Vídeo

Aprenda a fazer sua própria VPN!

Antes de assinar qualquer serviço, que tal aprender como criar a sua própria VPN? Vamos descobrir isso no vídeo de hoje, é fácil de fazer, tem alto índice de privacidade, já que o serviço que a gente vai usar possui código aberto e o servidor será seu, além de ser surpreendentemente prático, mas claro, também tem seus contras.

Conheça o Pritunl, uma ferramenta para fazer sua própria VPN!

Primeiro, conheça o programa que a gente vai usar para criar a nossa própria VPN em poucos minutos, ele se chama “Pritunl”, é um servidor de VPN que pode ser utilizado a nível pessoal e doméstico, mas também em ambiente empresarial, então, além de aprender a criar uma VPN para si, ainda ganha uma nova habilidade pro mercado de trabalho.

O Pritunl pode ser instalado em praticamente qualquer computador, incluindo no seu servidor local, porém, para fazer uma conexão assim, a gente precisaria também alterar algumas portas no nosso roteador e firewall.

Esse método é um pouco mais complicado de mostrar em funcionamento, por isso, vamos criar um servidor em outro país, e acessar a nossa VPN aqui do Brasil para simular o acesso aos sites a partir de outro lugar do mundo, com outro endereço de IP, que é precisamente o que muitos usuários domésticos querem.

Se você for pensar no âmbito empresarial, o Pritunl também pode funcionar em uma VPC, que pode rodar uma cloud pública qualquer e fazer a ligação entre dispositivos que, de outra forma, não teriam conexão, sem você precisar fazer configurações de rede muito complexas.

Pontos negativos e positivos de criar sua pŕopria VPN

O principal ponto positivo de você colocar uma VPN assim no ar é o seu controle, nenhuma VPN vai ser tão confiável quanto uma que você mesmo administra, além disso, VPN também tem a função de conectar redes geograficamente diferentes em uma empresa, essa é uma das funções primárias delas, antes delas se tornarem populares por outros motivos.

Porém, temos pontos negativos também, ela não é completamente de graça, dependendo do quanto você queira pagar, um serviço de VPN de fato vai te oferecer vários benefícios diferentes e vários servidores para você se conectar, não apenas um, além disso, por mais que não seja difícil, como você viu, manter a sua própria VPN requer um pouco de habilidade técnica, nada de mais, mas digamos que fazer deploy do seu próprio servidor não seja algo que a minha tia faria.

É compreensível que não seja uma solução para todos, mas com certeza algumas pessoas podem tirar proveito. Falando em manter os seus dados sob controle, uma forma legal de fazer isso, é criando a sua própria suíte de aplicativos em nuvem, office, drive, entre outros, utilizando o Nextcloud.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!