Vídeo

Como gerenciar a área de transferência do seu GNOME com o Pano

Provavelmente, os atalhos de teclado mais utilizados por usuários de computador são os famosos Ctrl + C e o Ctrl + V, para copiar e colar imagens, textos e arquivos de um lugar para o outro. Ao copiar algum dado, ele fica temporariamente armazenado na área de transferência do seu computador, que por padrão, substitui os dados antigos ao copiar algo novo e apaga tudo quando reiniciamos o computador.

Com a extensão Pano, você empodera a área de transferência do seu sistema Linux com GNOME Shell, sendo capaz de armazenar até 500 itens, organizá-los por tipo e mantê-los até mesmo depois de finalizar uma sessão ou desligar o computador. No vídeo de hoje você vai aprender a instalar e utilizar tudo o que o Pano tem a oferecer para você extrair ainda mais da área de transferência do seu sistema operacional com GNOME.

Como instalar o Pano

Para utilizar o Pano, você precisa ter alguma versão do GNOME a partir da 42, além de dois pacotes específicos, o libgda e o gsound, que em distros baseados e Ubuntu/Debian, podem ser baixados com o comando sudo apt install gir1.2-gda-5.0 gir1.2-gsound-1.0. Caso você utilize outro sistema operacional, pode encontrar a versão correta deste código para o seu caso, na página oficial do Pano no GitHub.

Após cumprir todos os pré-requisitos, instale o Pano pela página GNOME Extensions. Caso você nunca tenha utilizado o GNOME Extensions, aparecerá uma mensagem no site com um link de instalação de uma extensão para navegador que é necessária para gerenciar as extensões do GNOME Shell.

Empodere sua área de transferência

Tal como a área de transferência padrão, o Pano é controlado principalmente através de atalhos, confira os atalhos mais ressaltados pelos desenvolvedores:

  • Super + Shift + V: visualize a interface do Pano;
  • Ctrl + Super + Shift + V: Ativa o modo anônimo, para copiar algo que você não quer deixar salvo;
  • Setas para a esquerda e direita: Navega entre os itens da área de transferência;
  • Setas para cima e para baixo: foca na barra de pesquisa ou nos itens copiados;
  • Tecla Enter, ou clicar sobre um ítem: seleciona o item para poder colar em algum lugar;
  • Digitar algo no Pano: ativa a barra de pesquisa e filtra os ítens conforme o que foi digitado.
  • Delete: apaga o item selecionado;
  • Tab: o Pano separa os arquivos por tipo, como imagens, texto, código fonte, etc. Com este atalho, você consegue navegar entre os tipos de arquivo;
  • Backspace: limpa a caixa de pesquisa;
  • Ctrl + S: favorita ou desfavorita o item selecionado;
  • Alt: alterna entre favoritos e todos os itens;
  • Ctrl + (algum número de 1 a 9): copia algum item correspondente ao número na fila da área de transferência do Pano;
  • Ctrl+ clique do mouse, ou Ctrl + Enter: abra links da área de transferência no navegador.

Recomendamos que você assista ao vídeo até o final e confira a página do Pano no GitHub para aprender a usar todo o potencial do Pano no seu computador. O Pano é um gestor de área de transferência muito personalizável, com ele você pode deixar seu trabalho ainda mais produtivo!

Você já conhecia o Pano? Utiliza algum gestor de área de transferência? Conte para a gente nos comentários e interaja com a comunidade Diolinux Plus, cheia de pessoas que gostam de aprender sobre Linux e compartilhar suas experiências!

Inscreva-se nos nossos canais Diolinux e Diolinux Labs para assistir a mais tutoriais e vídeos onde você aprende sobre Linux e tecnologia!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!