Vídeo

Somas e perdas no FlatHub, Wine no Wayland e MOSS AI

Sejam bem vindos a mais um episódio do Diolinux News, repleto de notícias sobre o mundo da tecnologia, Linux e open source. Hoje falamos sobre inteligência artificial, somas e perdas no FlatHub, Wine chegando ao Wayland, VPN no Microsoft Edge e mais!

Novidades entre as inteligências artificiais

Neste ano, estamos trazendo muitas notícias sobre inteligência artificial e nesta semana não é diferente, as principais IAs de geração de texto estão sendo muito disputadas pelos usuários desde o lançamento, tanto que há dificuldade no acesso gratuito ao ChatGPT e a IA da Microsoft apresenta filas de espera, mas ainda assim, desenvolvedores chineses da universidade de Fudan subestimaram o interesse das pessoas pela tecnologia.

No primeiro teste público da inteligência artificial MOSS, desenvolvida na universidade de Fudan, houve demanda acima da capacidade dos servidores, levando o site a sair do ar ainda nas primeiras 12 horas, após o ocorrido, decidiram encerrar de vez o acesso público à IA. Apesar de ser desenvolvido na China, o MOSS é treinado principalmente em inglês, conhecendo mais de 300 bilhões de palavras do vocabulário bretão, por outro lado, ele só sabe 30 bilhões de palavras em chinês. Os desenvolvedores afirmam que o próximo passo para o MOSS é expandir o vocabulário em chinês. Você sabia que existem tantas palavras assim?

Já o Notion AI, seguindo um caminho oposto ao MOSS, saiu do beta, foi lançado oficialmente e agora pode ser acessado por todo mundo, sem lista de espera, mas a versão gratuita tem o limite de 20 respostas para cada usuário.

Somas e perdas no FlatHub

A maioria das aplicações de código aberto do mundo Linux são mantidos através de doações e disponibilizadas gratuitamente, mas afora a pequena loja do Elementary OS, não existe nenhuma forma centralizada de você encontrar os canais de doação para cada projeto, sendo necessário o usuário pesquisar ativamente por isso, reduzindo potenciais fontes de receita. Esta situação pode estar para mudar, caso o FlatHub siga em frente com a proposta de aceitar pagamentos e doações para os desenvolvedores diretamente da plataforma, o que pode atrair ainda mais pessoas para desenvolver softwares para Linux.

Entretanto, a partir da próxima edição do Ubuntu, os usuários das flavors oficiais precisarão instalar o flatpak no sistema se quiserem utilizar este tipo de software, pois a Canonical não autorizará mais que venha por padrão nos sistemas para favorecer o seu próprio tipo de pacote, o Snap.

Você pode entender mais sobre todas essas notícias, além de saber sobre o Wine no Wayland, a VPN do Microsoft Edge, Tiling no GNOME e outras, assistindo até o fim o episódio dessa semana do Diolinux News! 

Acompanhe mais notícias do mundo da tecnologia, Linux e open source assinando a nossa newsletter

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
1401 postagens

Sobre o autor
Redator, além de estudante de engenharia e computação.
Artigos