VídeoNotícias

Threads permitirá apagar conta, Mastodon melhora a exposição de postagens

No Diolinux News de hoje, conheça o software para utilizar celular Android como webcam, o tradutor do Firefox, novas funcionalidades no Mastodon e no Threads, mais mudanças na política de preços da Unity, e um sistema que transforma seu computador num videogame.

Android 14 webcam

A funcionalidade do Continuity Camera deixará de ser exclusiva da Apple. Ela permite utilizar a câmera do iPhone como webcam no PC, oferecendo qualidade superior à maioria das webcans. O Android 14 terá algo similar, compatível com Windows, macOS e Linux, sem precisar baixar nenhuma aplicação.

Diferente da alternativa da Apple, ele exige conexão via cabo, utilizando o protocolo UVC, seu computador enxergará o smartphone como um dispositivo de vídeo. Dessa maneira você pode utilizar a câmera do celular para gravar vídeos ou entrar em uma reunião em qualquer serviço.

No momento, essa funcionalidade está disponível apenas no Android 14 QPR1 Beta 1, exclusivo da linha Pixel, do Google, mas quando chegar à versão estável, ficará disponível a todos os dispositivos que cumprirem os requisitos mínimos.

Threads deixará apagar conta

Threads, alternativa da Meta para o TwitterX, é uma rede social vinculada ao Instagram, para deletar a sua conta por completo, é necessário também apagar sua conta do Instagram, ou apenas desativar. Para outros usuários o resultado é o mesmo, mas para a empresa, a sua conta ainda existe. Agora, o Threads está trabalhando na possibilidade de apagar apenas a conta do Threads, mas esse recurso só deve chegar em dezembro.

Mastodon 4.2

Outra alternativa à rede social do Elon Musk, Mastodon, rede social descentralizada com código aberto, chegou na versão 4.2 com uma grande novidade: a busca da plataforma foi completamente redesenhada.

Segundo o CEO, se inspiraram no aplicativo Ivory, um cliente Mastodon exclusivo para Apple. Você pode pesquisar por posts específicos, além disso, conforme digita na caixa de busca, um pop-up mostra algumas ações rápidas, como ir para uma hashtag, perfil, e até mesmo adicionar alguns filtros como mídia ou enquete. Agora, interface web deixa mais claro quando um post faz parte de uma thread, o preview dos links foi aprimorado e as imagens não ficam cortadas. Para aproveitar essas novidades, basta que o administrador do seu servidor faça a atualização.

GNOME 45

O GNOME 45 está entre nós, com uma série de novidades. O botão de atividades evoluiu, no lugar de um simples texto escrito “Atividades”, ele mostra quantos ambientes de trabalho estão abertos, e em qual você está no momento.

Você também pode controlar a iluminação do seu teclado pelo menu da direita, quando houver suporte. O Nautilus ganhou um redesign, além disso, alguns aplicativos novos integraram a stack do GNOME. Nenhuma extensão desenvolvida até agora funciona no GNOME 45, sendo necessário portar manualmente para a nova versão, mas existe uma série de tutoriais sobre como fazer isso.

Para ter o GNOME 45, você depende da disponibilidade da sua distro.

Tradutor no Firefox

Algo presente no Google Chrome que faz muita falta no Firefox, é uma opção nativa para traduzir páginas escritas em outros idiomas. O problema é que no Chrome, todo o texto é enviado para os servidores do Google, não sendo a melhor opção para os mais preocupados com privacidade.

Não temos mais este problema, o Firefox 118 ganhou uma ferramenta de tradução privada. Ela não é tão rápida quanto no Google Chrome, mas por uma boa causa: toda a tradução será feita no próprio computador do usuário. 

Unity volta atrás

A Unity pediu desculpas por toda a confusão causada pela mudança na política de taxas, trazendo algumas mudanças. Os jogos já lançados com a Unity não estarão sujeitos a essa nova política, a meos que atualizem o motor. Então não há mais risco dos jogos já feitos na Unity precisarem serem removidos das lojas.

Os valores também mudaram, agora a cobrança não é sobre cada download, mas sim em “primeiros engajamentos”, que segundo eles, significa o momento em que um usuário identificável compra, baixa ou interage de forma legítima com um jogo pela primeira vez.

ChimeraOS 44

Chimera OS, uma distribuição Linux focada nos gamers, chega à versão 44. Ele tem um foco um pouco diferente do padrão, mirando ser uma opção para os “couch gamers”, ou seja, basicamente uma alternativa para consoles, onde você pode só sentar e jogar.

Além do kernel e drivers mesa atualizado, o Chimera OS 44 traz um swapfile dinâmico, que pode melhorar o desempenho em diversos jogos. Ele também recebeu melhorias no OpenGamepadUI, uma interface pensada para ser usada com controles, similar ao gaming mode do SteamOS.

SteamVR 2.0

A interface do SteamVR 2.0 foi renovada, se parecendo uma versão adaptada para VR da interface do Steam Deck. Além disso, eles adicionaram grande parte das novidades do Steam e Steam Deck no SteamVR também, assim como integraram o Steam Chat e Voice Chat na interface. Para testar, você deve aderir ao beta do Steam Client, e do SteamVR.

Promoção da semana

Curte jogos de quebra-cabeça? Então você vai gostar da recomendação de hoje. The Talos Principle é uma aventura filosófica em primeira pessoa, onde você desperta de um sono profundo num mundo cheio de ruínas antigas, mas com tecnologia avançada. 

Você foi encarregado pelo seu criador para resolver uma série de quebra-cabeças, cada vez mais complexos. Esse jogo está com 90% de desconto no Steam, rodando nativamente em Windows, macOS e Linux.

Para mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!