Vídeo

Fizemos a migração de servidor do fórum Diolinux Plus!

Fazer uma migração de servidor de maneira profissional não é nada simples, essa foi a primeira vez que precisamos migrar algum serviço do Diolinux e decidimos registrar todo o processo, desde o planejamento, até as escolhas feitas, incluindo erros e acertos. Hoje você verá na prática, algo muito próximo do mercado de trabalho, isso pode mudar a forma com que você vê qualquer site da internet.

Por que fizemos a migração de servidor?

Para você apreciar melhor o processo todo, é importante que você entenda o contexto, a gente precisou fazer a migração de servidor do nosso fórum, o Diolinux Plus. Lançado no começo 2019 em modo Beta apenas para os membros do canal, depois o nosso fórum foi aberto ao público. Entretanto, a implementação, testes e customização começaram ainda em outubro de 2018, então o site já tem uma boa estrada, todos os meses, dezenas de milhares de pessoas passam por lá para aprender mais sobre tecnologia.

De toda forma, essa implementação iniciou em 2018, utilizando o Ubuntu Server 18.04 LTS, quase que recém-lançado na época. Versões LTS do Ubuntu são utilizadas em servidores pelo seu longo tempo de suporte.

O problema, é que o Ubuntu Server do Diolinux Plus ficou com os dias contatos, fizemos a toda a migração uma semana antes do suporte a atualizações de segurança acabar. O fórum é um site grande, enquanto um site comum tem alguns megabytes de tamanho, talvez algumas centenas, o backup do Diolinux Plus tem quase 8 GB atualmente, com muita gente acessando a toda hora. Além disso, ele é uma das nossas fontes de renda, então, mesmo que fique fora do ar por um tempo, a gente tem que minimizar, de preferência ao ponto dos usuários praticamente não sentirem diferença.

Como fizemos a migração de servidor?

Para isso temos um plano, que acabou se formando ao longo das últimas semanas. O problema que precisamos atacar é o Ubuntu 18.04 LTS perdendo o suporte a atualizações de segurança, no caso a gente teria algumas opções, eis as que rejeitamos:

  • Poderíamos pagar pelo Ubuntu PRO, que basicamente estenderia a vida de suporte do 18.04 LTS por mais 5 anos praticamente. Esse modelo tem seus problemas, afinal, além de gerar um gasto extra para a empresa, eventualmente o suporte acabará, seria no máximo um medida de contingência.
  • Outra opção seria atualizar o servidor, teoricamente é possível atualizar do 18.04 LTS para uma LTS mais recente, o problema é que pode gerar algumas regressões, digamos que atualizar um servidor em produção dessa forma não é a melhor das ideias. Além disso, oa atualização do 18.04 iria para o 20.04, e não para o 22.04, que é a LTS mais recente, se quiséssemos chegar nela, teríamos que fazer o upgrade duas vezes.

A gente tem uma política de não colocar todos os ovos no mesmo cesto, então os projetos do Diolinux estão espalhados por vários serviços de hospedagem diferentes, o do Plus é na Digital Ocean, que tem um preço interessante, pelo time de serviço e hardware que a gente usa.

Chegamos a falar com o suporte deles para trocar uma ideia sobre a migração, afinal, muitos projetos são hospedados com o Ubuntu 18.04 LTS como sistema base, naturalmente eles devem ter muitos pedidos e até alguma recomendação para essas situações, e de fato, eles tinham.

A recomendação era fazer justamente uma migração do servidor, fazer deploy de um novo servidor já na versão 22.04 LTS, e migrar a aplicação de uma instância para outra. O processo foi longo, um pouco complicado e muito satisfatório, deu uma bela sensação de “dever cumprido”, o resultado ficou exatamente como queríamos.

Assista ao vídeo completo para acompanhar cada etapa, cada imprevisto e como fizemos para contornar todos eles e atingir nosso objetivo. Se você gosta de conteúdos mais técnicos sobre Linux, aprenda a fazer a sua própria VPN!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!