TutoriaisVídeo

Por que o Debian pode não ser a melhor escolha para iniciantes em Linux?

Embora o Debian seja a distro Linux com mais distros derivadas, servindo de base para uma grande parte do universo open source, ele pode não ser a melhor escolha para iniciantes em Linux.

Não leve a mal, é uma distribuição incrível, certamente uma das mais importantes de todas. Muito previsível, com ótimo desempenho e compatível com praticamente qualquer software para Linux, o Debian é uma excelente escolha para quem não quer se preocupar em formatar o computador ou fazer muitas atualizações. Não à toa, é tão popular em servidores. Embora seja simples, o Debian não é desenhado para ser amigável à iniciantes.

Para quem não conhece, o Debian é desafiador

Uma das primeiras distros já feitas, o Debian é regido por regras determinadas coletivamente ao longo de sua história. Embora seja mais restritivo do que alternativas como o Pop!_OS ou o Ubuntu, as regras do Debian são parte do segredo de seu sucesso. Mas se trata de uma distro que não se preocupa em ser realmente a mais fácil, chegando a trabalhar de modo a pressupor que seus usuários tenham certos conhecimentos.

Dessa forma, o Debian vem com um repositório relativamente pequeno com um tempo de atualização mais lento do que outras alternativas. Além disso, ele não facilita a instalação de nenhum hardware que demande driver proprietário, como as placas de vídeo NVIDIA.

Para alguém que realmente nunca se aventurou em instalar algum Linux, já encontra barreiras logo no instalador do Debian, que segue conceitos muito antigos de design, podendo ser confuso ou denso. Na hora de começara utilizar o sistema, você provavelmente primeiro precisará configurar para ele funcionar da maneira como precisa. Se não souber nem ao menos supor o que precisa fazer, não tem como procurar algum tutorial ou documentação pela internet.

O Debian é uma das distros mais bem documentadas, praticamente para tudo há uma explicação, como em qualquer outra distro, a maioria em inglês. Ainda assim, iniciantes dificilmente terão paciência em aprender assuntos técnicos antes de conseguir fazer o que precisa no computador.

Sendo assim, se você é um iniciante em Linux que deseja aproveitar a base Debian, mas gostaria de algo mais simples e funcional logo após a instalação, algumas outras opções de distro incluem o Pop!_OS, Linux Mint, Zorin OS ou, por que não, o Ubuntu.

Este conteúdo foi baseado no Diocast, seu podcast sobre Linux e Tecnologia. Assista ao episódio completo, onde conversamos sobre as distros que utilizamos no dia a dia, com muita troca de conhecimento sobre o universo do Linux e da informática.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!