Vídeo

Linux Mint 21.2, Tiling no COSMIC, FidelityFX com código aberto

Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! Essa semana tem novidades do COSMIC, da nova versão do Linux Mint, o FidelityFX com código aberto e muito mais!

Google Bard finalmente no Brasil

Há alguns meses, o Google anunciou e lançou o Bard, a sua inteligência artificial concorrente do ChatGPT, mas até então não era possível testar no Brasil. Isso finalmente acabou, já que o Google liberou o Bard em mais de 230 países e 40 idiomas, incluindo o nosso país.

A maior diferença entre o Google Bard e o ChatGPT na versão grátis, é que o Bard consegue pesquisar na internet, então é possível conseguir respostas baseadas em acontecimentos recentes. O Bard também permite que você marque as respostas como boas ou ruins para ajudar no treinamento da IA, é possível copiar um link da conversa para compartilhar com as pessoas, além de criar um documento no Google Docs ou um rascunho no Gmail com base na conversa gerada.

Tiling no novo COSMIC

Nesse mês, temos algumas novidades interessantes em diversos aspectos da interface COSMIC. Pra começar, ao usar o tiling, é possível redimensionar a janela em destaque usando apenas atalhos de teclado. Caso outras janelas estejam alinhadas com a que você estiver ajustando no momento, elas serão redimensionadas também.

Pra quem curte customizar o sistema, também há novidades nas configurações de wallpaper. No COSMIC, será possível adicionar um wallpaper específico pra cada monitor conectado no seu computador, haverá a funcionalidade de slideshow, onde você pode definir alguns papéis de parede específicos para se revezarem. Se você quer algo mais simples, também será possível selecionar uma cor sólida ou um gradiente como papel de parede, ao invés de uma imagem.

Por fim, temos novidades nas notificações. Os desenvolvedores estão escrevendo o código do daemon de notificações, uma ferramenta que permite programas exibirem notificações. Em vez de funcionar como no Pop!_OS 22.04, onde um único processo é responsável por receber e exibir as notificações, no novo COSMIC, cada tarefa terá um processo separado. Apesar de isso trazer uma camada a mais de complexidade, também oferece mais segurança.

Ademais, a escala fracionada foi adicionada no Cosmic. Isso quer dizer que os usuários com monitores de alta resolução, poderão não só aumentar a interface em 200, 300 ou 400%, mas também em incrementos de 25%, como 175% por exemplo.

Linux Mint 21.2

Outro projeto com novidades é o Linux Mint, que finalmente liberou a versão 21.2 de maneira oficial! Dentre as novidades, a loja de aplicativos ganhou um visual novo, com muito mais aspecto de “loja”! Ela também deixará claro quando uma aplicação estiver sendo baixada do Flathub em vez do repositório do Linux Mint.

O gerenciador de imagens Pix foi atualizado para utilizar o gThumb na versão 3.12.2 como base, com isso, ganhou uma série de funcionalidades, como melhor desempenho, suporte para os formatos AVIF, HEIF e JXL, além de melhoria no suporte para GIF, RAW e TIFF.

Sem dúvida uma das maiores novidades dessa versão é a nova forma como o sistema lida com temas. Agora eles são chamados de estilos, onde você pode escolher um tema específico, e logo após, é possível escolher entre a variação clara, escura ou mista, e por final é possível escolher o accent color, que será aplicado não só no tema das janelas, mas nas cores das pastas do gerenciador de arquivos.

Obsidian Import

Pro pessoal do Obsidian, é importante que você tenha total controle sobre seus arquivos. Inclusive é por isso que o aplicativo trabalha com arquivos locais, criando os documentos com formato markdown em uma pasta do seu computador, pra que você possa usar não só no Obsidian, mas em qualquer aplicativo e sistema operacional que tenha suporte pra esse formato.

Pensando nisso, eles desenvolveram um plugin gratuito e de código aberto que permite importar suas anotações de outros aplicativos pra dentro do Obsidian. Inicialmente, ele só funciona com o Evernote, mas a ideia é que futuramente você possa importar suas notas do Notion, Apple Notes, além de outros aplicativos e formatos.

FidelityFX com código aberto

A AMD tem um conjunto de tecnologias para os desenvolvedores de jogos, chamado FidelityFX. Uma das tecnologias mais populares do FidelityFX é o FSR, que permite fazer upscaling para ter uma resolução maior do jogo, exigindo menos do hardware. O codigo do FidelityFX SDK foi liberado com código aberto e está disponível no GitHub através da licença MIT.

Isso deve ajudar demais os desenvolvedores a fazer jogos melhores, principalmente no cenário indie.

Microsoft finalmente está liberada para comprar a Activision

Parece que a novela da compra da Activision pela Microsoft finalmente está chegando ao fim. O maior impeditivo para ela era o FTC, um órgão dos Estados Unidos que estava tentando barrar a compra por preocupação com monopólio. O juiz decidiu dar vitória para a Microsoft, sem chance ao FTC recorrer da decisão, e agora ela está liberada para finalizar a compra da empresa. Ainda existe um impasse da compra no Reino Unido, mas isso não impede a compra de acontecer no resto do mundo.

Jogo em promoção na semana

Já pensou em jogar um FPS onde o tempo só passa se você se mover? É exatamente essa a premissa do Superhot. Nesse jogo, você entra desarmado numa sala, e precisa utilizar os itens do ambiente além das próprias armas dos inimigos para conseguir sobreviver.

Esse jogo está com 70% de desconto lá no Steam, saindo por apenas 18 reais, com versão nativa pra Windows, macOS e Linux.

Se quiser receber mais notícias do que aconteceu no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!