Vídeo

FydeTab Duo – Um tablet/laptop Linux com suporte a Android!

Chromebooks são computadores muito interessantes e o Chrome OS consegue apresentar bom desempenho, mesmo em hardwares mais simples. Hoje apresentamos um produto com proposta similar, o FydeTab Duo, um tablet/laptop que utiliza sistema Linux, com suporte a Android, unindo o melhor dos dois mundos em um único aparelho.

O que o FydeTab Duo oferece?

A Fyde, fabricante do FydeTab Duo, é a mesma empresa que faz o sistema operacional FydeOS, baseado em Linux e no projeto Chromium, dessa forma, temos um ambiente do ChromeOS, sem necessariamente precisar estar atrelado com alguma conta Google, apesar de termos essa opção, além suporte a aplicativos Android, diferente do que ocorre com o Chrome OS Flex, a alternativa do Google para computadores que não vem com seu sistema.

O FydeTab Duo é, de fato, um tablet, com 8GB de RAM, 128GB de armazenamento, processador RK3588S, octa-core, com 4 núcleos focados em performance e 4 em eficiência, e uma GPU Mali-G610 MC4, o que não é um conjunto de processador e GPU com alto desempenho.

A tela é Quad HD, com 12 polegadas, IPS, 500 nits, sensível ao toque, a qualidade da imagem é excelente, as cores lembram muito as da tela do Macbook Air. Ele tem leitor de digitais, slot para cartão SD e SIM, conector para fone de ouvido, controles de volume, som estéreo, com um falante de cada lado e uma conexão USB-C, que pode servir tanto para carregar o tablet, quanto para conectar algum dongle.

O tablet pesa mais ou menos 750g, excelente para transportar na mochila, você pode comprar só ele, ou junto com o teclado com o layout de um Chromebook, que encaixa magneticamente na parte de baixo e consegue se alimentar diretamente do tablet, além um suporte magnético para a parte de trás, com o qual você consegue deixá-lo na posição de laptop. Outro acessório opcional é a caneta stylus que pode ser guardada através de alça que tem na lateral.

A qualidade dos acessórios está um pouco abaixo da qualidade do próprio Tablet, exceto a caneta, que realmente é muito boa, quem for artista vai gostar. O teclado dá pra usar, mas ele não tem retroiluminação e é feito com um material muito leve, que acaba se mexendo conforme você pressiona as teclas, completamente flexível. O touchpad faz apenas funções básicas e o único gesto que deu para utilizar com ele foi de rolar as páginas usando dois dedos, o restante dos atalhos do Chrome OS não funcionaram como esperado.

Modelos assim são pensados para usar em cima de uma mesa, portanto, usar no colo, como você poderia fazer com um laptop, ou até mesmo deitado, não vai dar muito certo. Com os acessórios, o kit passa a pesar 1,3kg, o que já deixa ele tão pesado quanto um laptop tradicional.

Um problema que provavelmente pode ser corrigido via atualização, é a webcam, que além de ter uma qualidade ruim, está com a orientação errada, ficando de lado. No momento, infelizmente não dá para contar com ela para fazer reuniões e videochamadas.

Como se comporta o Linux, com suporte a Android do FydeTab Duo?

Uma parte muito importante da experiência com o FydeTab Duo, é o lado do software, o FydeOS te permite usar o sistema de 3 formas, com uma conta local, sem conexão com nenhum provedor de serviços, com uma conta Fyde, que vai sincronizar os seus dados, ou com uma conta Google, como seria em um Chromebook com Chrome OS.

Ele tem um Linux, com suporte a Android, permitindo a instalação de aplicativos .deb e aquele terminal do Chrome OS, que por padrão usa o Debian. Essa opção, em tese, possibilita instalar qualquer coisa compatível com o Debian, incluindo softwares via flatpak, mas aí entra uma questão relacionada ao processador ARM, por mais que existam muitos pacotes compilados para essa arquitetura, muitos ainda não estão disponíveis, e não existe nada como o Rosetta2 da Apple para fazer uma conversão de arquitetura no FydeOS, por isso, programas como a Steam não funcionarão, assim como vários softwares do Flathub.

Algo que funciona muito bem são os aplicativos Android, já que a maioria é feito pensando em ARM, então qualquer coisa do Android instala e abre, porém, não necessariamente vai rodar bem, devido ao desempenho insatisfatório do processador e GPU. É muito fácil ter mais de 10 horas de bateria no FydeTab Duo por causa do chip de baixo consumo, mas ele não é capaz de entregar um bom desempenho em alguns aplicativos, especialmente jogos.

Dá para jogar, mas não é o dispositivo definitivo para games, especialmente se forem competitivos online, que exijam algum tipo de reflexo ou uma certa fluidez. Genshin Impact é um jogo que está até no site do Fydetab como exemplo que pode ser jogado, mas na realidade ele roda com gráfico baixo, o teclado não apresenta qualquer tipo de funcionalidade e o jeito é jogar tocando na tela, como seria no smartphone ou em um tablet regular. Em compensação, emuladores de games antigos, até a geração PSP e PS1 funcionam bem.

Faça mais com o Fydetab Duo

Um recurso interessante deste produto é que o FydeOS não é o único sistema operacional oficialmente compatível, temos o openFyde, uma versão completamente open source, sem recursos proprietários como a parte do Android do FideOS, sem contar algumas builds do Android, além de uma série de distribuições Linux mencionadas na Wiki deles, como o Debian, o Arch Linux e o Ubuntu Touch.

O Fydetab Duo custa 599 dólares, que dá pouco mais de R$ 3100, um preço parecido de um iPad de 10 geração ou um Samsung Tab S7FE, especialmente se contar a taxa de importação. Com todos os seus prós e contras, incluindo o preço, dependendo da sua expectativa, ainda é um dispositivo competente e competitivo, já que tem algumas premissas únicas, é um Chromebook sem Google, um Linux, com suporte a Android.
Deixe nos comentários o que você achou do FydeTab Duo, um tablet/laptop Linux, com suporte a Android e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!