Vídeo

Com o fim do Windows 10, chegou a hora de migrar para o Linux?

Recentemente a Microsoft terminou de vez o suporte para o Windows 7 e o Windows 8.1 e agora bate o primeiro prego no caixão do Windows 10, pois não venderá mais licenças novas do sistema, apesar de que as atualizações continuarão pelo menos até 2025. Talvez você, assim como alguns membros da equipe Diolinux, possui e utiliza o Windows 10, portanto temos um tempo definido para decidir o que fazer com o sistema operacional. Será que chegou a hora de migrar para o Linux?

Na verdade, designar “o Linux” como um sistema operacional é algo equivocado, pois Linux é o Kernel, ou seja, o núcleo, a grosso modo, é ele que faz a comunicação entre a sua máquina e os softwares que aparecem na sua tela. O Kernel Linux é utilizado por inúmeros sistemas operacionais, dentre eles, o Android, o Ubuntu, o Pop!_OS, o Linux Mint, o Manjaro, o Arch Linux, dentre tantos outros.

No vídeo de hoje você vai entender porque deveria dar uma chance para migrar para o Linux, afinal, existem muitas opções, para todos os gostos, e provavelmente, você só utiliza o sistema operacional da Microsoft pelo costume, ou por ser o que veio com seu computador.

Por que migrar para o Linux?

Apesar de o Windows 11 ser um bom sistema, ele possui algumas travas para a maioria dos computadores lançados antes de 2017, na verdade, cada geração do Windows que passa deixa uma grande leva de computadores órfãos, enquanto a comunidade Linux sempre oferece opções viáveis para qualquer computador mais antigo. Inclusive, com os sistemas Linux mais populares e parecidos com o Windows, como o Zorin OS e o Linux Mint, mesmo computadores com mais de 10 anos podem funcionar normalmente, desde que tenham arquitetura 64 bit, dessa forma, fica muito menos urgente trocar de equipamento. 

Provavelmente estamos no melhor momento da história do pinguim, pois além de termos opções para todos os tipos de usuários, os sistemas Linux estão recebendo um grande investimento da indústria da computação, tornando-se compatíveis com a maioria dos programas e jogos do Windows, através de camadas de compatibilidade como o Wine e o Proton, além disso, cada vez mais softwares possuem versões para Linux ou alternativas equivalentes.

Entretanto é recomendável que essa transição seja feita com calma para não causar nenhum choque, afinal ainda existem algumas coisas muito específicas que não dá para fazer pelo Linux, como executar algum software feito para alguma empresa, que não conseguiu funcionar corretamente com o Wine, ou jogar algum determinado jogo que possui alguma incompatibilidade ou bloqueio para sistemas Linux, como o que faz o sistema anti cheat do Valorant.

Você pode ir testando alguma distro Linux que te interessa com uma máquina virtual, mas lembre-se que o desempenho não será o mesmo que quando o sistema está instalado nativamente no computador, ou então pode optar por não abandonar o Windows completamente, mantendo dois (ou mais) sistemas em uma mesma máquina, utilizando dual boot.

Durante seus testes com alguma distro Linux, pesquise todos os softwares que você vai precisar e possíveis alternativas para eles. Temos um quadro no canal Diolinux onde mostramos todo tipo de app, este pode ser um bom ponto de partida. Lembre-se de que é besteira ser seguidor cego de alguma empresa ou marca específica, afinal, softwares são ferramentas e devem te servir, não o contrário.

Sendo assim, evite polarizações em “time Windows”, “time Linux”, ou “time macOS”, todos são boas ferramentas e se quiser, você pode utilizá-los todos no mesmo computador, sem ser traidor de movimento algum. Nem mesmo as próprias marcas se dão essa importância, existem inúmeros relatos de funcionários que utilizam algum sistema concorrente para realizar alguma tarefa.

Migrar para o Linux pode ser divertido e prazeroso, afinal é um mundo de descobertas que se abrirá diante de você. Sendo assim, é importante ter a mente aberta, tal como uma criança com um brinquedo novo, esqueça a forma como você acha que deveriam ser as coisas, saia da sua zona de conforto, supere a frustração de enfrentar o diferente, isso pode te ajudar até mesmo em outros aspectos da sua vida. 

Conhecer vários sistemas operacionais pode te ajudar a ter mais plasticidade na hora de resolver seus problemas, afinal para quem só sabe usar o martelo, todo problema é um prego. Que tal começar sua jornada pelo Linux conhecendo três boas distros para quem está vindo do Windows?

Existe toda uma comunidade em torno do Linux que está disposta a te ajudar e um bom lugar para você conhecer essas pessoas é o nosso fórum Diolinux Plus, que possui uma administração sólida para manter o ambiente seguro e saudável para quem ama a tecnologia e cultiva o pinguim no coração e no computador.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!