Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Nessa semana a gente tem ótimas notícias pros usuários de Ubuntu, e mais novidades para quem está ansioso para o lançamento do Cosmic. Fãs do Fedora e do GNOME agora contam com um passo além para o fim do Xorg e mais!
Rode Linux no seu iPhone
A gente sabe que o Linux é uma tecnologia extremamente poderosa e está presente na grande maioria dos dispositivos, mas um lugar que a gente definitivamente a gente não imaginaria ver rodando, é no iPhone. Desde que a Apple abriu a App Store para emuladores de jogos, a gente tem visto uma série de novos aplicativos chegando ao sistema, e outros sendo barrados por vários motivos.
Um dos que tentaram foi o UTM SE, um aplicativo para emular sistemas operacionais, que já existe no macOS, e dava para rodar no iPhone, mas por um processo nada amigável. O objetivo era poder emular sistemas antigos, como Windows 95 e Mac OS 9, para jogar jogos retrôs de PC, mas a Apple chegou a barrar mais de uma vez, alegando que só poderia aprovar emuladores de consoles.

Depois de muita briga, e ameaça da União Europeia, parece que a Apple retrocedeu, e agora o UTM SE está disponível na App Store. Só que além de permitir rodar esses sistemas operacionais antigos, você também consegue rodar um Debian, Arch Linux ou outras distribuições Linux, e usar eles para literalmente qualquer coisa, já que é o sistema operacional completo rodando por ali.
Mas não espere que isso vá rodar bem em dispositivos mais antigos, ou que você vá conseguir rodar aplicações com interface gráfica pesadas, porque afinal ainda estamos falando de um smartphone.
Fim do Xorg no Fedora
Recentemente, o GNOME 47 chegou no estágio alfa, e algumas novidades foram pontuadas. Uma das mais bacanas é que finalmente teremos suporte para accent color no GNOME de maneira nativa, e você vai finalmente poder mudar aquele azul do tema Adwaita para qualquer outra cor que desejar.
Outra novidade por trás dos panos no GNOME 47, é que agora será possível utilizar a interface gráfica sem nenhum suporte para Xorg. É bem provável que a gente não veja isso na prática tão cedo, mas para as distribuições que não quiserem distribuir NADA relacionado ao Xorg, nem mesmo a camada de compatibilidade XWayland, já será possível.
E nesse caminho de abandonar o Xorg, temos o Fedora 41, que será a primeira versão do sistema a não trazer o Xorg como uma opção logo de fábrica. Ao instalar o Fedora Workstation 41, a sua única opção para fazer login será o Wayland, independente se estiver utilizando AMD, Intel ou NVIDIA. Mas é claro, que para quem estiver fazendo atualização do 40 para o 41, o Xorg continuará instalado normalmente, ou para quem quiser usar o Xorg independente disso, ainda será possível instalar os pacotes pelo repositório do Fedora, mas agora será um pouquinho mais trabalhoso do que atualmente.
AppCenter do Ubuntu agora instala .deb
Há alguns dias mostramos maneiras de instalar um pacote .deb. O grande motivo era o Ubuntu, que até então não permitia instalar essas aplicações via interface gráfica, já que a nova loja não contava com suporte para isso. Finalmente mudou, a loja foi atualizada, e agora ela traz o suporte para instalar aplicativos .deb baixados da internet!

Apesar dela permitir a instalação, ela ainda não deixa filtrar todas as aplicações que você instalou dessa maneira, e também não permite desinstalar o aplicativo. Então se você instalou algo e se arrependeu, ao menos no Ubuntu, precisará usar o terminal para remover esse aplicativo. Ou utilizar qualquer uma das alternativas que mostramos.
Novidades do Cosmic
A equipe de desenvolvimento do novo Cosmic do Pop!_OS, revelou que existem apenas 20 issues para serem resolvidas antes do lançamento do alfa, então realmente estamos muito perto de ver o lançamento geral! Mas, além disso, mais pontos da interface foram polidos antes do alfa:
Agora, as janelas inativas terão uma estilização diferente na barra de título, o que deixará muito mais claro para o usuário qual é a janela que está em foco. Para quem depende de atalhos de teclado, a área de atalhos customizados está pronta, e você poderá criar todos os atalhos que precisar!
A funcionalidade de trocar de janelas utilizando super + tab, ou alt + tab foi implementada, e agora será mais fácil alterar entre as aplicações abertas. Se você tem muitos aplicativos e applets no seu painel, agora não vai mais ficar uma bagunça, já que os aplicativos que não couberem, ficarão num menu flutuante que aparecerá ao passar com o mouse nos 3 pontinhos.

Para quem gosta de jogos, também foram corrigidos alguns bugs como problemas ao minimizar, jogos que travavam quando a janela perdia o foco, e cursores invisíveis nos jogos.
Algo que a System76 também fez questão de mostrar, é como a comunidade do Cosmic está crescendo. Várias contribuições foram feitas pela comunidade, tanto para resolver bugs, tipo os ícones que não estavam aparecendo, como para adicionar novas features, tipo a possibilidade de alterar o tempo para a repetição de teclas acontecer.
Além disso, novos aplicativos estão sendo desenvolvidos pensados para o Cosmic, como um aplicativo de color picker, um de sons ambientes, inspirado no Blanket, e até um aplicativo para gerenciar o seu armazenamento local. Infelizmente eles não deram uma data concreta para o lançamento do Cosmic, mas ao que tudo indica, será ainda esse mês. Vamos aguardar!
A vida de quem curte mods e Linux ficou melhor
Curte adicionar mods nos seus jogos? Até pouco tempo atrás, fazer isso no Linux não era das experiências mais tranquilas, mas parece que isso tem data para acabar. Isso porque a Nexus Mods, uma das maiores comunidades do assunto, anunciou um novo aplicativo para utilizar os mods, que contará com versão para Linux.
Antes que você fique super empolgado, o aplicativo continua em estágio alfa, e no momento só conta com suporte para o Stardew Valley e Cyberpunk 2077, mas outros jogos serão adicionados no futuro, conforme o desenvolvimento da aplicação for avançando.
Jogo em promoção da semana
E falando em jogos, segue uma recomendação de jogo que está na promoção no Steam, mesmo após o fim da Promoção de Férias!
Toem é um jogo onde você precisa partir em uma expedição e utilizar do seu olhar fotográfico para desvendar os mistérios desse mundo mágico. Esse jogo tem uma estética única, é todo desenhado à mão e em branco e preto, dando um charme a mais.

Toem está com 80% de desconto no Steam, custando 10 reais, e conta com versão nativa para Windows, macOS e Linux, o que significa que você só precisa baixar e jogar, sem se preocupar com nada.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!