Vídeo

Monitore sites e servidores com Uptime Kuma

O Uptime Kuma é um app Docker tão simples e útil, que é até surpreendente que esteja disponível de forma totalmente gratuita e aberta. Com o Uptime Kuma você pode acompanhar o status dos seus servidores para saber se nenhum site que você hospeda está passando por instabilidades.

Como instalar o Uptime Kuma

O Uptime Kuma funciona através da Docker, por isso, antes de utilizá-lo, entenda como a Docker funciona. Uma vez com a Docker corretamente configurada no seu servidor ou PC, basta acessar o site oficial do Uptime Kuma, copiar o comando de instalação e colar no seu terminal. Caso você queira monitorar sites de forma contínua, é recomendável instalar em um servidor, afinal, o serviço é interrompido toda vez que você desligar o computador.

Observe a porta escolhida no comando de instalação: é por ela que você vai acessar o Uptime Kuma, caso prefira, pode alterar para outra porta. Como a porta padrão é a 3001, para acessar o Uptime Kuma, digite localhost:3001 na barra de endereço do seu navegador. Você também pode experimentar o serviço sem instalar, pelo site oficial, durante 10 minutos.

Como utilizar o Uptime Kuma

Uma vez com a interface aberta, você pode adicionar sites ou servidores para acompanhar o seu funcionamento. Ele informa quando há algum problema no acesso, o tempo de resposta dos servidores e a data de expiração do certificado SSL para você saber quando precisa renovar. Uma prática recomendável, é adicionar também o site do Google, pois normalmente se o Google apresentar algum problema, na verdade o problema está onde você hospedou o Uptime Kuma, ou seja, é uma amostra de controle.

Para adicionar um site para você monitorar, faça o seguinte passo a passo:

  1. Clique no botão + Adicionar novo monitor no canto superior esquerdo; 
  2. Escolha o tipo de teste que você quer no campo Tipo de Monitor, o mais comum e abrangente, é o HTTP(s), que é o que vamos escolher neste tutorial;
  3. No campo Nome Amigável, você escolhe um apelido para o site que você vai monitorar;
  4. Depois digite o endereço do site em URL;
  5. Escolha o intervalo em que ele vai fazer os testes em Intervalo de Heartbeat (o padrão é a cada 60 segundos);
  6. Selecione a opção Certificate Expiry Notification caso queira acompanhar quando expira o certificado SSL do site que você está acompanhando;
  7. Escolha os Status Code Aceitáveis. Aqui, recomendamos que escolha 200-299 para que ele apenas aceite quando o site funciona corretamente e te alerte quando houver algum erro, como o clássico 404;
  8. Você pode escolher alguma Tag para organizar os sites que você monitora em grupos;
  9. Também é possível escolher algum Método de Autenticação, se necessário;
  10. Clique em Salvar.

Agora o site foi adicionado ao menu presente no lado esquerdo da interface e ao clicar sobre ele, você acompanha os dados em tempo real. Ainda é possível retornar ao menu de configurações se quiser mudar alguma coisa ou adicionar alguma forma de notificação para quando o Uptime Kuma detectar anomalias. As notificações podem, inclusive, chegar por aplicativos de mensagem como o Telegram, mas é necessário também configurar um bot para isso.

Expanda seu portfólio com Uptime Kuma

Caso você trabalhe com o desenvolvimento de sites e gostaria de entregar aos seu clientes uma forma de monitorar apenas os sites deles, é possível fazer isso com o Uptime Kuma, clicando no botão Página de Status, depois em New Status Page, dê um nome à página, personalize o slug do endereço e clique em Next. Agora será aberta uma página onde você pode escolher quais sites o seu cliente poderá acompanhar pelo campo Adicionar um Monitor, você também pode adicionar uma descrição que será exibida no corpo da página e pode optar pelo modo escuro, além de customizar o CSS da página para, por exemplo, alterar as cores, botões e fontes.

Fique atento, pois você só consegue compartilhar a página com seus clientes se o Uptime Kuma estiver instalado em um servidor acessível de qualquer lugar da internet, algo que provavelmente não acontecerá se você instalar em seu computador pessoal.

Se você gostou do Uptime Kuma, provavelmente também vai curtir conhecer o Portainer, uma interface gráfica para gerenciar sua Docker. Caso tenha alguma dúvida, consulte o nosso fórum!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!