem a necessidade de configurações complexas ou ferramentas externas, para criar temas que se manterão consistentes visualmente ao longo de todo o site. 

A API Block Bindings evoluiu, permitindo criar facilmente padrões com uma estrutura base, essa estrutura pode ser personalizada globalmente, e as alterações se propagam automaticamente para todas as ocorrências daquele padrão. 

No entanto, a grande novidade é que agora é possível substituir partes do conteúdo dentro de cada instância individual do padrão. Isso significa que você pode manter a estrutura geral do padrão e ao mesmo tempo, adaptar o conteúdo de cada ocorrência às necessidades específicas de cada página ou seção do seu site. 

Um ponto importante que quem deseja explorar este recurso precisa ficar atento é que as substituições de padrão por serem uma implementação da API Block Bindings, consegue substituir apenas os blocos suportados por ela: Título, Parágrafo, Imagem e Botões. 

Mais segurança e previsibilidade na atualização 

Outro recurso importante que promete dar mais tranquilidade, principalmente para projetos complexos que utilizam muitos plugins e ferramentas externas são as “atualizações de plugins com rollback automático”. Apesar do nome pomposo, seu funcionamento é bem fácil de entender: a partir da versão 6.6 as atualizações automáticas de plugins agora contam com segurança extra, porque podem desfazer as atualizações automaticamente em caso de falhas. 

Em nossos projetos hospedados na Hostinger, já contamos com um recurso similar graças ao HPanel, onde podemos criar backups automáticos das instalações do WordPress e recuperar uma versão anterior do website em caso de problemas na atualização de plugins ou até mesmo do próprio WordPress.  

Para quem gerencia diversos sites, um outro recurso que considero muito útil no HPanel é que a gestão de plugins permite que você veja detalhes sobre os plugins e temas instalados em cada site, podendo tomar diversas ações diretamente no HPanel para atualizar, ativar, desativar ou remover recursos com poucos cliques. 

Um salto no desempenho do seu site? 

Não podemos deixar de citar que a mais recente versão do WordPress, também trouxe consigo uma série de otimizações que prometem deixar seu site ainda mais rápido e responsivo. Uma das principais novidades é a redução significativa de chamadas desnecessárias ao arquivo WP_Theme_JSON, o que vai agilizar o carregamento das páginas. Além disso, a equipe de desenvolvimento do WordPress divulgou que trabalhou bastante na otimização do carregamento de opções de configuração, eliminando a necessidade de carregar automaticamente opções muito grandes.  

Outra melhoria importante é a remoção de dependências extras, o que torna o código do WordPress mais enxuto e eficiente. O carregamento de imagens embarcadas em posts também foi otimizado, com a implementação de um sistema de carregamento sob demanda. Essa funcionalidade garante que as imagens sejam carregadas apenas quando o usuário rolar a página até elas, evitando que o carregamento inicial do site seja prejudicado.  

Para finalizar este tópico sobre desempenho, o WordPress 6.6 introduziu a diretiva data-wp-on-async, que segundo os desenvolvedores acelerou em 40% o carregamento de templates no editor, proporcionando uma experiência de edição mais fluida e rápida. 

Conclusão 

Se você ainda não atualizou para o WordPress 6.6, recomendamos que o faça para aproveitar todas as novas funcionalidades. E se você quiser conhecer ainda mais sobre o WordPress 6.6 recomendo ler as notas oficiais de lançamento e se você for um desenvolvedor, pode se interessar em ler as dev-notes com detalhes sobre as mudanças no código do projeto.  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
224 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos