Vídeo

Como funcionam as redes domésticas e como elas se conectam à internet?

A maioria das pessoas não entende como a internet funciona, pensando que se trata basicamente de uma rede de fios, antenas e satélites que de alguma forma se conectam entre si e entre os roteadores que não passam de uma caixinha com antenas. Saber usar a internet e saber como ela funciona, são coisas completamente diferentes, no vídeo de hoje você vai dar uma olhada por de trás das cortinas, entenderá como funcionam as redes domésticas e consequentemente, a internet, e perceberá que existem alguns conceitos bem definidos que fazem com que a rede na sua casa funcione e se conecte com o mundo.

Alguns conceitos fundamentais para entender como funcionam as redes domésticas

Para entender como funcionam as redes domésticas, vamos começar falando um pouco sobre o elemento básico de qualquer rede, uma entidade chamada de host, que é qualquer coisa na rede que pode receber ou enviar tráfego, ou seja, que pode transitar algum tipo de dado, como o seu computador, seu smartphone, sua smartv, um servidor, uma impressora, entre outros. Os hosts, no entanto, podem ser divididos, geralmente, entre dois tipos, clientes (clients) e servidores (servers).

Um cliente é um tipo de host que geralmente está pedindo informações para outros hosts na rede, enquanto um host do tipo servidor, nada mais é do que um computador que sabe como responder por requisições específicas dos clientes usando padrões definidos em certos protocolos. Mas como esses hosts conseguem conversar entre si?

Conheça os 4 elementos necessários para um host se comunicar

Existem 4 elementos essenciais que precisam estar presentes em um host para que ele fique online, ou seja, para que ele possa se comunicar na rede ou na internet. O primeiro deles é o IP, um número que serve para dar uma identidade a um dispositivo dentro de uma rede, como por exemplo, 192.168.0.23. Aposto que você já ouviu falar do IP, mesmo não sendo um grande conhecedor de tecnologia ou redes.

Outra informação essencial para um host ficar online é a máscara de sub-rede, que é um número também que diz ao host o tamanho da sua rede, isso permite que o host saiba quando ele está tentando falar com outro host dentro da sua rede, como um smartphone e um laptop, ou quando ele está tentando falar com um host fora da sua rede, como o servidor de algum site que você goste de acessar. Geralmente as sub-redes são representadas com o /24 ou por 255.255.255.0, um número que lembra um pouco a forma com que o IP é descrito, e tanto um quanto o outro representam exatamente a mesma quantidade.

Se for ver, esses dois elementos, o IP e a máscara de sub-rede já permitem que o host se comunique com outro host dentro de uma mesma rede, mas caso ele precise se comunicar com algo fora da rede, como um site qualquer, vai ser necessário mais duas coisas. 

O dispositivo dentro da sua rede que sabe como encontrar os hosts, ou servidores, onde ficam os sites na internet, é o roteador. É através dele que você consegue acessar as redes fora da sua rede doméstica, e é por isso que ele é chamado também de gateway, assim como qualquer host na sua rede, ele tem um endereço de IP, geralmente, primeiro da sua rede, como por exemplo “192.168.0.1”, e os hosts que estiverem na mesma rede do seu roteador, precisam saber que esse é o IP do Gateway para quando precisarem acessar a internet.

Por fim, toda vez que você acessar um site, que está em um host na internet, para não precisar digitar os IPs desses hosts, você vai precisar de um DNS, um tipo especial de host, que é um servidor, que sabe que quando alguém digita youtube.com ou google.com.br, ou diolinux.com.br, quer acessar um determinado host com um determinado endereço de IP.

DNS quer dizer “domain name server” ou “domain name system”, e você precisa deles para conseguir acessar sites da internet, sem ter que memorizar um monte de números. Toda vez que você se conectar a internet, o seu host, que pode ser qualquer dispositivo, seu celular ou computador, vai precisar dessas quatro coisas funcionando perfeitamente para conseguir navegar.

Está gostando da explicação? Assista ao vídeo até o final para entender melhor sobre tudo o que foi explanado e ainda mais sobre como funcionam as redes domésticas e como elas se comunicam com a internet. Caso tenha alguma dúvida, observação, ou informações adicionais, deixe nos comentários e interaja com a comunidade Diolinux Plus, que é apaixonada por tecnologia, em especial as de código aberto, como o Linux!

A propósito, você conhece a nova geração do Wi-Fi?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!