VídeoChrome OS

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus?

O Chrome OS é provavelmente o sistema operacional baseado Linux, tirando o Android, que conseguiu maior adesão no mercado de consumidores domésticos nos últimos anos. Hoje veremos o que o Google andou preparando para o Chrome OS em 2024, pelo menos até agora, e conheceremos uma nova linha de produtos, o Chromebook Plus.

Mais aplicativos para o Chrome OS

Um dos grandes problemas dos Chromebooks era a falta de aplicativos para fazer tarefas simples, mas isso já é muito diferente com o suporte para aplicativos Android e a Play Store, além disso, fica cada vez mais simples usar o sistema, graças ao poder na nuvem.

Uma das coisas que certamente vai fazer diferença no longo prazo é a parceria da Adobe com o Google, ainda que grande parte dos aplicativos ainda não esteja disponível, vários softwares da empresa já oferecem um ótimo suporte no Chrome OS, como o Lightroom. Recentemente a Adobe anunciou o Photoshop em nuvem, isso certamente aconteceu por conta de um empurrãozinho do Google.

O ecossistema de jogos para Android é gigante e alguns já tem um bom suporte ao ChromeOS, mas praticamente todos são instáveis, a limitação está no design para dispositivos sensíveis ao toque, se você não tiver um Chromebook com touch screen, as opções são mais limitadas. 

Steam no Chrome OS continua em Alpha e depende do computador ter alguns requisitos de hardware. Em tese, precisamos de um Chromebook com processador Intel ou AMD, pelo menos Core i3 ou Ryzen 3, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento.

Chromebook Plus, uma nova categoria de produtos

Apesar dos Chromebooks estarem evoluindo como plataforma, eles ainda são, em linhas gerais, computadores de baixo custo, pelo menos fora do Brasil, e o Chrome OS, especialmente o Flex, voltado para o uso em computadores não tão recentes.

Porém, o Google sabe que em algum momento, o Chrome OS deve chegar a um público mais amplos, e para que soluções para profissionais que fazem trabalhos pesados sejam criadas no entorno do Chrome OS, é preciso vender Chromebooks mais potentes.

Por esse motivo, recentemente o Google anunciou o Chromebook Plus, visando criar uma separação mais clara entre Chromebooks de baixo custo, e os modelos que vão ter suporte pleno a tecnologias avançadas.

Todo Chromebook Plus, para receber esse selo, obrigatoriamente precisa ter um processador Intel ou Ryzen de geração mais recente, uma bateria que dure pelo menos 10 horas e no mínimo, uma tela full HD. Ele precisa ter uma webcam full HD também, e no mínimo 128GB de armazenamento. Se todos esses requisitos forem iguais ou superiores, pode ser chamado de Chromebook Plus.

Dessa forma, ao comprar um Chromebook Plus, você já vai saber que ele tem certas qualidades, conseguindo rodar o Steam, trabalhar com containers Linux com bom desempenho, suportar virtualização de outros sistemas operacionais através do Parallels, ou edição de vídeo por softwares como o LumaFusion. Além disso, a gente deve ver mais integração com IA no Chrome OS no futuro, com integração ao Gemini do Google.

A marca Chromebook Plus pode até não ser para sempre, pode ser algo para ajudar nesse momento de transição, de máquinas simples, para computadores um pouco mais capazes, mas ajuda a evitar confusão entre os compradores, garantindo que quem vai comprar um novo Chromebook, compre um que deve durar um bom tempo. Outra mudança muito interessante que o Google anunciou, agora todo Chromebook lançado a partir de 2019 vai ter suporte a atualizações de segurança e do ChromeOS por pelo menos 10 anos.

O que há de novo no Chrome OS?

Agora vamos falar sobre as atualizações ao nível de sistema operacional que chegaram nos últimos meses, essas atualizações, em geral, valem para o Chrome OS Flex também.

A principal novidade visual é o novo tema Material You, que chegou no navegador Chrome e no Chrome OS, isso mudou um pouco do painel de ações rápidas no canto direito, que agora tem controles maiores, funcionando melhor com telas sensíveis ao toque. Tema escuro e claro, continuam disponíveis, só ficaram a um clique a mais de distância, o restante continua mais ou menos no mesmo lugar.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 1

Agora temos a função de legenda automática para qualquer áudio sendo reproduzido direto no desktop, infelizmente não funciona bem em português, mas em inglês é bem mais tolerável, uma função de acessibilidade bem interessante.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 2

Uma coisa interessante que mudou com as recentes atualizações é o ícone de espaços de trabalho virtual, que permite manusear e colocar nomes para cada uma. Esse recurso já existia no Chrome OS, porém, ele só era realmente útil usando ou touchpad, deslizando para cima para acessar as áreas de trabalho virtuais, agora você pode acessar mesmo com o mouse. Existem teclas de atalho para navegar pelos desktops virtuais também se você preferir.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 3

Outra novidade é o software de monitoramento do sistema. O Chrome OS nunca teve um software no estilo gerenciador de tarefas, mas agora vem com um aplicativo chamado “Diagnóstico” que parece muito com isso, ele mostra a condição da sua bateria, o uso do CPU, assim como o modelo, o uso de RAM, informações sobre as suas conexões e também sobre o teclado.

Esse software serve realmente para fazer diagnósticos, permitindo executar testes de processador, fazer um teste de descarga de bateria, testar as conexões de rede e até a memória, os resultados podem ser salvos num arquivo de log.txt para compartilhar ou comparar com testes futuros.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 4

Outra novidade está na ferramenta de inserir emojis personalizados, ao pressionar Super, ou Busca + Shift + Espaço, um painel seletor é aberto, agora ele tem suporte a GIFs, para você enviar nas suas conversas, claro, o local onde você está tentando inserir GIFs precisa suportar o recurso, caso contrário, eles vão parar na área de transferência.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 5

O que nos leva a outra novidade, agora a área de transferência do ChromeOS é acessível, copiou um texto ou arquivo há algum tempo e precisa dele novamente, basta pressionar Super, ou a tecla de Pesquisa + V, uma interface vai aparecer permitindo copiar um material antigo.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 6

Tivemos otimizações no Chrome OS, fazendo a bateria durar um pouco mais. Nas configurações do desktop, além dos temas relacionados ao material you, com accent colors, agora você pode usar suas fotos do Google Fotos como papel de parede, além de várias opções com temas rotativos

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 7

O sistema de Windows tiling recebeu teclas de atalho e uma nova animação ao deixar o mouse sobre o botão maximizar, que corresponde ao tempo de resposta para mostrar a pré-visualização do modo tiling do Chrome OS.

A principal diferença é que agora podemos acessar essas opções sem tirar as mãos do teclado, o que vai agradar quem gosta de ganhar alguns segundos em cada ação para ser mais produtivo. Pressionando Super ou tecla de busca + Z, você abre o menu, e com as setas, pode selecionar o layout.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 8

Um dos pontos fortes do Chrome OS é a integração ao ecossistema Google, algo que usuários de macOS sempre gostaram muito, um exemplo disso é que agora, no Google Agenda, você pode adicionar eventos que serão exibidos no calendário, se houver uma chamada de vídeo, você vai poder entrar nela a partir do próprio calendário do Chrome OS.

O Android e o Chrome OS são amigos há bastante tempo, a integração do Google permite enviar mensagens do desktop para o Smartphone, trocar arquivos, acessar guias do navegador que você abriu no seu celular, criar um acesso hotspot, ver a condição de sinal e bateria, além de ter a útil função de encontrar o seu telefone quando você tiver perdido ele, fazendo tocar um alarme.

Seu Smartphone também pode funcionar como chave para desbloquear o login do seu Chromebook, o Chrome OS também exibe as notificações do seu Smartphone no desktop, porém a mais recente novidade está relacionada ao Bluetooth. Já era possível sincronizar as conexões Wi-Fi entre um Android e um Chrome OS pareados, agora podemos também compartilhar fones pareados via bluetooth.

Outra novidade, pequena, mas bem-vinda, está no explorador de arquivos, que agora tem a sessão de lixeira, antigamente era preciso fazer uma configuração de flag para o gestor de arquivos mostrá-la.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 9

Chrome OS está pronto para crescer

Com o Chrome OS penetrando cada vez mais em empresas e escolas, algumas ferramentas e recursos de uso comum em escritório foram se tornando necessárias, e o Google parece querer atender esse público. Ainda que o gestor de arquivos possa melhorar de diversas formas, ele já está naquele ponto de que todo o básico está sendo atendido, até um pouco mais.

Compartilhar arquivos está ficando mais fácil, podemos fazer isso via algum aplicativo ou protocolo de nearby share, como adicionar um compartilhamento em rede de uma forma simples, para acessar pastas em servidores remotos. Visando o uso para empresas, encontramos no menu ferramentas para lidar com scanners e impressoras. 

O Chrome OS tem um software nativo chamado Screencast, ele é provavelmente uma das opções mais práticas para fazer tutoriais, completamente alinhado com as novas gerações que estão trabalhando, criando, estudando. A ferramenta torna os seus cliques mais visíveis e te oferece uma caneta digital para desenhar na tela, algo especialmente útil para explicar como algo funciona, não à toa os Chromebooks estão fazendo tanto sucesso em escolas.

Após terminada a gravação, o arquivo faz upload automaticamente para o Google Drive, permitindo gerar um link para compartilhar com os seus colegas de trabalho, alunos, ou quem quer que seja.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 10

Apesar do Chrome OS ser um sistema “internet first”, assim como quase tudo hoje em dia, há a preocupação de fazer ele funcionar bem mesmo desconectado, então Web Apps do Google, como o Docs e Agenda, funcionam sem internet, sincronizando as modificações quando você se conectar de novo.

Caso queira ver vídeos, abrir PDFs, ouvir alguma música ou editar imagens, um aplicativo chamado Galeria faz tudo isso em um lugar só, uma abordagem interessante.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 11

E para quem gosta de desenhar ou tem um Chromebook com caneta stylus, existe um aplicativo chamado Canvas, bom para criar assinaturas ou fazer qualquer tipo de desenho, é basicamente o Paint do Chrome OS, inclusive com suporte a camadas e transparência.

Como está o Chrome OS em 2024 e o que é Chromebook Plus? 12

O Google conseguiu suporte de vários fabricantes, todos os anos desde 2020, pelo menos 20 milhões de Chromebooks foram vendidos, com picos em quase 40 milhões em anos particulares, como na época da pandemia. O Google planeja muita coisa interessante no entorno do Chrome OS com o sistema chegando em empresas e escolas, eles com certeza estão aí visando o longo prazo, pode ter certeza.

Umas das coisas novas que devem aparecer em lançamentos futuros é o “App Mall”, uma espécie de loja de aplicativos para o ChromeOS, que deve ser especialmente útil para os computadores que não tem suporte a Google Play, rodando o Chrome OS Flex.

Não deve demorar muito para equipes de suporte precisarem fazer a gestão de parques de Chrome OS, este pode ser um dos caminhos para o Linux chegar ao grande público nos computadores pessoais, afinal, é a única categoria do mercado que falta para o pinguim ser super bem-sucedido em todas as áreas de tecnologia nas quais ele foi aplicado.

Apesar de que existe outro dispositivo que está sendo responsável por disseminar o Linux para as massas, visando especialmente o público gamer, o Steam Deck, videogame portátil com um sistema operacional baseado no Arch Linux.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!