Veja como fizemos para migrar do CentOS 7 para o Alma Linux
Tutoriais

Veja como fizemos para migrar do CentOS 7 para o Alma Linux

Se você está sendo afetado pelo fim do suporte ao CentOS e não pode arcar com o custo do RHEL, confira como fizemos a migração para o Alma Linux. O Alma Linux é uma distro nasceu do caos causado pelo fim do CentOS, da mesma forma que outras, como o Rocky Linux.

Fazendo a migração do CentOS 7 para o Alma Linux 8

Primeiramente, você sabe quais são todas as opções sobre o que fazer com o fim do Cent OS? Se não, vale a pena conferir para ter mais recursos em sua decisão.

Antes de iniciar qualquer coisa relacionada à migração, garanta que você tem backups do seu servidor, snapshots, ou o que quer que seja, para o caso de ter que restaurar esses dados depois, se algo não sair como o planejado. Outra ótima ideia é fazer isso num servidor de testes primeiro, que seja um clone do seu servidor de produção.

O primeiro passo é acessar o site do Alma Linux, logo na home você encontrará um botão escrito “migre” que vai te levar à documentação. Existem alguns caminhos que podem ser seguidos, e no caso, a gente tem que optar pelo um pouco mais difícil, porque o script fácil só funciona para o CentOS 8 em diante, vale até para o CentOS Stream.

Em nosso exemplo, estamos usando o CentOS 7, esse que perderá o suporte. Nesse caso a gente precisa fazer o que pessoal do Alma Linux chama de elevação. Migraremos o CentOS 7, para o Alma Linux 8, e dali, a gente pode fazer várias outras coisas, como mostraremos.

Basicamente vamos colocando os comandos que a página da “elevação” indica na sessão “Migrate CentOS 7 to AlmaLinux 8” para instalar o utilitário, na sessão de pre-upgrade, podemos ter uma noção de se o upgrade será possível ou não.

Veja como fizemos para migrar o CentOS 7 para o Alma Linux 2

Depois da verificação, o processo gerará um arquivo de log onde podemos ver o relatório completo, com as coisas que podem precisar de correção. Em nosso caso, os únicos erros apresentados estão até previstos pela documentação, então é, só seguir com os comandos.

Por fim, rodamos o comando de upgrade de fato, para então receber uma grande espera, como o Alma Linux 8 é baseado nos pacotes CentOS 8 e nós estamos no 7, é o download de uma distro inteira praticamente.

Essa atualização vai respeitar todo o seu setup e aplicativos pré-instalados também, mas não deixe de fazer o passo da verificação do upgrade antes, pode ser que o seu sistema tenha alguma particularidade.

Assim que o processo terminar, você pode reiniciar o servidor, durante o boot ele aplicará as atualizações, então, nessa primeira vez, tenha um pouco de paciência.

Veja como fizemos para migrar o CentOS 7 para o Alma Linux 3

Depois disso, você já deve conseguir acessar o que antes era o Cent OS 7, e agora é o Alma Linux 8, com os mesmos usuários e software.

O mais interessante, é agora você consegue migrar para outra distro até usando scripts de migração, como o Rocky Linux, criado por um dos autores originais do CentOS. Com poucos comandos, conseguimos transformar o meu antigo CentOS, que virou Alma Linux, no Rocky Linux.

Veja como fizemos para migrar o CentOS 7 para o Alma Linux 4

Depois do processo terminar, a gente poder reiniciar aqui o servidor, logar novamente, e se eu der um cat no arquivo de release, dá para ver que agora o mesmo servidor virou o Rocky Linux, parece até mágica.

Há riscos em fazer a migração do CentOS para Alma Linux?

Apesar das coisas funcionarem bem, e fazer essas migrações ser algo manejável, há de se observar uma coisa. Fazer uma migração desse jeito nunca será menos arriscado do que instalar a distro do zero e configurar de novo. Se a sua infra depende muito de configurações manuais específicas e fazer a implementação de um novo servidor causar muita dor de cabeça, talvez seja porque você ainda não automatizou alguma parte do processo.

Você pode usar muitas coisas para automatizar processos desse tipo, tudo depende do tamanho do dragão que você está pretendendo matar, mas até shell script pode ajudar, e já que estamos falando de coisas do mundo Red Hat, Ansible com certeza é algo que deve ser útil.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!