5 distros Linux que “decepcionaram” em 2023
O ano já está quase no fim, e a gente decidiu rever nossa lista sobre as novidades das distros Linux que esperávamos para 2023, mesmo que seja só para perceber que quase nada aconteceu. De fato a expectativa estava alta, então ajustamos realisticamente o que esperamos para 2024.
Chrome OS Flex com aplicativos Android
Um sistema que estava no nosso radar, o Chrome OS Flex, edição do sistema operacional do Google para instalar em qualquer computador, recebeu algumas atualizações de manutenção neste ano, mas esperávamos algo maior, como compatibilidade a aplicativos Android e uma versão do Steam.
No entanto, uma coisa interessante que aconteceu, foi a aproximação a tecnologias típicas do desktop Linux, como o Wayland, entre outras coisas técnicas.
Steam OS para desktop
Embora o Steam OS, sistema operacional da Valve para o console Steam Deck, tenha melhorado ao longo do ano, nossa aposta era ver uma versão oficial para instalar em qualquer computador, como disseram que fariam. Passou um ano inteiro e nada, quer dizer… seria um grande presente de Natal, né?
Vanilla OS com Debian
A primeira versão do Vanilla OS, baseada no Ubuntu, foi lançada, mas pouco tempo depois, anunciaram uma refatoração gigante de quase tudo no projeto, incluindo a mudança de base para o Debian. Resultado: Nada da nova versão final do projeto neste ano, apenas alguns alphas.
Elementary OS 7 decepcionante
Outro sistema que nutria algumas expectativas era o Elementary OS 7, a gente fez uma análise sobre ele, na maior parte, comentando problemas de usabilidade. Esperávamos algo significativo, mas foi só mais uma decepção.
Pop!_OS com o novo COSMIC
Falando em decepção, um dos sistemas que mais estávamos esperando para ver em 2023 e que também não chegou, é o Pop!_OS, com o novo COSMIC, escrito em Rust. Estamos curiosos para ver essa nova interface em funcionamento, até fizemos alguns vídeos ao longo do ano mostrando o relatório de desenvolvimento que a System76 costuma fazer.
Para entender o contexto, a System76 tinha anunciado que iria pular o lançamento do Ubuntu para focar no desenvolvimento do novo COSMIC. Em tese, é melhor focar nisso do que lançar uma versão que vai perder suporte em 9 meses, mas esperávamos que um novo Pop chegasse esse ano, afinal, disseram que levaria 1 ano mais ou menos para sair. Passou um ano, e até agora não tem nem um alpha direito para se testar.
Parece que vai ter que ficar para o ano que vem, e pensando bem, se for para lançar uma nova versão da interface, melhor já embarcar o novo Ubuntu 24.04 LTS que sai em abril.
Mais uma chance
Apesar das expectativas, nenhum desses sistemas realmente causaram impacto nesse ano, quem sabe em 2024 alguma dessas coisas aconteçam. No próximo ano, com o novo Ubuntu 24.04 LTS, distros que se baseiam em edições com suporte entendido do sistema, como o Linux Mint, devem receber atualizações interessantes.
Outra distro baseada no Ubuntu LTS que pode apresentar novidades relevantes, é o Tuxedo OS, que utiliza o KDE Plasma como interface, orientado ao suporte empresarial e computadores vendidos com o sistema. Mantém o KDE e kernel atualizado, drivers inclusos. Ele está amadurecendo, quem sabe com mais um tempo de desenvolvimento, desponte como “a distro KDE” para desktop, isso se o Steam OS não sair primeiro.
Uma bela surpresa que tivemos, foi o Zorin OS 17, anunciado bem no fim do ano. Confira o que encontramos nesta edição que traz menos softwares pré-instalados e mais ferramentas nativas!