Vídeo

Linux Mint 21.2, Nearby Sharing para Windows, Valve dá adeus ao Windows 7

Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! Hoje apresentamos novidades, como o Nearby Sharing para Windows, além de inovações no Linux Mint, Ubuntu, em redes sociais e surpresas no mundo dos jogos eletrônicos, então, sem mais delongas!

Novo Microsoft Teams

Se você está entre os usuários do Microsoft Teams que reclamam do desempenho do aplicativo, saiba que a Microsoft está atenta e por isso, lançou uma nova versão da aplicação. Inicialmente exclusivo para o Windows, ele foi reescrito para ser mais rápido, simples e flexível. Segundo a própria Microsoft, essa nova versão abre duas vezes mais rápido que a anterior, e gasta até 50% menos memória.

Pra conseguir isso, foi necessário abandonar a stack antiga que utiliza um conjunto de HTML/CSS, AngularJS e Electron, para adotar Fluent, React e WebView2. O novo Teams também tem um novo design. Logo de cara você consegue perceber que ele está menos roxo, e foi pensado para aproveitar melhor o espaço. 

Cada mensagem agora ocupa menos espaço, cabendo mais texto na tela sem precisar ficar rolando muito até encontrar o que procura. O novo Teams, assim como toda a suíte de escritório da Microsoft, vai trazer suporte para o Copilot, uma das I.As da gigante do Windows.

Apesar de inicialmente ser exclusivo para Windows, foi prometido que no futuro essa experiência deve chegar para usuários do macOS e na Web também.

Nearby Sharing para Windows

Uma das principais vantagens de estar totalmente dentro do ecossistema Apple, é o Airdrop. Com pouquíssimos cliques você consegue transferir fotos, vídeos, arquivos e links de um dispositivo para outro.

O Google conta com uma ferramenta parecida chamada Nearby Sharing, onde através da tecnologia Bluetooth, você consegue transferir arquivos entre dispositivos Android e Chromebooks. Dessa vez, mais um sistema entrou nessa lista: o Windows. Se você utiliza um Android em conjunto com Windows 10 ou 11, também pode transferir os mesmos tipos de arquivo entre seu computador e celular. O recurso ainda está em beta, e é preciso baixar um aplicativo do Nearby Sharing para Windows no site do próprio Android.

Meta verificado

Acha que pagar 42 reais por mês para ter um selo de verificação no Twitter é barato? E se eu te disser que você também pode comprar um selo no Instagram e no Facebook? E que cada um deles sai por apenas 79,90 por mês?

Seguindo o exemplo da rede social do Elon Musk, a Meta anunciou um serviço chamado Meta Verified, onde você pode adquirir uma verificação em uma das redes sociais da empresa. Em conjunto com o ícone azul, você também terá figurinhas exclusivas pro Instagram e Facebook, além de 100 estrelas por mês no Facebook, para distribuir entre os seus criadores de conteúdo favoritos.

Além disso, você terá acesso ao suporte direto com um ser humano, e uma proteção avançada contra roubo de identidade. Este programa, no momento, só está disponível nos EUA, Austrália e Nova Zelândia, mas caso dê certo, ele será liberado para outros países.

Novidades no Linux Mint

Ainda faltam alguns meses pro lançamento da próxima versão do Linux Mint, a 21.2, mas já estão sendo anunciadas algumas novidades, a grande maioria, focada no visual do sistema.

Algumas simplificações foram feitas nos temas. Agora não existe mais uma variação de tema marrom, e o motivo disso é que como marrom e areia eram tons da mesma cor, um deles precisava sair. Recentemente houve um redesign no visual das pastas do sistema, e elas ganharam um traço verde no canto. Como o design precisa funcionar em todas as variações de cores, esse detalhe verde destoaria em algumas delas, por isso, na próxima versão ele será removido. Isso deixará o visual das pastas mais parecido com o tema Papirus.

A próxima versão do Cinnamon trará um conceito chamado “estilos”. Cada um deles terá três modos: claro, escuro ou misturado, com variações entre eles. Isso deve trazer mais opções de customização para o sistema, e cada usuário poderá deixar o seu sistema como preferir.

Ubuntu Beta (Novidades)

O Ubuntu 23.04 é a próxima versão do sistema da Canonical, que deve chegar oficialmente no dia 20 de abril, mas você pode ir testando, já que a versão beta está liberada para todos os usuários.

Mas vamos dar uma recapitulada em tudo o que vai chegar de novo nesse sistema:

  • O instalador do sistema finalmente vai ser alterado, e agora ele é escrito completamente em Flutter. Ele traz um visual mais moderno, mas conta com as mesmas funcionalidades do antigo Ubiquity, que já estava com um visual mais ultrapassado;
  • O novo Ubuntu traz o GNOME na versão 44, que permite visualizar todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano de maneira simplificada, traz melhorias na visualização de arquivos com o Nautilus e também reajusta a localização das opções nas configurações do sistema, para que você encontre de maneira mais fácil;
  • O Ubuntu 23.04 também chega com o kernel na versão 6.2;
  • E a Canonical agora conta com mais duas flavours oficiais a partir dessa versão: o Ubuntu Unity e Ubuntu Cinnamon;

Saiba mais sobre todas essas notícias e ainda entenda o porquê da Valve estar abandonando o Windows 7, conheça o novo emulador da Steam e saiba sobre o fiasco do lançamento do jogo The Last of Us para computador, assistindo ao vídeo até o final!

Se você quer ficar ainda mais por dentro das principais novidades do mundo Linux e da tecnologia, assine a nossa Newsletter semanal, é grátis!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!