Vídeo

Utilizar aplicativos Android no computador é viável?

Existem basicamente três formas de pensar em utilizar aplicativos Android no computador, a primeira possibilidade é você instalar um sistema com base Android, a segunda é virtualizar o Android dentro do Windows ou o Linux, e a outra possibilidade é instalar aplicativos Android em um sistema com camadas de compatibilidade.

Nos últimos dias, experimentamos muitas soluções para rodar o Android no desktop, ou ter acesso aos apps de alguma forma, depois disso, ainda não temos certeza se usar Android no computador é algo realmente viável.

Como foi a nossa experiência em sistemas baseados em Android no computador?

A ideia de rodar o Android no computador como um sistema operacional não é nova, e como você deve saber, boa parte do Android tem código aberto, o que permitiu que muita gente tentasse fazer isso. A maioria dos projetos é de alguma forma baseada no Android x86, um porte para a arquitetura tradicional dos PCs, já que a maior parte das ROMs do Android não só são customizadas para rodar em determinados hardwares, como geralmente incluem processadores ARM.

É um desafio grande, mas o projeto funciona até hoje, e desde o lançamento do Android 12, com a possibilidade de ter um modo com os aplicativos em janelas, ao invés de tela cheia, usar o Android x86 é uma possibilidade interessante.

De toda forma, existem projetos baseados nele, o pessoal da Blisslabs por exemplo, tem o BlissOS, que é justamente o Android x86 customizado com um visual mais agradável para usar no computador. Outra opção confortável é o Prime OS, com suporte para Google Play, mapeador de teclado para você poder jogar os games através de teclado e mouse, entre outras coisas.

Você pode instalá-los no seu computador normalmente, o processo de instalação desses sistemas Android para desktop é sempre o mesmo, que é igual ao do Android x86, não tem a interface gráfica bonita, mas não chega a ser difícil.

Em nossos testes, achamos os dois um pouco instáveis, o melhor mesmo foi o Prime OS, e mesmo ele às vezes demorava muito para iniciar e às vezes nem ligava, mesmo instalado num SSD como único sistema no computador.

Emulando aplicativos Android no computador

Nisso tudo, o que realmente importa, no fim das contas, é poder acessar apps que são exclusivos de celular em uma tela maior, jogar games mobile usando controle, teclado, e mouse, ou simplesmente acessar aplicativos de banco, de redes sociais, etc. Quem trabalha com isso, sabe que muitas vezes seria uma mão na roda.

Sendo assim, uma possibilidade que existe é virtualizar o Android dentro de um hypervisor, que são os softwares de máquina virtual. Usamos o VirtualBox, o VMWare, Virt-Manager e o Boxes e não tivemos sucesso ao tentar virtualizar qualquer desses sistemas Android no computador, sem falar que mesmo que conseguisse, sem algumas otimizações, o desempenho geral não ficou excelente.

Mas aí existem alternativas, softwares especializados na virtualização de Android no computador, assim como imagens de sistemas otimizadas para isso. Existem vários emuladores para Android, inclusive com foco em games, com suporte somente ao Windows, como o BlueStacks, Nox, e por aí vai. Nenhum deles tem versão para Linux, o que é uma pena.

No Linux a principal solução é o Genymotion, ele é um software voltado para desenvolvimento, mas que pode ser usado para fins recreativos e tem uma licença para uso pessoal, que é completamente gratuita.

Ele também tem suporte ao Google Play, e usando o CPU-Z, dá para ver que ele considera o sistema como instalado em um processador X86 e até detecta a placa da NVIDIA como GPU, sendo assim, os games rodam muito bem nele.

Apesar de não ser oficial, existe um patch que faz uma camada de tradução, que você pode aplicar no seu Genymotion e assim, apps que são exclusivamente compilados para ARM vão funcionar, ainda que possa ter algum bug na tradução, semelhante ao Rosetta2 nos Macs hoje em dia, só tem que ficar atento para a versão do Android que é compatível.

Ainda nesse assunto de virtualização, o FydeOS, que é um sistema baseado no Chromium e tem suporte para a Google Play, possui uma versão otimizada para rodar dentro do VMWARE.

Nós já temos um vídeo dedicado ao Fyde OS, mostrando como você pode instalar ele no seu PC de verdade, e não numa VM necessariamente, o link vai estar na descrição.

Apesar da possibilidade, a maior parte dos games, não funcionou, e para ser justo, a própria documentação do Fyde OS informa isso, então, a melhor solução até agora é rodar o Prime OS, ou até mesmo o Fyde OS instalado em Hardware de verdade, ou rodar um emulador como o Genymotion, que é basicamente o equivalente a ter um Smartphone virtual no seu PC.

A gente não pode esquecer do Chrome OS oficial, que roda basicamente todos os Apps Android no computador, o problema é que geralmente esses Chromebooks tem hardware fraco, o que faz com que a dificuldade deles para rodar certas aplicações não seja tanto em relação a compatibilidade de software, mas sim de hardware.

Você até poderia instalar o Chrome OS Flex em qualquer computador mais poderoso, ou até tentar virtualizar ele, mas o Chrome OS Flex não tem suporte para Play Store, ao menos que você apele para a técnica de Chromintosh, mas aí tudo vai se complicando e pode não funcionar.

Aliás, o que o Chrome OS tem é a chamada “camada de compatibilidade”, semelhante ao que o Windows 11 entregou para os usuários, mas sem as limitações que usar Apps Android no sistema da Microsoft tem.

Claro, não podemos deixar de mencionar o Waydroid, que inclusive faz parte do projeto do Bliss OS, ele tenta integrar o Android em um Linux de desktop, como o Ubuntu e Arch.

Depois de testar e estudar sobre todos esses projetos, um dos problemas mais latentes ainda continua, o Android não é um sistema para PC, e os apps feitos para ele geralmente não tem preocupação alguma em ser minimamente funcionais com mouse e teclado, algo que, por mais que seja esperado, não deixa de ser frustrante para quem tenta utilizar.

Absolutamente todos os métodos que mostramos aqui tem alguns contras que podem ser chatos, os apps ficam distorcidos às vezes, eles quebram e fecham, a interface não é responsiva, o sistema não responde bem a conexão de vários periféricos, simplesmente não é uma forma prazerosa de usar esses apps.

Que tal transformar o Smartphone em um PC?

Não poderíamos deixar de mencionar mais uma modalidade que está ficando mais comum, já que a gente não pode transformar o PC no dispositivo Android e as camadas de compatibilidade e emuladores, mesmos os melhores, não são 100%, porque a gente não transforma então os Smartphones em computadores?

Basicamente eles tem um sistema estável rodando neles, compatibilidade de apps completa, o único “porém” é a telinha e o uso com teclado e mouse, mas o lado hardware e software fica resolvido. É isso que projetos como o Samsung Dex e Motorola Ready For almejam, a ideia de você conectar o seu smartphone a uma dock, para ter saída de vídeo, teclado e mouse, muitas vezes usando a própria tela do Smartphone como um Touchpad, criando uma interface semelhante às que as pessoas estão acostumadas a usar nos PCs.

Isso resolve grande parte dos problemas, mas nem todos, a interface desses modos é bem parecida a do Chrome OS ou até do Prime OS, e ainda assim, certos apps simplesmente foram feitos para você usar tocando numa tela, não com um teclado e um mouse.

Games nesse cenário, sem um aplicativo de mapeamento de teclas, também fica pouco prático, mas ainda assim, é muito próximo do ideal.

Pensamos que, se a ideia for instalar algo no computador, atualmente consideramos o Fyde OS, se for para comprar algo com suporte, já seria um Chromebook, para virtualizar, no Linux usariamos o Genymotion e no Windows o BlueStacks, se a ideia for comprar um Smartphone e aí ter esses recursos, o Dex da Samsung parece ser o mais maduro dos projetos até então, apesar de que nunca realmente usamos nem o da Samsung, nem o da Motorola para realmente comparar.

No fim das contas, a melhor integração mobile/laptop ainda é com o iPad, que tem suporte até pro DaVinci Resolve, além dos Galaxy tabs, que também tem uma abordagem mais decente, ou então dispositivos como o FydeTab Duo, que é um tablet meio laptop, que roda o Fyde OS, com processador ARM e suporte a apps Android também.

Qual foi sua melhor experiência mista entre Android e computador? Diga nos comentários e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!