Vídeo

Windows Longhorn – Conheça o sistema que nunca existiu!

Na primeira década dos anos 2000 a Microsoft lançou três sistemas operacionais para desktop, algo que não ocorre mais com tanta frequência assim, entretanto, houve um quarto, o Windows Longhorn, o sistema que nunca foi lançado, mas que em suas apresentações, demonstrou ter a base do design do Windows Vista e consequentemente, do Windows 7. No vídeo de hoje, demonstramos como poderia ter sido o Windows Longhorn em uma versão modificada do Windows 7 que apresenta tudo o que a Microsoft demonstrou sobre o sistema que não existiu!

A origem do Windows Longhorn

No início dos anos 2000, Steve Ballmer substituiu Bill Gates no cargo de CEO da Microsoft e em 2001, foi lançado o Windows XP, projetado ainda sob a liderança de Gates. Com um novo CEO, a empresa começou a planejar como seria o próximo sistema operacional, denominado Windows Longhorn, que evoluiu as bases do design frutiger aero, em voga na época, sendo considerado bonito e moderno até hoje em dia.

Programado para ser lançado por volta do final de 2003, o Windows Longhorn seria uma versão intermediária entre o Windows XP e a pŕoxima grande edição do Windows, entretanto, devido a atrasos, a Microsoft optou por lançar mais atualizações de segurança para fazer o Windows XP durar mais um pouco e incorporou as tecnologias do Longhorn ao Vista. Ironicamente, o Windows Vista não caiu no gosto do público e ele acabou sendo um intermediário entre o XP e o 7, semelhante ao que pretendia-se com o Longhorn.

O que o Windows Longhorn apresentava de novo?

Como para este vídeo utilizamos uma versão do Windows 7 modificada para se parecer com o que seria o Windows Longhorn de acordo com o que era apresentado na época, algumas coisas podem não estar exatamente como deveriam, caso o sistema tivesse sido lançado. De qualquer maneira, temos um pedaço vivo da história, que demonstra o caminho seguido durante o desenvolvimento da interface Aero da Microsoft, que culminou no Windows 7.

Logo de cara, percebemos que na época, as tendências eram bem diferentes de agora, a interface ocupava muito espaço com um menu fixo de widgets, que aparecia mesmo quando com janelas abertas em tela cheia, além de barras e menus muito grandes em aplicativos nativos, como o Windows Explorer, deixando pouco espaço de tela para o usuário trabalhar.

Mesmo com um design pouco funcional quando comparado aos sucessores, o Windows Longhorn apresenta um aspecto futurista em voga na época, que é bonito até hoje, apesar de transmitir uma sensação de “futuro do passado”. Os efeitos de sombra, transparência e o aspecto de “vidro fosco” da interface gráfica, enchem os olhos, principalmente em conjunto com os papéis de parede animados, funcionalidade que era prometida para o sistema naquele tempo, mas que nunca chegou oficialmente em nenhuma edição do Windows.

Assista ao vídeo até o final para conhecer mais sobre o Windows Longhorn e ver como teria sido caso a Microsoft tivesse seguido em frente com o projeto. Você conhecia o Windows Longhorn? Já instalou algum tema no Windows XP na época, para deixar o design do sistema mais parecido com o do Longhorn? Conte-nos nos comentários e interaja com a comunidade Diolinux!

Inscreva-se no canal Diolinux Labs para ver mais vídeos como este, onde testamos diferentes sistemas operacionais e expressamos nossas impressões, além disso, por lá você encontra notícias, tutoriais, reviews, unboxings e muito mais!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!