O erro no Ubuntu 23.04 que ninguém percebeu, Apple apoia o reparo de iPhones
Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! No episódio de hoje tem um grande plot twist no mundo da tecnologia, um erro no Ubuntu 23.04 que atrapalha a instalar diversos programas e ninguém percebeu, fora que para o próximo lançamento, não teremos uma novidade aguardada. Além disso, temos notícias sobre o Threads, a Apple, o Vanilla OS 2 e mais!
Threads na web
O Threads é a rede social da Meta para brigar de frente com o Twitter do Elon Musk. Ele teve um lançamento promissor, batendo mais de 100 milhões de usuários em pouquíssimos dias, mas talvez por conta da falta de algumas ferramentas consideradas vitais, foi perdendo público ao longo das semanas seguintes.
Uma dessas ferramentas era uma interface web, acessível via computador. Depois de algumas semanas, ela finalmente chegou, e você pode testar acessando threads.net. Para conectar, assim como no aplicativo, você precisa utilizar sua conta do Instagram, e a interface parece muito uma versão mobile esticada.
Apesar disso, ela está bem responsiva. Ainda faltam algumas ferramentas disponíveis apenas na versão mobile, além da diversas funcionalidades ainda não presentes na rede social, que foram prometidas, como hashtags, suporte ao protocolo ActivityPub e uma pesquisa melhorada, mas já dá para utilizar.
Apple apoia Right to Repair
Algo inesperado que aconteceu essa semana, foi a decisão da Apple em apoiar o Right to Repair, uma lei da Califórnia que quer obrigar as empresas a disponibilizar aos usuários, ferramentas, peças e manuais para consertar seus dispositivos.
A Apple sempre fez lobby contra essa lei, mas nos últimos tempos parece estar mudando este comportamento. No ano passado ela criou um programa para os próprios usuários poderem fazer a manutenção dos seus dispositivos, disponibilizando partes e as ferramentas necessárias, mas não era convidativo, pois o custo de aluguel dessas máquinas era um tanto quanto proibitivo, além do excesso de etapas para fazer alguns procedimentos.
Agora a empresa resolveu apoiar essa lei, inclusive com uma declaração ao The Verge, onde diz que “Apoia o Right to Repair Act para que todos os californianos tenham acesso a reparos e, ao mesmo tempo, protejam sua segurança e privacidade”.
Existem rumores de que o iPhone 15, que será anunciado no próximo mês, será mais amigável para reparos, e depois dessa notícia, começa a ficar mais fácil acreditar nisso.
Vanilla OS 2
O Vanilla OS é uma nova distribuição no mercado que nasceu da vontade de trazer uma experiência pura do GNOME para a base Ubuntu. Mas no processo de desenvolvimento, algumas mudanças foram feitas, a próxima versão não será mais baseada diretamente no Ubuntu, mas sim no Debian.
Essa segunda versão permanece em desenvolvimento, mas, a partir de agora, os mais curiosos já podem testar, porque o Developer Preview da versão 2 já está disponível para download.
Lembre-se de que essa é uma versão de testes completamente instável, então não é recomendável instalar no seu computador de produção.
Ubuntu 23.10 Cups
Há algum tempo a gente anunciou aqui no Diolinux News, que a versão 23.10 do Ubuntu usaria o Cups, o sistema de impressão do Linux, em snap. Mas depois de alguns meses de testes, eles desistiram da ideia, e ele continuará do jeito que está.
Nesses testes foi constatado que a integração com o desktop ainda não está madura o suficiente, o Cups em snap não funciona corretamente em algumas flavours, e será necessário algumas modificações no GNOME Control Center. Por conta disso, essa mudança foi adiada pro ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 24.10, de outubro do ano que vem.
O erro no Ubuntu 23.04 que passou despercebido
O Ubuntu 23.04 está com um “problema” no suporte para aplicativos 32 bit desde o lançamento e ninguém percebeu. Até agora. O problema é que a partir dessa última versão do Ubuntu, o sistema utiliza um novo instalador escrito em Flutter, e o back-end dele foi criado originalmente para servidores, onde o suporte para biblioteca 32 bits não é ativado por padrão.
Por conta disso, o Ubuntu 23.04 vem com esse suporte desabilitado, dessa forma, ao tentar instalar o Steam do repositório, por exemplo, que exige essa biblioteca ativada, você receberá um erro. Provavelmente as pessoas não perceberam isso antes porque a grande maioria atualizou o sistema da versão anterior, que já tinha o suporte ativado, ou apenas instalava aplicações que não exigiam esta biblioteca ativada no sistema.
Esse problema será corrigido para a versão 23.10, mas se você está com o 23.04 instalado por aí, é possível ativar a biblioteca manualmente.
ARM abrirá o capital
A ARM, empresa responsável pela arquitetura dos processadores encontrados em praticamente todos os smartphones atuais, e até mesmo alguns computadores, começou o processo para abrir o capital na bolsa de valores de Nasdaq.
Esta empresa apenas licencia o conjunto de instruções, ela não produz nenhum processador de fato. Isso é feito por diversas outras empresas, como a Samsung, Qualcomm, Mediatek, TSMC, entre outras. A arquitetura ARM é muito popular principalmente entre smartphones por gastar menos energia que um processador x86, sendo uma alternativa muito mais interessante em dispositivos que dependem de bateria na maior parte do tempo.
No passado, a NVIDIA tentou comprar a Arm, mas foi negada. Agora, a estratégia tem sido outra: abrir o capital da empresa.
Roblox no Wine
Há algum tempo, você ficou sabendo por aqui, no Diolinux News, que o Roblox deixaria de funcionar no Linux. Um funcionário da empresa dissera que isso não seria definitivo, no futuro o jogo poderia voltar a funcionar no Wine.
Parece que eles realmente cumpriram a promessa. Utilizando o Vinegar, um wrapper para o Wine feito especialmente para jogar Roblox, você consegue aproveitar o jogo normalmente no Linux. O Vinegar está disponível no Flathub, então é bem simples de instalar em qualquer distro Linux, e até mesmo no Steam Deck.
Promoção da semana
A recomendação de hoje será um pouco diferente. O Sea of Stars é um RPG de turno inspirado nos clássicos, principalmente em Chrono Trigger. Esse jogo conta a história de dois filhos do solstício que combinarão os poderes do sol e da lua para realizar a Magia do Eclipse, única força capaz de deter as criações monstruosas do malvado alquimista conhecido como The Fleshmancer.
O jogo acabou de lançar no Steam, está com 10% de desconto, saindo por 90 reais, e antes mesmo do lançamento já foi confirmado que é verificado no Steam Deck, então você conseguirá rodar tranquilamente no Linux utilizando o Proton.
Se quer receber mais notícias do que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.