Vídeo

Polêmica da Red Hat, BigLinux e Qt aniversariantes, DuckDuckGo no Windows

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Nessa semana temos alguns projetos fazendo aniversário, uma nova versão do kernel Linux, além da grande polêmica da Red Hat. 

Navegador DuckDuckGo no Windows

O DuckDuckGo é conhecido por ser um buscador que promete não te rastrear online. Além disso, eles também contam com um navegador com foco em privacidade. Anteriormente, ele só estava disponível para dispositivos móveis, mas isso está mudando. Há alguns meses, foi lançada a versão de macOS, baseado no WebKit, agora, eles finalmente anunciaram uma versão do navegador para Windows. No sistema da Microsoft, ele utiliza a runtime WebView2 e a engine Blink para exibir os sites acessados.

O navegador continua em beta, e faltam algumas funcionalidades bem importantes, como extensões, por exemplo, mas agora é possível utilizar o navegador do DuckDuckGo no Windows, macOS, Android e iOS. Só falta uma versão para Linux!

25 anos da QT Foundation

No dia 22 de junho de 1998, a KDE Free Qt Foundation foi criada visando manter a disponibilidade do Qt para o desenvolvimento de software livre, principalmente para o KDE.  Apesar da gente ouvir muito sobre GTK, quando falamos de framework para desenvolvimento de software, o Qt é uma opção bem popular, sendo utilizada no KDE Plasma e em todos os aplicativos feitos para essa interface, além de outros fora desse guarda-chuva, como o OBS Studio.

Quando a fundação foi criada, o Qt era desenvolvido pela Trolltech, a empresa que de fato criou o framework. A fundação serviu como apoio para o Qt durante as suas várias transições entre empresas: O Qt já foi da Nokia, depois da Digia, e hoje está na mão da The Qt Company. Parabéns para a fundação, que venham mais 25 anos por aí!

Big Linux faz 19 anos

Outro projeto que está de aniversário é o Big Linux, que acabou de fazer 19 anos! Essa é uma distribuição brasileira desenvolvida desde 2004, e surgiu como uma modificação do Kurumin. Hoje o sistema já está bem mais maduro, passou por uma série de mudanças, e é atualmente baseado no Manjaro Linux.

Polêmica da Red Hat

Recentemente, a Red Hat se envolveu numa polêmica que irritou grande parte da comunidade open source: ela limitou o acesso ao código-fonte do Red Hat Enterprise Linux.

Segundo o anúncio oficial, o motivo foi que já que o Red Hat Enterprise Linux é baseado diretamente no CentOS Stream, e esse já tem todo o código disponível abertamente, seria contraprodutivo manter os dois abertos ao público. Assim, o público que quisesse contribuir seria direcionado a fazer sugestões no CentOS Stream, e caso essas sugestões entrassem no sistema, elas seriam automaticamente adicionadas no RHEL futuramente.

Mas claramente esse argumento não colou, já que grande parte da comunidade fez questão de deixar claro o descontentamento com essa mudança. Desde usuários do sistema, até diversos criadores de conteúdo de código aberto, principalmente desenvolvedores de distros baseadas no RHEL como Rocky Linux e Alma Linux se posicionaram falando o quanto isso apesar de ser legal (no sentido da lei), é antiético e vai contra a filosofia do código aberto.

Obviamente a Red Hat precisou se pronunciar, explicando que eles sempre trabalham de maneira upstream, enviando código para o próprio Fedora, CentOS Stream, e dependendo dos casos, até mesmo pro próprio Kernel. E que, além disso, eles sempre vão obedecer às licenças que os produtos deles utilizam, incluindo a GPL.

Para finalizar, ainda apontaram que o verdadeiro problema são as pessoas que pegam um trabalho pronto, que custou dinheiro para ser desenvolvido, e simplesmente re-empacotam e vendem sem adicionar nada. Parece que a polêmica da Red Hat não vai terminar tão cedo!

Kernel 6.4

O kernel Linux acabou de chegar na versão 6.4, e com isso, traz diversas pequenas melhorias.

  • O suporte para o Steam Deck e pro chip M2 da Apple foi melhorado;
  • Alguns dispositivos como o controle Qanba e o fone G935 da Logitech agora contam com suporte;
  • E até mesmo houveram melhorias para o Wi-Fi 7 e o sistema de arquivos NTFS;

Para aproveitar essas novidades, é preciso esperar que a sua distribuição libere o update para esse novo kernel.

10.000 jogos verificados no Steam Deck

Com o lançamento do Steam Deck, a Valve lançou um sistema de verificação dos jogos, onde ela marca se um determinado jogo, mesmo sendo exclusivo de Windows, roda ou não no portátil dela. Já passou pouco mais de 1 ano do lançamento do console, e finalmente chegamos na marca de 10 mil jogos marcados como jogável ou verificado. 

Só de jogos verificados já são mais do que você encontra em TODA a biblioteca do site do Xbox. Isso sem considerar que ainda existem milhares de jogos que não passaram por esse sistema, além dos jogos que estão como não jogáveis, mas que com pequenos ajustes é possível jogar normalmente.

Se você quiser receber mais notícias do que aconteceu no mundo da tecnologia e do open source, é só se inscrever na nossa newsletter

Quer conhecer mais sobre o Big Linux? Então clica nesse vídeo aqui do lado que o Dio vai te apresentar esse sistema brasileiro sensacional. Te vejo lá! https://www.youtube.com/watch?v=xEukcvE63nk

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!